É comum que os consultórios dermatológicos recebam mulheres insatisfeitas devido à queda capilar. Os motivos para o problema podem ser variados, e assim a questão é rodeada por mitos.
O recomendado é procurar sempre o especialista para investigar os motivos da queda do cabelo e podendo apontar o tratamento apropriado. Na seqüência são apresentadas as respostas para questões mais freqüentes e informações sobre mitos e verdades acerca da queda capilar.
– Estresse e Ansiedade Influenciam na Queda dos Fios
Verdade! Os fatores emocionais e estresse causam mudanças hormonais, assim mesmo que de modo indireto, podem piorar e potencializar a queda do cabelo. No entanto, normalmente, não são motivo único e estão ligados com hábitos não saudáveis e alimentação incorreta, agravando o quadro.
– Corte do Cabelo Regularmente Evita Queda Capilar
Mito! Já que os fios se caracterizam um pouco mais grossos próximos à raiz, na ocasião do corte podem parecer com mais volume de forma temporária. Porém, cortar o cabelo não influencia na queda, somente muda o visual. Nada do que se faz no fio gera alterações na raiz capilar, pois não influencia no couro cabeludo, local do problema. Assim, cortar as pontas não evita queda dos fios.
– Alisamento Causa Queda dos Fios
Mito! Alisamentos atuam em fios, não em raiz capilar. Se o alisamento é feito adequadamente e retoques ocorrem considerando o intervalo apontado, não influencia no fator queda. O que pode acontecer é queda do cabelo por causa da quebra, já que como qualquer procedimento químico, alisamento pode enfraquecer e ressecar o cabelo.
– Remédios Podem Ocasionar Queda
Verdade! Pílulas anticoncepcionais, emagrecedores, antidepressivos, drogas para problemas cardíacos, hipertensão, e para controlar enfermidades autoimunes são remédios que mais ocasionam perda dos fios.
– É Natural a Queda dos Fios no Pós-Parto
Verdade! Durante até depois da gravidez, o corpo feminino passa por alterações hormonais grandes. Após o parto, tal oscilação hormonal pode gerar queda dos fios acentuada em período de 3 a 6 meses.
A mesma situação pode ocorrer com a pessoa que opta por dieta drástica, aquela que passou por trauma psicológico ou físico. Para solução do problema, tratar a queda dos fios é realizado repondo nutrientes e ferro, ingerir pílulas à base vitamínica e de mais substâncias.
– Dormir com os Fios Molhados Contribui para Queda
Verdade! Dormir com o cabelo ainda molhado não vai apodrecer a raiz como é pensado por muitas pessoas, porém, gera riscos à saúde, sem contar comprometer a beleza do cabelo.
Umidade dos fios contribui para proliferar micoses e fungos. E, os fios molhados apresentam maior fragilidade e podem cair por causa da quebra gerada por atrito do travesseiro.
– Lavagem Diariamente dos Fios Aumenta Queda
Mito! Não há qualquer associação entre lavagem dos fios diariamente e queda dos mesmos. Na realidade, lavar somente auxilia para soltar os fios que iriam cair de qualquer jeito, porque já estavam na fase de cair.
– É Possível Verificar Quando a Queda É Exagerada
Verdade! O natural é queda de até 100 fios de cabelo diariamente. Não é necessário fazer contagem, porém observar se eles estão surgindo pela casa inteira, carro, travesseiro, e em especial se iniciam a aparecer leves falhas pelo couro cabeludo, denominada rarefação capilar progressiva. Nesta situação, buscar ajuda dermatológica à avaliação do quadro e para orientação do tratamento ideal.
– Corte na Lua Crescente Auxilia o Crescimento do Cabelo
Mito! Não há também estudos científicos a comprovar esta teoria. Porém, várias pessoas dizem que acertam desta forma. Assim, se for desejado experimentar, seguir, pois mal não faz.
– Pentear Fios Molhados Acelera Queda
Verdade! O cabelo fica frágil se úmido, e quando for desembaraçar, a pessoa tende a puxar o cabelo e quebrar o mesmo. O trauma pode atingir a raiz, gerando queda. Há este risco também para a pessoa que fica sempre com o cabelo preso, especialmente se esta tração for bem intensa.
Para que sejam evitados problemas, não pentear os fios no chuveiro. Secar usando toalha, e apenas após desembaraçar, usando pente com dentes largos, iniciando nas pontas. Prender os fios somente quando estiverem secos, e se for possível, não diariamente, como também não por tanto tempo.
Tratamentos para Queda Capilar
Antes de tratar é necessário apontar o motivo da queda capilar. Assim, visitar o dermatologista. Um tratamento é com uma loção à base da latanoprosta, substância utilizada no colírio ao tratamento de glaucoma.
Mais um tratamento se caracteriza o microagulhamento. São realizados furinhos pequenos no couro cabeludo que geram sangramento na área. Tal mecanismo vai liberar plasma que é rico nas plaquetas. E os furinhos aumentam vascularização da área.
As plaquetas e vascularização ocasionam composição de fios do cabelo. E o minoxidil é loção capilar que possui ação vasodilatadora. Este evita que os fios caiam e pode estimular crescimento em determinadas regiões, de exemplo a coroa.
Vamos para dicas de produtos: