Um Blog de Saúde!

O Que Acelera o Envelhecimento Facial?

A aparência da pele é assunto que desperta muito interesse. Com o decorrer do tempo, a flacidez, linhas de expressão, falta da luminosidade e as rugas passam a ser incômodo.

            Porém, não adianta pagar por tratamentos estéticos ou em creme especial se não evitar os verdadeiros inimigos da saúde da pele. Na seqüência são apresentados os 10 hábitos ruins que contribuem para envelhecimento facial precoce. A idéia é ficar longe destes hábitos e rejuvenescer!

1 – Estresse na Rotina

            O estresse emocional é capaz de alterar os hormônios, a aumentar liberação da adrenalina e corticóide endógeno, como exemplo. E essa condição pode deixar a pele mais acneica e oleosa.

            A vida estressante ainda reduz as defesas do corpo, com predisposição maior da pele para infecções e enfermidades. E as mais comuns são alergias, herpes, psoríase, erupção cutânea, e mesmo vitiligo.

2 – Tabagismo

            Cada cigarro reduz oxigenação em relação à pele por 90 minutos. Basta imaginar a pessoa que fuma mais do que um cigarro diariamente, a conseqüência é a pele amarelada e grossa, devido à nicotina, se apresentando opaca e sem viço.

            Além dos problemas que implica para saúde, o cigarro ainda gera distúrbios sobre o metabolismo, vai acelerar a perda do colágeno, que são as células que dão elasticidade e sustentação para pele, contribuindo para flacidez. Fumar ocasiona rugas ao redor dos olhos e lábios, pois o fumante fecha parcialmente os olhos a proteger contra a fumaça.

3 – Poluição

            Gases nocivos percebidos no ar poluído compõem película com toxinas que termina absorvida pela pele, a aumentar reação de oxidação e composição dos radicais livres agressores da pele.

            Oxidação se caracteriza processo natural que ocorre no corpo, porém, é capaz de envelhecer as células. E a poluição excessiva oxida células da pele e do corpo todo. Assim, para que seja evitada tal reação, é essencial que a pele seja protegida a cada dia, com aplicação do protetor solar, do agente hidratante, e higienizando para acabar com impurezas.

4 – Não Beber Água Suficiente

            Um dos sinais iniciais da desidratação ocorre nas mucosas e na pele. Há um líquido intersticial entre as células, que auxilia para sustentar a pele, entre mais funções. Não beber água deixa a pele sem viço e flácida.

            Já consumir água além de deixar a pele firme e hidratada, ainda contribui para excreção das toxinas, que são substâncias prejudiciais para pele. O ideal é beber ao menos 2 litros de água diariamente.

5 – Não Uso do Protetor Solar

            A exposição solar excessiva, e em especial a ausência da proteção solar, é a causadora principal para câncer de pele e envelhecimento da pele. Para entender, a radiação solar responde por oitenta por cento em relação ao envelhecimento da pele em exposição, principalmente no caso da pele mais branca, que são atingidas por esse processo de modo precoce.

            Mesmo que o corpo tenha mecanismos de defesa, sem contar a ação antioxidante, nem sempre é suficiente quando se fala em evitar tais reações. O final é o chamado fotoenvelhecimento.

            Surgem assim as sardas, manchas, pele áspera, flacidez, mais rugas, e em determinadas situações, o câncer de pele. FPS ao dia a dia nunca deve se resumir inferior a 30 para o colo, rosto, mãos e pescoço, áreas mais sensíveis da pele, e 15 ao resto do corpo.

6 – Ingestão da Gordura e Açúcares

            Quando existe excesso, açúcar causa mais um processo de envelhecimento celular que é denominado “glicação”. Açúcar se une com proteínas da pele, de exemplo o colágeno, gerando rigidez dessas proteínas.

            Deste modo, a mesma vai perder função da elasticidade, a deixar a pele com rugas e flácida. E a gordura no excesso tem acúmulo em tecido subcutâneo irregularmente, gerando celulite e gordura localizada.

7 – Ausência da Alimentação Balanceada

            A dieta que é equilibrada, rica nos vegetais, a incluir várias frutas, cereais, leguminosas e hortaliças é a proteção ideal em relação aos radicais livres, que são inimigos para a pele.

Substâncias ativas percebidas nesses alimentos são bons antioxidantes a neutralizar a ação desses radicais. A dica é priorizar alimentos ricos na vitamina A, vitamina E, vitamina C, bioflavonóides, entre mais nutrientes presentes nos alimentos frescos.

8 – Não Dormir Bem

            Sem apropriado sono não há reparo. No sono são produzidos hormônios “rejuvenescedores”, de exemplo a melatonina e hormônio do crescimento. Tais hormônios se mostram reparadores e “calmantes”. Já falta de sono ocasiona estresse e não há tempo ao descanso do corpo. A conseqüência é pele com olheiras e sem viço.

9 – Vida Sedentária

            Praticar exercícios físicos proporciona vários benefícios à pele e corpo. A melhora do metabolismo do corpo a evitar processo da glicação, melhora da circulação sanguínea da pele, melhora o sono e combate estresse. E, combate celulite, flacidez, gordura localizada.

10 – Não Passar Hidratante

            É preciso ter atenção à proteção da pele contra agressões externas, como frio, vento, raios solares, e poluição. O rosto que está bem hidratado mostra elasticidade boa, pois a pele desidratada geralmente tem mais rugas e flacidez.

            Ressecamento pode ainda gerar conseqüências como descamação e dermatite. Através do envelhecimento, glândulas sebáceas reduzem em tamanho e número, a deixar a pele com característica mais ressecada.

            E ressecamento superficial ocasiona coceira, alergias, reduz elasticidade da pele, e piora as rugas. Assim, a pele vai ter extras benefícios quando hidratada com loções e cremes, além de consumir líquidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA