Você Sabe o Que É Rosácea?

Como Combater Flacidez Facial?
8 de maio de 2019
Por Que Hidratar a Pele Antes da Maquiagem?
15 de maio de 2019

Você Sabe o Que É Rosácea?

Compartilhe com um amigo(a)








Enviar

Rosácea uma é doença de pele causadora de vermelhidão pelo rosto, em especial na bochecha, no entanto, que pode ainda atingir os olhos, com denominação de rosácea ocular. Rosácea pode ocorrer por causa de mudanças ambientais, de exemplo o calor excessivo, ou pode ter ligação com sistema emocional, como nervosismo, ansiedade.

            Rosácea se mostra mais comum em mulheres que possuem a pele clara, na idade entre 30 e 60 anos, e que aparentam rosadas ao sentir vergonha ou praticar atividades físicas.

Há mudança, na rosácea, em vasos sanguíneos pequenos do rosto, e assim tal mudança não possui definitiva cura, porém pode-se reduzir a vermelhidão de olhos e rosto através de simples cuidados. A dica prática para reduzir vermelhidão do rosto é fazer lavagem do mesmo usando água fria durante alguns minutos.

Sintomas Principais da Rosácea

            Sintomas e sinais da rosácea podem surgir no nariz, testa, bochecha, e por vezes, nas orelhas. Sintomas de maior freqüência se caracterizam a maior sensibilidade da pele, pele vermelha e sensação de calor, edema facial, pequenos vasinhos no rosto presentes.

            E pele mais seca, aumento das glândulas sebáceas determinando a fima. Como ainda lesões pápulo-pustulosas, estas são lesões elevadas presentes na pele que podem apresentar pus.

            A pessoa que tem rosácea fica bem sensível até para determinados sabonetes, assim, é importante visitar o dermatologista para fazer diagnóstico e orientação do tipo de sabonete ideal, sem contar os remédios se forem notados sinais de infecção ou inflamação.

            Há situações que contribuem para rosácea, sendo prolongada exposição ao sol, ingestão excessiva da bebida alcoólica e quente, infecções pelos fungos ou bactérias, estresse, alimentos picantes.

Tratamento da Rosácea

            O dermatologista indica o tratamento para rosácea e pode ser realizado ao aplicar soluções ou cremes em áreas acometidas ou com utilização dos antiinflamatórios ou antibióticos, a depender da causa.

            O paciente com rosácea normalmente pode usar somente cuidados simples como uso sempre do sabonete que é hidratante ou o do neutro e também hidratar a pele usando loção ou creme às peles sensíveis ao controle da vermelhidão. Não existe cura para rosácea, porém, existe controle e tratamento. Há opções caseiras também ao tratamento da rosácea, como água de rosas e aloe vera.

Diagnóstico da Rosácea

            O diagnóstico é realizado por dermatologista partindo de observar sintomas e sinais do paciente. Porém, é possível que sejam solicitados exames adicionais à eliminação de mais enfermidades possíveis, como lúpus eritematoso sistêmico, leucemia, micose e acne rosácea.

Quais São os Tipos de Rosácea?

            Há 4 formas clínicas de rosácea, sendo rosácea eritemato telangiectásica, rosácea fimatosa, rosácea papulopustulosa, e rosácea ocular. No caso da rosácea eritemato telangiectásica, este tipo se caracteriza por presença da prolongada vermelhidão e acontece nas bochechas e nariz, sem contar a presença das telangiectasias, os pequenos vasos.

            A pele geralmente fica bastante sensível depois de usar perfumes, filtro solar e cosméticos no rosto. Já para rosácea papulopustulosa, ocorre surgimento das pústulas e pápulas, ou seja, elevações pela pele, com consistência sólida, com formação pelo pus.

            A rosácea fimatosa é caracterizada por hiperplasia de glândulas sebáceas, levando ao surgimento de caroços ou massas nas orelhas, e bochecha, e com mais freqüência, pelo nariz, sendo denominada rinofima.

            A rosácea ocular se caracteriza a forma clínica de maior recorrência para rosácea e ocorre em aproximadamente 50% dos indivíduos que são diagnosticados com tal enfermidade. Caracteriza-se por sensação da secura, dor e vermelhidão nos olhos.

            Além destas 4 formas clínicas de rosácea, existem ainda 3 variantes, sendo conglobata, granulomatosa, e fulminante, trata-se da forma mais grave da rosácea, que faz progressão em poucos dias e em que existe eliminação para líquido purulento.

Convivendo com Rosácea

            É importante evitar fatores que agravam a doença. O passo inicial ao tratamento da rosácea é que sejam evitados fatores dilatadores dos vasinhos do rosto e que geram vermelhidão. Existem casos em que prevenir e a utilização do protetor solar já se mostram suficientes ao controle da doença, sem precisar dos medicamentos.

            Os ambientes quentes e abafados, expor-se ao sol sem proteger-se, estresse e nervosismo, peeling, se resumem alguns fatores que aumentam chance da crise. Já que a pele com rosácea é ainda bem mais sensível ao produto cosmético, é essencial ter atenção com aplicação das substâncias que apresentam álcool e ácidos.

            Os cuidados com alimentação são fundamentais. O excesso da pimenta, álcool, café, comida condimentada, e mais alimentos quentes podem agravar rosácea. As doenças gastrointestinais e hipertensão são ainda fatores ligados aos surtos deste problema.

            Assim, a dica é evitar alimentos agravadores destas doenças, como medida de prevenção, opções que são ricas no sódio ou tão ácidas e temperadas devem ser excluídas da dieta.

            Além de evitar os pontos agravantes e fazer o tratamento indicado por dermatologista, aplicar hábitos simples auxilia para combate da sensibilidade da pele. A recomendação é utilizar protetor solar, borrifar água termal, e usar sabonete contendo enxofre e pH fisiológico.

Alguns produtinhos:


Vichy Agua Thermal 300ml


Sabe aquele produto de beleza indispensável? A água termal é um deles. Ela acalma, suaviza e embeleza a pele. Você pode levar na bolsa e usar de várias formas diferentes, a qualquer hora do dia.


La Roche-Posay Anthelios Airlicium FPS70 50g


O protetor solar La Roche-Posay Anthelios Airlicium FPS70 de La Roche-Posay possui uma textura gel-creme com toque limpo, leve e de rápida absorção. A pele é protegida e todas as causas do brilho (oleosidade e umidade) são controladas, proporcionando uma sensação de pele limpa e fresca durante todo o dia. Com alta proteção, possui micropartículas matificadoras encapsuladas com 99% de ar, assim, não pesa sobre a pele, oferecendo um controle perfeito do brilho toda vez que a pele produz oleosidade ou umidade.

Venha conhecer nossa loja virtual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.