Um Blog de Saúde!

8 tipos de cabelo

tipos de cabelos

Cabelos oleosos

Geralmente, quem tem a pele oleosa também costuma ter os cabelos oleosos. Por isso, evite alimentos gordurosos e fique atento aos cuidados diários. Mexer muito nos cabelos, prender os fios e usar chapéus para disfarçar só piora o problema.

Por esse motivo, o melhor é deixá-los soltos, para que o ar circule entre os fios e melhore a respiração do couro cabeludo. Se o seu cabelo é liso e oleoso, busque por ingredientes como glicosamina, glicerina e óleo de damasco, que não pesam os fios e deixam eles bem soltos. Passe os ingredientes da metade do cabelo para as pontas, jamais na raiz!

Os cabelos oleosos, também, podem ser resultado de um excesso de cosméticos, que tendem a acumular resíduos no couro cabeludo. Aos poucos, os fios ficam mais oleosos e o crescimento deles é interrompido.

Por causa deste fenômeno, tem sido difundida a prática do detox capilar. A intenção da desintoxicação é limpar a pele, em que o fio nasce. O tratamento pode ser feito com aplicação de proteínas, multinutrientes, extratos de ervas e suco verde.

Consulte um profissional de confiança para saber qual o melhor procedimento para você. O serviço é oferecido em alguns dos melhores spas do país e pode ser alternado à sua rotina de beleza.

Dica preciosa de home care: a lavagem diária pode estimular a produção de óleo. Em casa, você pode fazer a lavagem dos cabelos em dias alternados, optando por água morna. No último enxágue, use água mineral para fechar os poros e para melhorar o brilho dos fios. Deixe o secador, o babyliss e a chapinha de lado, pelo menos, por alguns dias, para que seus cabelos possam “repousar”.

A argila é um ótimo ingrediente para cabelos oleosos, pois ela retira toxinas e repõe os nutrientes dos cabelos sem depositar resíduos em excesso sobre os fios. Consulte o seu cabeleireiro sobre a melhor argila para o seu cabelo e complemente o tratamento profissional com os cuidados em casa.

A linha profissional Venit System age purificando e oxigenando o couro cabeludo, oferecendo nutrição e condicionamento aos fios. Ele é eficiente no combate à oleosidade excessiva e na eliminação de resíduos acumulados no couro cabeludo.
Cabelos secos

Cabelos ressecados são os campeões nos pedidos de socorro de salões de beleza em todo o país. Você sabe como identificá-los? As principais características de uma cabelo ressecado são a aspereza, a falta de maleabilidade e um barulho, semelhante ao barulho da palha, quando esfregamos os fios uns nos outros.

Embora não seja exclusividade deles, os cabelos cacheados possuem maior tendência a ressecar. Como dissemos antes, este fenômeno se deve à própria estrutura dos fios, que cria obstáculos para a oleosidade do couro cabeludo chegar às pontas dos cabelos. Por isso, separamos algumas dicas especiais para as cacheadas!
O mito do relaxamento para “soltar os cachos”

Mulheres com cabelos cacheados, atenção! Se o seu cabeleireiro sugerir o relaxamento como forma de tratar os seus cabelos, é melhor você buscar outro profissional.

Os fios enroladinhos precisam de cuidados criteriosos, baseados em muita leitura, e a aplicação de produtos de relaxamento para “soltar os cachos” é apenas um mito. Estes produtos, formados por hidróxido de sódio ou amônia, quebram as pontes de enxofre que formam a estrutura cacheada do fio. Portanto, o relaxamento é apenas mais um processo para alisar os cabelos.
Que tipo de produtos os cabelos cacheados devem usar?

A hidratação é um procedimento essencial para os fios ressecados. Shampoos para cabelos cacheados devem limpar as impurezas sem influenciar na oleosidade natural dos fios. A linha Slym System antivolume combina agentes biotecnológicos com agentes naturais para hidratar, nutrir e limpar delicadamente os fios.

Para cabelos extremamente secos, busque ampolas com vitamina E, que nutre os fios profundamente. Ao fazer a hidratação em casa, lembre-se bem de espalhar os produtos ao longo do fio, jamais deixando chegar na raiz.

Alterne o procedimento caseiro com uma hidratação profissional, pelo menos, uma vez ao mês, para que o seu cabeleireiro também possa acompanhar o estado dos seus cabelos.
Cabelos tingidos

Os fios tingidos são alguns dos que demandam maior cuidado. Colorações suaves pedem, pelo menos, a cada quinze dias, uma máscara especial para cabelos coloridos para manter a durabilidade da cor e evitar o desbotamento.

Já quem usa soluções clareadoras precisa repor os nutrientes perdidos no processo, daí a necessidade de usar uma máscara de nutrição uma vez por semana. Óleo de amêndoas, óleo de argan, manteiga de karité são extremamente nutritivos! Mechas, alisamentos e descolorações pedem ainda um tratamento de reconstrução a cada semana.

Uma linha reparadora pode ser uma alternativa ao uso de tratamentos hidratantes, que dão mais força e maciez aos fios. A Revive System foi desenvolvida especialmente para cabelos tingidos e fornece ação antioxidante para blindar os pigmentos e prolongar a fixação da cor nos fios. Os ativos da linha formam uma película ao longo dos fios, proporcionando hidratação e nutrição aos cabelos.
Cabelos descoloridos

Como dissemos acima, os cabelos descoloridos perdem uma série de nutrientes no processo e, por isso, a etapa de nutrição é tão essencial para os fios.

Os cabelos platinados, tendência de 2015 que promete permanecer em 2016, exigem cuidados especiais. Platinar o cabelo exige muito tempo no salão e retocar a raiz pode demandar ainda mais tempo (cerca de oito horas).

Por causa de suas especificidades, o recomendado é que você faça o procedimento no salão. Afinal, um cabeleireiro sabe lidar com a formação de faixas amareladas e conhece as práticas para evitar possíveis queimaduras.

Um banho de brilho é uma das melhores maneiras para evitar os tons amarelados. Peça indicações profissionais dos melhores produtos para o seu cabelo. Além disso, os cabelos quebram bastante com o processo de descoloração e, antes de ficar assustada com a quantidade de cabelos quebrados na escova, procure por tratamentos adequados para reestruturar os fios.

Outra situação em que é preciso ficar de olho é a chegada do verão. A menos que você não tenha problemas com fios em tom de musgo, é melhor ter cuidado ao entrar na piscina.

Para quem está correndo dos eventuais tons de verde, veja algumas dicas úteis aqui! O pó descolorante Blond Revive da Aneethun contém fórmula Dust Free, que tem o efeito antiamarelamento e oferece alta performance clareadora. O complexo de algas marinhas da fórmula promove a regeneração dos fios e o fortalecimento da estrutura capilar.
Cabelos volumosos e com frizz

O frizz é constituído pelos cabelos quebrados ou que ainda estão nascendo no couro cabeludo. Eles se arrepiam por causa da eletricidade e das variações climáticas. Por isso, não há formas eficientes de acabar com o frizz. Tudo o que fazemos é prevenir a sua formação e mascarar os já existentes.

Produtos que pretendem diminuir o frizz podem atuar das seguintes formas: fortalecendo os fios, prevenindo a quebra ou promovendo o que chamamos de maquiagem capilar. Mascarar o frizz dos cabelos é um processo descomplicado e, para isso, você precisa apenas de silicones, produtos de modelagem, leave-ins ricos em manteiga e/ou óleos vegetais, séruns, dentre outros.

Os cabelos bem volumosos interagem bem com proteínas, manteiga de karité, ceramidas e vitamina E, que deixam o cabelo menos armado e controlam o efeito de frizz. Para estes tipos de cabelo, a Aneethun apresenta também a linha Slym System, que controla o volume e promove uma hidratação profunda nos fios.
Cabelos danificados

Processos químicos mais fortes, com potencial para danificar os cabelos, demandam um tratamento reconstrutor, tratando as camadas externas do fio. É essencial que, nestes casos, as primeiras etapas sejam feitas no salão de beleza, com acompanhamento de um profissional de confiança. A vitamina D também é benéfica para cabelos enfraquecidos e com pontas duplas.

Para cabelos danificados, indicamos a linha Kera System, um sistema de tratamento em quatro fases indicado para quem necessita de uma recuperação rápida e profunda. Para o tratamento de reconstrução, procure também por ceramidas, arginina, proteínas, complexo de queratinas e soja na composição dos produtos.
Cabelos com química

Um bom cabeleireiro é também um grande alquimista. Não dá para se esquecer das lições de Química na escola quando você lida com ela no dia a dia. Por isso, o termo “química” no universo da beleza é tão confuso. Afinal, se todos os produtos que usamos são quimicamente preparados (lembre-se que você também é pura Química!), o que é um “cabelo com química”?

Chamamos de “química” qualquer tipo de progressiva, de relaxamento ou de tratamento que interfira na estrutura capilar, incluindo tingimentos, luzes e as escovas japonesas.

Estes cabelos exigem cuidado especial para tratamento, pois alguns componentes químicos não são compatíveis entre si. Por esse motivo, é necessária uma avaliação prévia dos fios com a ajuda de um profissional, antes da aplicação de qualquer tratamento.

Neste cenário, o ideal é fazer um teste de mecha para verificar a tolerância dos fios, identificando, assim, o quanto eles foram forçados para que não fiquem ainda mais frágeis.

Se você recebeu o sinal verde para fazer o tratamento em casa, procure nas fórmulas do produtos se há ingredientes como óleo de abacate, oliva ou aminoácidos da seda. Você pode aplicar a máscara até duas vezes por semana.
Cabelos alisados e relaxados

Após o processo de alisamento, os cabelos podem ficar ressecados, enfraquecidos e oleosos, perdendo, até mesmo, o balanço e o brilho. Para que estes cabelos fiquem com uma boa aparência, é preciso fazer uma boa hidratação periodicamente e procurar por produtos que removam a oleosidade do couro cabeludo.

Está considerando fazer um novo processo de alisamento? Antes, verifique com seu cabeleireiro de confiança se os seus fios estão em bom estado para receber o procedimento. Caso os seus fios estejam muito danificados, considere fazer uma hidratação e uma reconstrução de queratina antes do alisamento.

Para fazer a manutenção, indicamos a linha A de tratamento da Aneethun. Uma hidratação é bem-vinda alguns dias após o alisamento. A cada semana, faça hidratações com cremes específicos para cabelos quimicamente mantidos.

Quanto menor o número de lavagens, mais tempo o alisamento persiste. Por isso, procure lavar os cabelos, ao máximo, a cada dois dias. Alterne, também, entre linhas reconstrutoras, que repõem a massa dos cabelos, e linhas hidratantes, com manteigas e óleos. O murumuru é excelente para casos de ressecamento extremo. Caso a sua raiz fique oleosa, considere usar, vez ou outra, um shampoo seco.

O secador ajuda a prolongar o efeito dos alisantes, já que a maioria deles é termoativada. Por esse motivo, não deixe os cabelos secarem naturalmente! Apenas tenha cuidado com a temperatura da chapinha ou do secador: não deixe que estes aparelhos ultrapassem os 180 ºC! Até porque, ninguém quer queimar os fios e a pele da região do pescoço, certo?

A linha Kinoa é extremamente benéfica para o pós-alisamento, formando um sistema nutritivo que mantém a estrutura do fio protegida e que confere sedosidade aos cabelos.

Ainda tem dúvidas sobre qual é o melhor cuidado para os seus fios? Procure a ajuda de um profissional que possa avaliar os seus cabelos e indicar o melhor tratamento para eles. Verifique se ele tem especialização em tratamentos.

Um bom cabeleireiro precisa estar sintonizado com novas tecnologias e saber qual processo químico foi aplicado anteriormente nos seus cabelos para definir os próximos passos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA