Um Blog de Saúde!

Por Que o Ar Condicionado Pode Fazer Mal à Pele?

Por Que o Ar Condicionado Pode Fazer Mal à Pele?

Em dias muito quentes, ar condicionado representa aliado para as pessoas. Porém, ele pode ser inimigo para pele e cabelo, já que a exposição contínua ao ar condicionado é capaz de comprometer a umidade ocasionando o ressecamento, prejudicando a pele e cabelo. Sem contar maior risco de quebra, vermelhidão e coceira.

É importante entender como reverter os efeitos negativos do ar condicionado. Assim, como é indicado na seqüência, uma maneira de proteger a saúde da pele e fios.

O Ar Condicionado Resseca Pele e Fios Retirando a Umidade do Ambiente

As pessoas gostam do alívio que o ar condicionado proporciona no calor, pois há dificuldade em suportar a temperatura alta. Mas, mesmo que o clima fique mais agradável, expor-se constantemente ao ar condicionado, situação comum em escritórios, como exemplo, prejudica a pele e fios de cabelo.

A razão é muito simples, roubando a umidade do local, ambiente, de forma a devolver ar gelado, este aparelho vai prejudicar a natural oleosidade da cútis e do cabelo, e ocasiona excessivo ressecamento, em especial, se estes já são mais secos de modo natural.

Ar Condicionado: Proteção Adequada para Pele

Se há comprometimento da lubrificação natural por ar condicionado, a derme pode ser impactada com vários efeitos colaterais. O efeito colateral inicial se caracteriza perder brilho, fazendo o rosto mostrar aspecto opaco negativo. Porém, ainda podem surgir, problemas mais agravantes, como regiões avermelhadas, coceira, marcas de expressão mais nítidas, e descamação.

Ao trabalhar em ambiente com ar condicionado, certamente não há como diminuir utilização dele para escapar destes efeitos. No entanto, pode aplicar dicas simples amenizando a questão e garantindo maior proteção.

Escolher cremes e máscaras para hidratação correta da pele, passar hidratante labial para impedir que a boca fique rachada, e sempre carregar creme de mão, beber bastante água e evitar banho com água tão quente.

Proteção Adequada aos Cabelos: Ar Condicionado

Os fios ficam ressecados, opacos, com maior risco de quebrar se não houver cuidado apropriado. Da mesma forma que a cútis, os fios terminam também bastante prejudicados na exposição constante sem se proteger em relação ao ar condicionado.

Como a oleosidade natural é comprometida, uma das conseqüências principais é o ressecamento, porém, tal questão pode crescer para opacidade, pontas duplas, quebra.

Já que a hidratação inicia do interior para fora, é essencial consumir bastante água pelo dia, para que efeitos do aparelho sejam amenizados. E é bom ainda fazer hidratação semanal, hidratação de banho se não houver tempo para tratar com mais detalhe.

A dica é usar nutrições para que o fio recupere a própria oleosidade, e não descartar uso do leave in no momento de finalizar, pois o produto gera película de proteção no cabelo.

Evitar lavar usando água quente é essencial também, já que o chuveiro na alta temperatura vai abrir cutículas de fibra capilar e apenas deixa o ressecamento maior.

Hidratar a Pele em Dias Secos, Poluídos, Estressantes

Em dias secos, a umidade do ar fica baixa, e o hidratante é fundamental. Para que a ação do produto seja potencializada, é indicado aplicar logo depois de tomar banho. Pele ainda úmida contribui para que o creme penetre.

E não economizar em quantidade, normalmente a pele seca demanda aplicar camada mais grossa, e a pele oleosa ou normal, a película que é fina, de qualquer forma, há limite da absorção do creme.

A orientação é compor filme delicado na pele, sem que fique seco e pegajoso demais. Hidratar também deve acontecer do interior para fora, sendo os 2 litros de água apontados pelo verão, e o mesmo para inverno.

Dias poluídos

Quando há dias poluídos, as partículas poluentes acumuladas na pele podem ser comprometedoras para aporte de oxigênio e nutrientes, sem contar aumentar liberação para radical livre.

Estes são capazes de destruir células produtoras da elastina e colágeno, ocasionando perda do brilho, flacidez, opacidade. Em dias mais secos é essencial higienizar a pele usando cosméticos que são menos agressivos e abrasivos.

Estes se mostram mais suaves, e higienizam, mas não ressecando. E a água morna ou fria para que o ressecamento ainda maior não aconteça. No caso da neutralização dos radicais livres, escolher ativos antioxidantes. Filtro solar é essencial também para todas as estações do ano.

No caso dos dias estressantes, já houve comprovação que é reduzida a resistência da pele para agressores, sob ação de estresse. Estresse crônico gera manifestação das enfermidades dermatológicas, como psoríase, dermatite atópica, acne e herpes.

O estresse

No entanto, o estresse ocasional pode ainda comprometer a beleza. Assim, em fases tensas, é interessante usar cosméticos que são mais leves, apresentando ingredientes menos prováveis para agressão.

Selecionar produtos que não contenham perfume, e os óleos que possuam somente extratos vegetais de base, mais leves que minerais. Os cremes oferecendo ureia, mesmo sendo ótimos hidratantes, não são apontados se já existe determinado tipo de irritação.

Enfim, vamos para algumas dicas:

Mantecorp Epidrat Calm Hidratante Calmante 40g

Epidrat calm combina ativos hidratantes e calmantes que recuperam a integridade da pele sensível, intolerante e sensibilizada, promovendo conforto imediato logo após a aplicação e minimizando os sintomas de vermelhidão, formigamento, queimação, ressecamento e descamação, normalmente associados a esse tipo de pele.

Eau Thermale Avene Hydrance Perfector Hidratante 40ml

Uniformizador de tom para as peles sensíveis, desidratadas, normais e mistas. Proporciona hidratação ótima, luminosidade e confere a pele aspecto sublime. Possui efeito base com combinação de pigmentos mineirais e nacares perolados luminosos que corrigem istantaneamente as imperfeições e zona irregulares. Protege a pele dos efeitos nocivos da exposição aos raios UV. Com ação hidratante profunda, com associação de dois ativos, Meibossering e Lipomussing para garantir a difusção de Água Termal Àvene e previnir sua evaporização. Alta cobertura, cor suave, que se funde perfeitamente a pele, com espalhabilidade ideal, adaptada a todos os tipos de pele.
Isdin Ureadin 10 Loção Hidratante Corporal 400ml

Ureadin 10 é um hidratante, emoliente e queratolítico no tratamento da pele seca e áspera, hiperqueratoses, ictioses, eczemas e calosidades em áreas rugosas de mãos, cotovelos, joelhos e pés.

Salus Shampoo Proteção Total Cabelos Normais a Oleosos 300ml

O Shampoo Salus Cosméticos, promove tratamento aos cabelos normais e oleosos, sem pesar nos fios. A combinação de aminoácidos potentes, associada a suavidade dos agentes de limpeza, em conjunto com a proteção solar uva uvb e a presença da Vitamina F.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA