Marcas de Pele: É Possível Diminuir uma Cicatriz?
24 de dezembro de 2018
Qual a Diferença de Creme e Loção?
28 de dezembro de 2018

Qual a Ordem para Passar Dermocosmético na Pele?

Compartilhe com um amigo(a)








Enviar

Qual a Ordem para Passar Dermocosmético na Pele?

          
Qual a Ordem para Passar Dermocosmético na Pele? A rotina de cuidado com a pele para muitas pessoas é simples, no entanto, esta ação também ocasiona várias dúvidas para alguns, do paciente que já faz o ritual há tempo, para a pessoa que inicia tal hábito na rotina.

            O que aplicar primeiro, o demaquilante, ou gel para limpeza? É para aplicar o protetor por último? E o antioxidante? Na sequência é indicada a ordem correta para aplicação dos dermocosméticos na pele.

1 – Gel de Limpeza ou Sabonete

            Trata-se do primeiro passo no cuidado com a pele. Nesta etapa inicial, o recomendado é utilizar gel de limpeza ou sabonete, respeitando o tipo de pele que tiver, normal, mista, oleosa, acneica, sensível ou seca.

            Mais detalhes importantes sobre utilização de dermocosméticos, há determinados géis de limpeza modernos que quase não produzem espuma e há necessidade de enxágüe na água abundante dos produtos, preferencialmente com água fria ou morna.

2 – Produto Micelar

            Soluções micelares podem ser aplicadas depois do gel de limpeza ou até em substituição de tal etapa na rotina de atenção com a pele, já que tem capacidade de limpeza sem agressão. Soluções micelares são demaquilantes excelentes. Para aplicação, é preciso umedecer algodão e então o deslizar no rosto inteiro.

3 – Hidratação

            O hidratante deve ser utilizado logo depois do passo da limpeza e a seleção da textura do hidratante é essencial para ter sucesso ao tratar. A consistência mais cremosa é indicada à pele seca, e as mais suaves e leves para pele que tenha tendência à oleosidade.

4 – Tratamento Antiacne, Antioxidante, Antirrugas, para Olheiras, ou para Hidratação

            Após passar o hidratante, a pele se encontra preparada a tratar. Para produtos direcionados à região dos olhos, estes devem ser passados inicialmente, já que as pálpebras têm sensibilidade e ficam mais facilmente irritadas.

            Na seqüência vem aplicação dos ativos a tratar a pele, no geral, antioxidantes são aplicados de manhã, e antirrugas de noite. Aplicar camada fina no rosto.

Aos ativos em creme a sugestão é o mesmo que uma ervilha, e aos séruns, a orientação é até 3 gotas, e espalhar, sendo que a região dos olhos é poupada. Ter atenção para que não seja aplicado muito produto em áreas sensíveis, como ao redor da boca ou ao lado do nariz.

5 – Proteção Contra o Sol

            A etapa essencial da rotina de cuidados, ou seja, o filtro solar, deve ser aplicado depois de limpar, hidratar e passar ativos do tratamento. Se for possível, escolher filtros que tenha cor de base, protegendo melhor a pele em relação à luz visível.

6 – Produtos de Maquiagem

            Na conclusão do ritual, é momento para aplicar a maquiagem. A rotina de cuidados adequada para pele vai encurtar passos da maquiagem, sendo que a pele boa demanda somente básicas etapas, como de exemplo passar blush, rímel, iluminador.

Esfoliante e Tônico Facial

            Os esfoliantes devem somente ser utilizados de modo esporádico, ao máximo uma vez semanalmente. Para usar, massagear com delicadeza a pele úmida, enxaguar bastante e após isso, hidratar.

            Sobre o tônico facial, eram muito usados antigamente, se mostram cada vez menos indicados, já que a maior parte apresenta álcool na composição, e são capazes de agredir a barreira que a pele possui. Na atualidade, indica-se o uso de soluções micelares, para limpeza sem agressão e que podem ainda contribuir com função seborreguladora.

Aguardar a Secagem de Cada Produto

            Mais um fator de importância no momento da aplicação de muitos cosméticos na seqüência pelo rosto é o período de secagem para cada um deles. Anteriormente a aplicar um cosmético, é preciso aguardar até que o anterior se encontre inteiramente seco.

            Após limpar e tonificar, é recomendado aguardar de 10 a 15 minutos para passar loções e cremes. Se aplicados logo na seqüência, a pele apresentará pouquíssima oleosidade, o que pode induzir ativos e cosméticos a penetrar demasiadamente na pele, a machucar tecido e provocar descamação, irritação, dificuldade para manter uso.

Produtos Multifuncionais São Práticos

            Muitas pessoas têm estilo de vida corrido, e os produtos multifuncionais contribuem bastante neste caso. É possível fazer a limpeza da pele do rosto usando água micelar que já tem ação de tonificar, e após, aplicar produto que aja como antienvelhecimento, hidratante, com ação fotoprotetora e ainda apresente cor.

            E tudo isto em apenas um cosmético só. É importante se lembrar da ordem, pois há produtos que devem ser aplicados somente de manhã ou de noite, sempre com base no tratamento. Por exemplo, de noite, foco em renovação usando produtos antirrugas, antienvelheicmento, e cosméticos que tenham ativos com ação de reparar, como coenzima Q10, ácidos, entre mais.

No entanto, é essencial que o dermatologista seja consultado regularmente. Somente este profissional vai poder fazer avaliação e indicar os produtos adequados a cada tipo de pele e a maneira de utilização em cada situação.

Venha conhecer nossa loja virtual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.