Um Blog de Saúde!

Homens Precisam Cuidar da Pele?


Porque os homens precisam cuidar da pele?

Quando se trata de cuidados com a pele, os homens tradicionalmente mantêm essa questão simples. No entanto, mais homens agora estão buscando uma pele com aparência mais jovem e mais saudável, trata-se de boa oportunidade para os homens avaliarem sua rotina de cuidado com a pele e aprender mais sobre como cuidar do maior órgão do corpo.

            Embora haja diferenças chaves entre a pele dos homens e das mulheres, por exemplo, a pele do homem é mais espessa do que a pele da mulher, os elementos básicos de um plano de cuidado com a pele eficaz permanecem os mesmos.

            Inicialmente, é importante que todos, incluindo homens, identifiquem e entendam qual seu tipo de pele:

– A pele sensível pode arder ou queimar após uso de produto.

– A pele normal é límpida e não sensível.

– A pele seca é escamosa, coça ou é áspera.

– A pele oleosa brilha e libera óleo.

– A pele mista é seca em algumas áreas e oleosa em outras.

            Entender o tipo de pele vai ajudar a aprender como cuidar da própria pele e selecionar produtos de cuidado que sejam corretos para si.

6 Dicas de Cuidado para a Pele Masculina

            Para ajudar os homens a desenvolver rotinas de cuidado com a pele saudáveis, os dermatologistas recomendam as dicas seguintes:

1 – Considerar as Informações e Ingredientes dos Produtos

            Os produtos de cuidado com a pele que escolher vão depender do tipo de pele que tem. Se tiver uma pele propensa à acne, procurar por hidratantes e agentes de limpeza que sejam oil free (livre de óleo) ou não comedogênicos, já que estes não entupirão os poros.

            Se tiver pele sensível, usar produtos leves e sem fragrância, pois os produtos contendo fragrâncias podem deixar a pele irritada e seca. No entanto, ter atenção com os produtos rotulados como sem cheiro, já que vários destes contêm fragrâncias mascaradas que podem ainda irritar a pele.

            É bom procurar sempre por sabonetes hidratantes. E comprar um hidratante facial que contenha protetor solar. Se tiver a pele seca, comprar uma loção corporal leve hidratante para o verão. Durante os meses de inverno, comprar cremes hidratantes intensos ou pomadas.

            Se a pele seca for realmente um problema, o produto mais espesso e mais oleoso é melhor. Sempre usar um bom protetor solar ao sair, de FPS 15 ou superior.

2 – Lavar o Rosto Diariamente e Após Exercitar-Se

            Desde que o sabão em barra regular muitas vezes contém ingredientes severos que podem estar secando a pele, lavar o rosto com um agente de limpeza facial leve e água morna, não água quente.

3 – Atenção ao Barbear-Se

            Para alguns homens, os itens de múltiplas lâminas podem funcionar muito bem ou raspar bem próximo à pele. Se tiver com freqüência as borbulhas, assaduras, ou pelos encravados, usar ao invés um barbeador que tenha única lâmina ou dupla, e não esticar a pele enquanto barbear-se.

            Antes de raspar, molhar a pele e pelos para amaciar. Usar um creme de barbear hidratante e raspar na direção do crescimento do pelo. Enxaguar após cada movimento da lâmina, e trocar a lâmina após 5 a 7 barbear para minimizar irritação.

4 – Hidratar a Pele Diariamente

            O hidratante funciona por reter a água na pele, o que pode ajudar a reduzir a aparência de linhas finas e fazer a pele aparentar mais jovem e com mais brilho. Para melhores resultados, aplicar hidratante no rosto e corpo imediatamente após o banho, ou barbear, enquanto a pele está ainda úmida.

5 – Verificar a Pele Regularmente

            Os novos pontos ou verrugas que coçam, sangram ou mudam de cor são muitas vezes sinais de aviso precoces de câncer de pele. Se perceber quaisquer pontos suspeitos, visitar o dermatologista.

            Os homens com mais de 50 anos de idade têm um risco maior de desenvolver melanoma, a forma mais mortal de câncer de pele, que a população geral. No entanto, quando descoberto cedo, o câncer de pele é altamente tratável.

6 – Usar Protetor Solar Sempre que Estiver Fora

            Para ajudar a prevenir o dano do sol que pode levar às rugas, envelhecimento e mesmo câncer de pele, antes de sair, aplicar protetor solar em todas as áreas expostas da pele, incluindo o couro cabeludo, orelhas, pescoço e lábios.

            Para melhor proteção, usar um protetor solar resistente à água e de amplo espectro com um FPS de 30 ou maior e reaplicar a cada 2 horas ou imediatamente após nadar ou suar. É possível também proteger a pele por ficar na sombra e usar roupas protetoras, incluindo óculos de sol que tenha proteção UV e chapéus de abas largas.

            A pele de cada homem é diferente, e não há uma abordagem que sirva para todos quando se fala de cuidados com a pele. Se não tiver certeza sobre o tipo de pele que tem, ou se tiver dúvidas sobre como cuidar da própria pele, é importante visitar um dermatologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA