Um Blog de Saúde!

Como Tratar Poros Dilatados?

A pele é coberta com finos fios, cada folículo capilar tem um poro no topo dele. O folículo capilar tem uma glândula dentro que produz óleo. Esta é chamada de glândula sebácea. Quando a glândula sebácea libera óleo, o óleo surge no topo da pele e acumula no poro.

            As causas básicas de poros dilatados são o sebo em excesso, a elasticidade reduzida ao redor do poro, e o maior volume do folículo capilar. Quanto ativas são as glândulas sebáceas da pessoa, depende dos genes.

            E depende também do tamanho dos poros. Ter poros grandes não é uma preocupação de saúde. O tamanho de poro é puramente uma consideração estética. Através do cuidado com a pele adequado, é possível fazer dos poros menos perceptíveis. Há muito que se pode fazer para disfarçar os poros. Na seqüência são apresentadas dicas para tratar poros dilatados.

– Usar Apenas Produtos para Pele e Maquiagem Não-Comedogênicos

            A palavra não-comedogênico significa que o produto não vai entupir os poros. Quando os poros entopem, eles expandem, o que pode deixar os poros mais notáveis.

            Para evitar poros entupidos, procurar por um dos termos seguintes em tudo que aplicar no rosto: livre de óleo, não comedogênico, não entupirá os poros. Se não ver um destes termos, não usar o produto.

– Limpar o Rosto 2 Vezes por Dia

            Os poros entupidos ou uma pele oleosa pode fazer os poros aparentarem maiores. Limpar 2 vezes por dia pode desentupir os poros, prevenir poros entupidos, e reduzir a oleosidade. Quando limpar o rosto, vai desejar usar água morna. A água quente pode irritar a pele, causando aparência maior dos poros.

            Gentilmente lavar o rosto. Esfregar pode irritar a pele, causando inflamação. Quando a pele está inflamada, os poros tendem a ficar mais perceptíveis. Encontrar um agente de limpeza não comedogênico e suave. É desejado fazer de tudo que puder para interromper a irritação da pele, e parar de entupir os poros.

– Usar Retinol

            Se tiver pele oleosa, acne leve, ou a pele parecer menos firme do que antes, os poros podem aparentar maiores. Usar um produto de cuidado com a pele com retinol ou palmitato de retinil pode ajudar.

            Para melhores resultados, aplicar o produto antes de ir para cama. Algumas pessoas acham que este tipo de produto para pele irrita a mesma. É possível evitar isso por lavar o rosto e então aguardar 30 minutos para aplicar o produto. Se estiver grávida ou amamentando, não deve usar um produto contendo retinol ou palmitato de retinil.

– Tratar Acne

            A acne entope os poros, o que pode fazer dos poros mais perceptíveis. Usar um agente de limpeza com ácido salicílico pode ajudar. Estudos mostram que o ácido salicílico pode desentupir os poros.

            Alguns agentes de limpeza contendo ácido salicílico são suaves o suficiente para usar diariamente. Se o ácido salicílico seca ou irrita a pele, tentar agentes de limpeza alternando. Usar um agente de limpeza leve, não comedogênico quando acordar e o agente de limpeza de ácido salicílico antes de dormir.

– Proteger o Rosto com Protetor Solar Diariamente

            Quanto mais o sol danificou a pele, menos firmeza ela tem. Quando a pele começa a perder sua firmeza, os poros ficam mais perceptíveis. Aplicar um protetor solar resistente à água, de amplo espectro, com um FPS 30 ou superior ajuda a prevenir a pele do dano solar.

            Para proteger a pele, aplicar o protetor solar a cada dia, mesmo quando está chovendo ou frio fora. Cada vez que os raios do sol atingem a pele, eles podem danificar a mesma. Este dano acumula ao longo do tempo.

– Esfoliar

            Esfoliar pode fazer dos poros menos notáveis. Para obter os resultados que deseja, precisa esfoliar com segurança para evitar danificar a pele. Se esfoliar a pele traz desconforto ou não há segurança, um dermatologista pode ajudar.

            Por visitar o dermatologista, pode descobrir se esfoliar pode ajudar a deixar os poros menos aparentes. Um dermatologista pode também ser capaz de esfoliar a pele durante a consulta.

Cuidado ao Tratar a Pele

            Esfregar o rosto não vai deixar mais limpo, mas pode irritar a pele, o que pode deixar os poros aparentando maiores. A manipulação dos poros pode também irritar a pele, fazendo dos poros mais perceptíveis. Por estas razões, é preciso ser muito gentil. Nunca esfregar, ou ser agressivo, com a pele do rosto.

– Tratar a Flacidez da Pele

            Conforme as pessoas envelhecem, a pele perde sua firmeza e começa a mostrar flacidez. Os poros ficam maiores quando a pele fica flácida. Um dermatologista pode examinar e dizer o que pode trazer firmeza. Muitos procedimentos podem ser feitos com o dermatologista e não exigem tempo de inatividade. O dermatologista pode sempre avaliar a pele individualmente e indicar os melhores produtos e procedimentos para tratamento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA