Um Blog de Saúde!

Desvantagens de Dormir com os Cabelos Molhados

É comum ter que sair cedo pela manhã, mas o cabelo não estar apresentável pela noite, e há tantos afazeres que é deixado para lavar o cabelo bem tarde da noite. Com o cabelo lavado, ou porque não deseja fazer barulho com a secagem dos fios, ou simplesmente por cansaço, pula-se este passo.

            Assim acha que é melhor deixar os fios secarem durante o sono. Enquanto fazer isso possa parecer como a melhor opção, há perigos escondidos que provavelmente não são conhecidos. Na seqüência são apresentadas 9 razões explicando as desvantagens de dormir com os cabelos molhados.

            O cabelo molhado está mais fraco. O cabelo está em seu ponto mais fraco quando molhado, assim não é surpresa ouvir que estará aumentando a quantidade de quebra por deixar molhado enquanto dorme. Ao se virar, a fricção vai causar a quebra do cabelo mais fácil do que se estiver seco.

2 – Gera Sensação de Frio

            Se estiver dormindo em quarto com ar condicionado ou no inverno, dormir com cabelo molhado vai deixar a pessoa sentindo muito mais frio. Interromper isso ao secar o cabelo usando secador. Uma dica é até usar este sopro quente nas meias, pijamas e lençóis.

3 – Vai Gastar Mais Tempo Arrumando o Cabelo

            Conforme o cabelo seca, ele fixa em lugar. Quando dormir, o cabelo é curvado em diferentes formas, e se os fios estiverem secando ao dormir, vai acontecer isso da mesma forma também.

            Normalmente as piores regiões são a coroa da cabeça e as extremidades do cabelo. A única maneira de melhorar é passar muito tempo tentando dar um novo estilo aos fios, ou por molhar novamente, usando as ferramentas de calor ou sufocando com géis, não exatamente a opção natural que deseja.

4 – Piora o Sistema Imunológico

            Não se pode pegar um vírus simplesmente ficando com o cabelo molhado. Dito isso, dormir com o cabelo molhado pode enfraquecer o sistema imunológico, o que deixa mais provável que poderia pegar um resfriado ou vírus da gripe. 

5 – Crescimento de Bactéria

            Se há algo que todos sabem, é que a combinação de água e calor equivale a um crescimento rápido de bactérias. Apenas pensar na quantidade de bactérias que está crescendo nos travesseiros se dormir com o cabelo molhado.

            O calor da cabeça vai fazer do travesseiro úmido como solo perfeito de reprodução para bactérias danosas e mofo. Pode-se pensar que ao mudar as fronhas freqüentemente vai ajudar, mas a umidade do cabelo terá penetrado no travesseiro. Ninguém deseja repousar a cabeça em bactérias a cada noite.

6 – Causa Caspa

            Mais um motivo para não dormir com o cabelo molhado. O calor da cabeça e a umidade prolongada do cabelo vão causar que bactérias e fungos se multipliquem no couro cabeludo e no travesseiro.

Dormir com o cabelo molhado também retira os óleos naturais do cabelo, já que são facilmente absorvidos pelo tecido do travesseiro junto com a umidade excessiva. A combinação do crescimento da bactéria e a perda dos óleos naturais farão do couro cabeludo mais propenso a desenvolver caspa.

7 – Deixa o Cabelo Opaco

            Quando a água é absorvida do cabelo no tecido do travesseiro, os óleos naturais são levados também. O cabelo vai ficar muito mais opaco e desidratado sem estes óleos. O cabelo seco é também muito mais propenso a quebrar. Lembrar-se que há uma grande diferença entre cabelo que está seco ao toque e cabelo que está desidratado dos óleos naturais.

8 – Pode Causar Perda de Cabelo

            Dormir com o cabelo molhado pode causar perda de cabelo. Ir para cama com o cabelo molhado pode resultar em perda dos fios e, mais especificamente, micose de couro cabeludo.

Este problema é um tipo de infecção de fungos, causada por calor e condições úmidas. É muito contagioso, assim ter cuidado para lavar qualquer coisa que teve contato com o couro cabeludo.

9 – Provoca Acne

            Se o travesseiro está cheio de bactérias, as chances são que logo vai ter acne. A pele vai agradecer por secar o cabelo antes de dormir.

O Que Fazer ao Invés?

            É ainda possível evitar o dano. Dormir com cabelo molhado pode ser o jeito mais fácil, mas para evitar o que foi citado acima, aqui está o que se pode fazer:

– Lavar o cabelo mais cedo pela noite, isso vai permitir secar antes de dormir, sem molhar o travesseiro.

– Dormir com um travesseiro de seda, isso vai reduzir a fricção e evitar quebra.

– Secar o cabelo com uma camiseta, isso vai gerar menos dano, do que com uma toalha normal ou secagem com sopro prolongada.

– Aplicar um condicionador leave-in para fortalecer o cabelo.

– Nunca dormir com o cabelo molhado se tiver extensão de fios, elas vão ficar embaraçadas e opacas.

Que tal algumas dicas de fortalecedores de cabelo?


Revlon BeFabulous Daily Care Normal/Thick Hair Serum 80ml

Cuidados para cabelos normais: Hidrata e repara os cabelos. Tem efeito Anti -aging. Benefícios: – Hidrata – Repara – Efeito Anti-aging!
Clique no link para saber mais!


Stephen Knoll Deep Repair Serum Leave-In Reparação 50ml


O leave-in Deep Repair Serum deixa o cabelo com brilho natural e sem aspecto oleoso, com fios reparados e protegidos intensamente contra quebras no comprimento e pontas dupla. O Deep Repair Serum de Stephen Knoll é um leave-in formulado com um complexo de reparação intensa capaz de penetrar profundamente nos fios para recuperá-los de quebras, pontas ressecadas, duplas e espigadas sem deixá-los com aspecto oleoso. 
Clique no link para saber mais!


Pro Fiber Leave In Restore 150ml

Para cabelos danificados. Proporciona uma restauração da fibra capilar, nutrindo os fios sem pesar, proporcionando maciez e brilho.Modo de usar: Agitar. Distribuir pelo comprimento e pontas lavados e úmidos. Não enxaguar. Proceda a escovação ou finalize como de costume.
Clique no link para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA