Um Blog de Saúde!

Pele Sensível – Como Identificar e Tratar?

pele sensível

No mundo do skincare, há alguns termos principais de tipo de pele que são usados frequentemente, pele sensível, mista, oleosa, seca, propensa à acne. A sensível é uma das preocupações predominantes. Há dúvidas se tem sensível, ou como cuidar dela, ou as causas.

A pele sensível é algo genético ou pode acontecer para qualquer um? Há diferentes tipos ou graus de sensibilidade? A pele pode ficar mais ou menos sensível ao longo do tempo? Quais ingredientes comuns de skincare alguém com a sensível deve tentar evitar?

O que é pele sensível e como saber se tem?

A pele sensível não é um diagnóstico médico, mas mais sobre descoberta ou reclamação. Por esta razão, pode por vezes ser difícil saber se tem pele sensível ou não. A sensível é caracterizada pela derme que não é capaz de tolerar condições pesadas, químicos, ambientes ou até dietas.

A sensível é aquela mais reativa do que usual. É facilmente irritada por elementos, sol, vento, calor e frio, ou produtos tópicos. Outros desencadeadores potenciais podem incluir hormônios, dormir pouco, e até polução do ar.

Quando exposta a um destes elementos desencadeadores, a pele sensível pode queimar ou arder, ficar vermelhada ou com sensação desconfortável. A sensível é causada por terminações nervosas na camada topo da pele ficando irritadas. A irritação das terminações nervosas ocorre quando a barreira natural é enfraquecida ou quebra por desencadeadores.

Outro potencial desencadeador, produtos de skincare. Aqueles com pele sensível são geralmente mais reativos para sabão, detergentes, fragrâncias em produtos tópicos. Usar os errados pode resultar em coceira, secura e vermelhidão. É o motivo de a rotina de skincare ser provavelmente o fator que mais entrega se tem ou não pele sensível.

Se tiver atenção ao experimentar novos produtos ou perceber que está frequentemente enfrentando vermelhidão, descamação, coceira ou inchaço, então provavelmente tem pele sensível.

E mesmo se não teve sensibilidade antes, é possível que o tipo de pele possa ficar sensível ao longo do tempo. As pessoas podem por vezes desenvolver condições da pele, sensibilidades, ou alergias. Por vezes sensibilidades e alergias podem ser induzidas por exposições repetidas para irritantes ou ingredientes que são conhecidos alégenos.

Assim, se a sensível apareceu ao começar a usar serum de vitamina C ou novo tipo de máscara facial, vale falar com o dermatologista. O aumento da sensibilidade não é apenas desconfortável, poderia também sinalizar uma condição subjacente da pele, como eczema ou rosácea, ou uma alergia.

Por esta razão apenas, se suspeitar que tem pele sensível de qualquer grau, deve visitar o dermatologista, este pode ajudar a entender as condições maiores subjacentes.

Há diferentes tipos de sensibilidade?

Apenas como há vários graus para pele com acne, secura, oleosidade, há também diferentes níveis da pele sensível. Por exemplo, há algumas pessoas onde se pode isolar um ingrediente ou fator do ambiente, como suor ou água quente, que as perturba.

Então há algumas pessoas onde a maioria dos produtos de skincare e fatores do ambiente atrapalham a pele. A sensível pode geralmente ser dividida em 4 tipos principais, naturalmente sensível, sensível ao ambiente, reativa e fina.

  • Pele naturalmente sensível. Esta é genética e pode ser associada com condições inflamatórias da pele como eczema, rosácea, e psoríase.
  • Sensível ao ambiente. Conforme o nome implica, este tipo é desencadeado pelo ambiente. A exposição ao sol, fumaça de cigarro, poluição do ar, qualquer coisa que a pele tenha contato, poderia deixar com ardor e irritação.
  • Pele reativa. Este tipo de pele fica vermelho e inflamado por produtos de skincare, resultando em vermelhidão forte, calor e pele irritada. Muitas vezes o paciente vai perceber pápulas ou pústulas se formando onde o irritante foi colado.
  • Pele fina. Conforme as pessoas envelhecem, a pele naturalmente fica mais fina, e esta é mais fácil para irritar.

O estresse pandêmico poderia estar causando pele sensível?

Sim, as mudanças de estilo de vida podem causar o desenvolvimento da sensibilidade, mesmo que a derme fosse antes seca, oleosa ou algo entre. Mudou a dieta? Mudou o estilo de vida? Aumentou o próprio estresse?

Quais ingredientes a sensível deve usar?

Procurar por produtos que mantenham e nutram a barreira da pele. A glicerina, ácido hialurônico, e manteiga de karité são umectantes e emolientes que atraem e selam umidade, e ceramidas e ácidos graxos vão abastecer a camada dupla de lipídio.

A indicação é procurar produtos que contenham a niacinamida, que nutre a barreira da pele, conhecida como vitamina B3, ou até melhor para quem tem pele sensível, procurar por produtos com niacinamida pura, que pode ser usado até 2 vezes por dia.

Ceramidas e hidratantes oclusivos ajudam a reparar as mini rachaduras na pele para ajudar a reparar a barreira. Por último, a dica é por ingredientes naturais que podem ajudar a revestir e acalmar a pele, óleo de rosa mosqueta, aveia coloidal.

Blog Dermadoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA