Um Blog de Saúde!

Queda Capilar – Saiba Como Controlar

queda capilar

É Possível Controlar a Queda Capilar, Saiba Como!

A  queda de cabelos é algo normal. Em torno de 50 a 100 fios cairão para todas as pessoas, a cada dia. Isto não representa tanto comparando com a quantidade superior aos 100 mil fios de cabelo que existem pelo couro cabeludo. E, ao envelhecer, os fios vão ficando cada vez mais rarefeitos e finos.

Porém, várias pessoas sofrem perda do cabelo que se mostra mais acentuada, o que pode sinalizar problema para saúde de maior gravidade. Assim, nestas situações, é essencial o atendimento médico para orientação acerca de procedimento mais apropriado para si. Na seqüência são indicadas 7 ações simples para praticar de prevenção e tratamento para queda dos fios de cabelo, controlando a queda capilar.

 

1 – Limpeza e Cuidados com os Fios

A queda do cabelo ocorre devido a ser ação comum do corpo e ela não é relacionada a quantas vezes o cabelo passa pela lavagem. Ao deixar de fazer lavagem a evitar queda dos fios no banho, acaba que o couro cabeludo é deixado sujo por tempo maior e tal sujeira vai poder contribuir ao agravamento da queda.

A orientação é lavar usando água na temperatura inferior a 25 graus, e com preferência para dias alternados. Desta forma se evita desgastar com excesso da água, sem que acumule sujeira. Mais um fator importante, é uso da chapinha corretamente. Se fizer utilização inadequada, os danos podem acarretar proporções expressivas. A escolha da escova pode também gerar queda dos fios do cabelo.

 2 – Diminuir Estresse

Estudos indicam que há parte considerável de indivíduos reclamando da queda dos fios que sofre ou sofreu algum tipo de estresse que pode representar fator que causa a queda capilar.

Uma opção para diminuir estresse, ao cuidado com o corpo e também prevenção da queda capilar é através de praticar exercícios físicos. O exercício libera endorfinas que reduzem estresse e de resultado, a queda dos fios.

 3 – O Cabelo Molhado Não Deve Ficar Preso 

Prender de vez em quando, isso não representa problema qualquer. Porém, pensar que diminuirá o volume do cabelo com o nó pode gerar queda capilar, já que o cabelo está fragilizado na situação de molhado. O couro cabeludo mantido molhado por tanto tempo vai provocar fungos e gerar caspa, sem contar provocar queda do cabelo e enfraquecimento da raiz.

 4 – Atenção com Saúde do Couro Cabeludo

As raízes dos fios se caracterizam base para o cabelo forte. Não ter cuidado com o couro cabeludo pode ocasionar queda capilar, descamação, caspa, prejudicar a nutrição do fio, oleosidade excessiva. É essencial lembrar que as raízes dos fios podem esconder problema bem grave, sendo exemplo eczema.

 5 – Importância dos Exames Periódicos

Por vezes a queda capilar, junto da coceira, pode sinalizar que existe algo errado no corpo de forma geral. Hipotireoidismo pode acarretar pele ressecada em geral, o que iria provocar a coceira e como conseqüência queda capilar, do mesmo modo que enfermidades hepáticas e renais, que por tantas vezes impedem eliminar substâncias provocadoras do sintoma.

 6 – Álcool e Fumo Evitados

Ingerir álcool provoca maior produção dos radicais livres no organismo. Estes promovem inflamação em determinados tecidos, a incluir pele do couro do cabelo. Qualquer inflamação vai poder gerar maior queda de fios. Pela produção dos radicais livres no organismo, o cigarro contribui para queda do cabelo.

 7 – Cuidado com a Alimentação

O que as pessoas comem é fundamental ao fortalecimento do cabelo e estímulo do crescimento do mesmo. Determinados nutrientes, de exemplo os minerais (cálcio, selênio, zinco, ferro, e silício), as proteínas, vitaminas (vitamina E, C, e vitamina do complexo B), e grão integral se mostram muito benéficos ao fortalecimento do cabelo e para evitar queda capilar.

Propriedades destes nutrientes atuam nos cosméticos, porém, o maior benefício está na presença deles em alimentos ingeridos. Há determinados alimentos que auxiliam para evitar queda dos fios de cabelo, como frutos do mar, leite, e carne vermelha.

Shampoo Anti-Queda e Tratamento

Um teste produzido por laboratório Kosmoscience, que representa consultoria e assessoria técnica para cosméticos, indicou que 8 marcas que foram avaliadas evitam ao máximo queda para 86 fios mensalmente, e normalmente, gerada pela tração que é a agressão externa. Portanto, se sofrer com queda de cabelo grave, é ideal buscar orientação do dermatologista de forma a identificar e tratar corretamente a causa.

Sobre tratamento, no geral, dermatologistas apontam shampoos específicos, e também loções de aplicação pelo couro cabeludo. Se anteriormente estes shampoos ressecavam o cabelo, agora aparecem associados com substâncias que hidratam.

E podem ainda ser indicados suplementos por via oral com base em zinco, ferro, ômega 3, magnésio, licopeno, groselha negra, que vão estimular o crescimento do cabelo. O principal cuidado à prevenção de novas quedas de fios é buscar tratamento assim que notar excessiva perda dos fios. Não utilizar qualquer produto por decisão própria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA