Qual a Diferença de Creme e Loção?
28 de dezembro de 2018
Como Cuidar da Pele no Verão? Você sabe?
14 de janeiro de 2019

Como Escolher o Protetor Solar Ideal para a Sua Pele

Como Escolher o Protetor Solar Ideal para a Sua Pele

Compartilhe com um amigo(a)








Enviar

Como escolher o protetor solar ideal para a sua pele? O protetor solar é essencial, não apenas ao se expor ao sol, quando na piscina ou praia, porém para o dia a dia também. Para quem ainda não possui tal hábito, deve aplicá-lo o quanto antes possível, para cuidado da saúde, evitando o problema do envelhecimento precoce da pele.

            No entanto, há muitas pessoas que mesmo reconhecendo a necessidade do uso do protetor solar, possuem dúvidas acerca do assunto. As dúvidas mais comuns são sobre como escolher o protetor solar ideal, e o que considerar no momento de comprar.

Diferença Entre Radiação UVA e UVB

            Radiação UVA tem presença no ano inteiro e atinge a pele, quase da mesma maneira, para o inverno e verão. Raios UVA são capazes de profundamente penetrar a pele, sendo os responsáveis principais por envelhecimento da pele.

            Tal radiação possui ainda participação nas alergias e predispõe para aparecimento do câncer, a pele. Raios UVA têm presença ainda em câmaras de bronzeamento artificial, inclusive para doses mais altas que a radiação do sol. Assim, ter cautela com este procedimento estético.

            E a radiação UVB é de modo parcial absorvida pela camada atmosférica do planeta, e a parte dela que alcança a Terra é causadora dos danos para pele. A mesma acontece mais pelo verão. Tais raios são capazes de superficialmente penetrar a pele e causam queimaduras do sol.

            Este tipo de raio se mostra mais invisível, e por vezes, as pessoas imaginam que apenas porque não ficaram com a pele vermelha, não houve dano, porém, ele contribui bastante para envelhecimento da pele.

O que É FPS?

            No momento da escolha do protetor solar, um dos fatores iniciais notado é o FPS, ou seja, fator de proteção solar. O FPS vai medir a quantidade de tempo que a pele em exposição para sol leva para ficar vermelha.

            A pele, exposta ao sol sem estar protegida, demora certo tempo a se mostrar vermelha. Este período vai depender do tipo de pele e também do horário em que foi exposto ao sol.

Um exemplo, quanto mais clara a pele, e quanto mais intensa a radiação solar, menor se caracteriza tal tempo. Ao usar filtro solar com FPS 15, como exemplo, a mesma pele levará 15 vezes mais tempo a se mostrar vermelha.

Como Escolher o Protetor Solar Corretamente

            Certamente, as pessoas de pele mais clara devem escolher o protetor solar com FPS superior, pois necessitam da proteção maior em relação ao sol. No caso das peles morenas, FPS pode ser inferior, já que o indivíduo tem mais pigmento melanina, que se caracteriza protetor natural que a pele possui.

            Mais um fator de importância para verificar é o tipo de pele que a pessoa tem. Como exemplo, as pessoas que têm pele oleosa podem escolher versões que são oil-free, ou seja, livre do óleo, porém sempre respeitando o que o dermatologista orientar.

            As texturas mais fluidas são indicadas geralmente à pele do rosto, em especial para peles mais oleosas. De exemplo é possível citar fluidos, géis, gel creme toque seco, acquagel, entre mais.

            E no caso do corpo, os protetores em spray e cremes se resumem os mais indicados por causa da praticidade em aplicar. Protetor em spray é bom e prático ao corpo, em especial na piscina ou praia. Estes possuem vantagem para aplicação de modo mais fácil. Porém, é essencial salientar que deve ser espalhado bem, de maneira homogênea.

            Protetores mais modernos são formulados às peles sensíveis, a manter fator de proteção de aproximadamente 60 ou superior. Mais um atrativo é o protetor que se adere para pele molhada, sem necessidade de secar a pele à reaplicação do protetor.

Reaplicação do Protetor Solar

            Já que o suor e atrito  da rotina são capazes de remover o filtro, o protetor solar deve ser reaplicado nos intervalos de 2 horas, ou sempre depois do banho de piscina e mar, ou também no caso da excessiva sudorese.

Manipulado?

            Mais uma dúvida muito comum é sobre protetor solar manipulado. São mesmo confiáveis? O protetor solar manipulado é opção interessante para indivíduos que querem algo mais particular à pele, como também associar mais atrativos em idêntica fórmula. No entanto, nem sempre é possível formulação dos fatores de proteção tão altos.

Protetor Solar e Crianças

            Os filtros solares podem ser passados desde 6 meses de idade. Tais produtos contam em especial com filtros físicos, que não têm absorção pela pele, a compor barreira que vai refletir luz, reduzindo risco da alergia e irritação.

Proteger os Lábios

            A utilização dos batons hidratantes e com filtro solar é muito importante, em especial para aqueles que seguem à piscina ou praia. São essenciais já que a pele dos lábios se mostra mais sensível e vai sofrer devido à exposição ao sol excessivamente.

            E devem ser reaplicados também a cada 2 horas, garantindo proteção adequada. A utilização do protetor solar é essencial para a pele, lembrar-se sempre.

O hábito de aplicar o protetor solar diariamente é essencial, e não apenas ao ir para piscina ou praia. No momento da compra, escolher produto que tenha fator relevante de proteção, preferencialmente, a seguir orientação do dermatologista.

Venha conhecer nossa loja virtual!

3 Comentários

  1. […] Escolher o Protetor Solar que Não É Apropriado ao Tipo de Pele que […]

  2. […] A exposição solar excessiva, e em especial a ausência da proteção solar, é a causadora principal para câncer de […]

  3. […] evitar que o desenho perca a cor ou desbote, usar filtro solar é essencial, junto com mais precauções como hidratação e limpeza, que contribuem ainda ao […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.