Antes de mais nada, a vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico, é um membro da família de vitamina do complexo B poderosa. Sua provitamina, pantenol (também conhecida como provitamina B5), é a forma alcoólica da vitamina B5.
Bem como loções, cremes, pomadas e formulações contendo provitamina B5 são aplicados e absorvidos pela pele, esta provitamina é transformada na vitamina B5, o ácido pantotênico, que tem habilidades amplas naturais para hidratar, suavizar, curar e regenerar a pele.
Provitamina B5 Hidratante
A provitamina B5 é comumente anunciada nos produtos de cuidado pessoal como dexpantenol, d-pantenol ou dl-pantenol e é mais notada por sua habilidade de funcionar como uma substância que se liga à água, umectante, ou seja, que atrai e retém água.
Assim também, como um umectante, a provitamina B5 estabiliza a função da barreira da pele, bem como reduzindo a quantidade de água perdida através da pele. Por aplicar a fórmula de provitamina B5, vai não apenas aumentar sua hidratação, mas também melhorar sua suavidade e elasticidade, logo, fazendo da provitamina B5 ideal para tratar pele seca, áspera ou escamosa.
Vitamina B5: Protege e Cura
A provitamina B5 vai além de seu papel como hidratante e atua como um agente protetor e de cura natural para a pele. Quando aplicada, oferece alívio de coceira e dor e reduz a vermelhidão.
As feridas tratadas com provitamina B5 resultaram em tecido regenerado que é mais sólido e elástico. Além disso, um estudo de 2002 de Journal of Dermatological Treatment notou que a provitamina B5 melhorou o reparo da barreira da pele enquanto reduzindo inflamação.
Em termos de proteção, a provitamina B5 atua como uma barreira, protegendo a pele da irritação. A eficácia da provitamina B5 em hidratar, suavizar, curar e proteger a pele faz dela um ingrediente eficiente em fórmulas para aliviar as condições de acne, cortes menores, dermatite de contato, eczema, queimadura solar, mordidas de inseto e mais.
Dicas de Uso da vitamina B5
Dessa forma, a importância da absorção é que a vantagem da provitamina B5 é apenas obtida se ela penetra na pele. Assim, massagear tratamentos contendo provitamina B5 completamente na pele para assegurar absorção e eficácia máxima.
A provitamina B5 normalmente vem nas fórmulas de 2 por cento. De acordo com um trabalho de 2002 de American Journal of Clinical Dermatology, nota que o uso tópico da provitamina B5 oferece risco baixo de reação adversa como irritação ou sensibilidade.
Importante: Vitamina B5
Assegurar uma pele saudável por também certificando-se que obtém doses adequadas da vitamina B5 pela dieta ou suplementos. Importante para construir novas células e combater infecção, o nível de ingestão adequado diário da vitamina B5 é 5 mg por dia para adultos com idade de 19 anos e mais.
Importância da Vitamina B5
A princípio, a vitamina B5 tem muitas funções importantes. Incluindo converter o alimento na glicose, assim sintetizar o colesterol. Logo formando hormônios relacionados ao sexo e estresse, formando glóbulos vermelhos.
Como todas as vitaminas B, o ácido pantotênico ajuda o corpo a quebrar as gorduras, carboidratos, e proteínas. Assim o corpo pode usá-los por energia reconstuindo tecidos, músculos e órgãos.
Alguns estudos mostraram que a vitamina B5 funciona como um hidratante na pele, melhorando o processo de cura das feridas. Um estudo mostrou que a vitamina B5 ajudou acne facial e reduziu o número de manchas faciais relacionadas à acne quando tomado como suplemento dietético.
Deficiência da Vitamina B5
É extremamente rara nas pessoas, já que o ácido pantotênico é encontrado em quase todos os alimentos. Uma dieta variada e saudável deve oferecer suficiente para uma pessoa. Os testes clínicos mostraram, no entanto, que uma deficiência pode levar ao cansaço, apatia.
Assim, depressão, irritabilidade, problemas para dormir, dores estomacais, náusea, vômito, dormência, câimbras musculares, hipoglicemia, pés queimando, infecções respiratórias superiores.
Experiência:
A deficiência de B5 pode causar posteriormente uma sensibilidade maior para insulina. Em ratos, uma deficiência de vitamina B5 levou à irritação da pele, mas logo foi revertido pelo ácido pantotênico.
Fontes Alimentares da Vitamina B5
A vitamina B5 é amplamente encontrada em produtos animais e vegetais. Fontes incluem carne, peixe, grãos, produtos laticínios, legumes, e vegetais. No caso dos legumes, é possível citar lentilhas, soja, por exemplo.
No caso dos vegetais, cogumelos, abacate, brócolis, batata doce, milho, tomates, e mais. Para produtos laticínios, leite, iogurte, produtos de leite, e mais. Para peixe, um exemplo para consumir é o salmão.