Um Blog de Saúde!

Lavar o Cabelo Todo Dia, Piora a Queda do Cabelo?

De antemão, a queda capilar acomete muitas pessoas e é comum que haja dúvidas sobre este assunto. Com as informações online, a discussão fica maior ainda. Pode-se dizer certamente que lavar os fios de cabelo diariamente não gera queda do cabelo.

Sendo que muitos fatores ocorrem na lavagem diária dos fios, porém o agravamento da queda não é um deles. Os fios caem de forma normal diariamente, o cálculo é que seja uma queda de 100 fios a 120 fios a cada dia.

Por outro lado, lavar o cabelo todos os dias favorece para que tais fios que já caíram, no entanto, por alguma razão permaneceram presos com outros fios, se desprendam e caiam. Daí a impressão que perde o cabelo com a lavagem. Na realidade, esses fios já se encontravam soltos.

A Lavagem do cabelo

Devido a lavagem do cabelo todos os dias, a depender do tipo dos fios, seja cabelo oleoso, normal ou seco, pode causar ressecamento dos fios, porém, nunca gerar a queda. Excessivo ressecamento vai poder deixar o cabelo mais quebradiço.

Caso lave os fios diariamente, em especial aos indivíduos que fazem atividade física ou possuem cabelo bastante oleoso, vai remover a oleosidade e suor excessivos do couro cabeludo, com maior oxigenação aos fios, o que favorece para que os mesmos tenham mais saúde, e não o raciocínio oposto.

A lavagem adequada usando shampoo apropriado auxilia dessa forma para remoção das cascas, escamas, e reduz ação das bactérias e fungos, o que novamente, favorece aos fios saudáveis, não para queda.

O couro cabeludo

A princípio a oleosidade excessiva não possibilita o cabelo crescer saudável, e vai estimular cair. Assim, pode gerar aparecimento das cascas e caspa pelo couro cabeludo. Deste modo, a lavagem dos fios diariamente atua de modo preventivo à queda capilar.

Desta forma, a conclusão é que em determinadas situações, a lavagem diária é sobre higiene, e couro cabeludo e cabelo saudáveis, e não tem relação com queda capilar.

Ao sofrer da queda, é necessário ignorar as informações equivocadas e não profissionais. Logo que ao acessar as informações corretas, é o passo inicial para tratamento antiqueda com sucesso.

Freqüência Ideal de Lavagem dos Fios

Na realidade, não há uma quantidade correta ou ideal para lavagens já que deseja conquistar resultados de beleza e saúde. A freqüência para lavar dependerá de alguns fatores:

– Tipo de couro cabeludo e cabelo.

Clima em que vive.

– Estilo de penteado usado.

– Estilo de vida, hábitos.

Sobre os Fios

Uma vez que os fios secos demandam menor quantidade de lavagem e uma hidratação mais potente, embora o cabelo oleoso necessite de uma limpeza mais freqüentemente, à retirada dos lipídios em excesso e resíduos com produção pelo organismo ou em acúmulo pelos externos fatores.

Entretanto, quanto ao clima nas áreas praianas e de clima sendo mais quente, os fios precisam de maior atenção e lavagens com maior freqüência, já que acumula maior número de danos.

Sobre o estilo de penteado, se usar vários produtos para estilização, como spray, gel, ou pomada, em que substâncias deixam intensos resíduos, deve fazer lavagem dos fios de modo mais freqüente, apropriadamente sempre que aplicar estes produtos.

Hábito e Estilo de Vida

No que se refere aos hábitos, estilo de vida, a pessoa que pratica atividade física, ou ao ar livre, deve fazer lavagem todos os dias ou quando fizer tais atividades, para que substâncias externas sejam retiradas, assim como oleosidade excessiva acumulada, e ainda hidratar, proteger, e fazer reparo em relação aos danos do cloro, sol, elástico, entre mais.

Mesmo que a condição não seja uma das apontadas, as pesquisas científicas comprovam que não existe qualquer problema na lavagem dos fios diariamente, desde que sejam aplicados produtos que apresentem qualidade, de modo a evitar resíduos dos ingredientes prejudiciais.

E não usar água tão quente, e sempre usar proteção se for utilizado secador para secagem pós-lavagem. A água muito quente é capaz de prejudicar a pele e couro cabeludo saudáveis, e a proteção do secador, é para diminuir danos do calor intenso.

Dicas de Cuidado Capilar para Transformação do Cabelo

A atenção diária com o cabelo demanda utilização de produtos de qualidade elaborados ao tipo de fio que tem, em especial no momento de lavar. No entanto, não se trata apenas disso. Não é suficiente investir nos produtos corretos se não entender como utilizá-los. Há quantidade correta, e melhor maneira para massagear, sobre o shampoo.

Em fios curtos, aplicar na mão quantidade semelhante ao tamanho da moeda de 50 centavos. Aos fios longos, a quantidade será de moeda de 1 real. Para fazer o movimento, deve ser circular sempre na nuca e cabeça, sem que as pontas sejam esfregadas.

De modo básico, o cronograma capilar é agenda para determinar e desta forma ficar sabendo quando é necessário hidratar, nutrir e a reconstrução do cabelo. Os cabelos todos podem receber tal tipo de tratamento, no entanto, a depender da condição, pode ser que alguns casos necessitem intensificar  produtos e etapas. Alguns podem precisar mais da hidratação, e outros da reconstrução ou nutrição.

Vamos para algumas dicas de produtos:

Recrexina Tratamento Capilar Hfsc 100% 200 Mulher X10

Recrexina HFSC 100% 200 Mulher é um dermocosmético de uso tópico que contém ingredientes patenteados, que favorecem o crescimento dos cabelos. Uma parte dos ingredientes patenteados (Cysteine, Lysine, Glycoprotein e Stem-Engine) está inserida em veículos específicos que permitem sua liberação gradual e contínua no couro cabeludo. Cada produto contém 10 ampolas, cada ampola de Recrexina HFSC 100% 200 contém 3,5ml.

Vichy Dercos Shampoo Energizante Antiqueda 200ml

Vichy Dercos Shampoo Energizante 200ml Complemento ideal dos cuidados Antiqueda. Os cabelos recuperam o vigor e a vitalidade, desde a raiz até as pontas.

Hidratantes

Amend Óleo Umectante Coco 80ml

Óleo Umectante Amend Coco – 80ml Hidratação e suavidade natural para os fios. Com óleo de coco 100% natural. Zero Parabenos e Sulfatos. Com textura suave e sensorial leve, possui alto poder de umectação. Formulado com Óleo de Coco 100% natural, extraído diretamente da polpa do Coco, seus nutrientes ajudam a repor a umidade natural dos fios, deixando-os suaves, alinhados, com brilho, livres do ressecamento e da aspereza.
Stephen Knoll Deep Repair Serum Leave-In Reparação 50ml

O leave-in Deep Repair Serum deixa o cabelo com brilho natural e sem aspecto oleoso, com fios reparados e protegidos intensamente contra quebras no comprimento e pontas dupla. O Deep Repair Serum de Stephen Knoll é um leave-in formulado com um complexo de reparação intensa capaz de penetrar profundamente nos fios para recuperá-los de quebras, pontas ressecadas, duplas e espigadas sem deixá-los com aspecto oleoso. Sua composição inclui agentes especiais para criar uma película protetora ao redor da fibra capilar, protegendo o cabelo das agressões diárias que prejudicam a saúde dos fios e proporcionando a hidratação ideal para mantê-lo sempre maleável, suave e sem frizz.

Shampoo a Seco

Amend Shampoo A Seco 200ml

O Shampoo a Seco Amend Valorize absorve imediatamente a oleosidade, deixando o cabelo solto e com aspecto limpo. Contém Vitamina E que ajuda a proteger os fios do envelhecimento precoce. Com fragrância suave e sofisticada.

Secadores

Taiff Secador Black 127V

O secador Taiff Profissional Black tem 1700 Watts de potência, possui 6 combinações de velocidade e temperatura, cabo de 1,80 metros, grade traseira removível, motor AC Profissional que dura 10x mais que os secadores comuns, novo revestimento, mais elegante e discreto. Tensão de 127V
Taiff New Smart 220v

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA