Um Blog de Saúde!

O Que São Essas Espinhas no Couro Cabeludo?

O Que São Essas Espinhas no Couro Cabeludo?

Primeiramente: o que são essas espinhas no couro cabeludo? A espinha no couro cabeludo pode incomodar com dor, e mesmo invisíveis, tais inflamações são um tormento. Ao bater o pente ou escova de cabelo em cima da lesão, é certa a sensação muito dolorida.

Espinhas no couro cabeludo geralmente ocorrem pelo entupimento do folículo capilar, trata-se do pequeno buraco por onde o fio de cabelo sai. O sebo e células mortas terminam presos no orifício pequeno.

Bactérias encontradas ali então se alimentam dessas substâncias, e vão colonizar a região, sendo causadoras da inflamação. Espinhas são mais comuns para quem possui couro cabeludo oleoso, ou para aqueles que suam bastante na região da cabeça, a excessiva produção do óleo favorece a entupir folículos.

Prevenção

A estratégia ideal é prevenir. Para tal, a pessoa com tendência ao problema deve higienizar a cabeça de modo regular, assim que perceber que está oleosa sua raiz. Se for passada somente água no couro cabeludo, não se livrará do óleo excessivo. É necessário usar ingredientes detergentes encontrados no shampoo, para quebrar moléculas e gordura e eliminar pelo ralo.

É fundamental enxaguar bastante, pois o acúmulo do produto pode ser capaz de obstruir poros. Já que condicionadores e máscaras têm mais óleo comparando com o shampoo, a orientação é aplicar apenas nas pontas, a evitar o couro cabeludo de forma geral.

Massagem no couro cabeludo:

Fazer também massagem leve, usando movimentos circulares no couro cabeludo, ao passar shampoo. Isto atua como esfoliação, auxiliando para remoção das células mortas que poderiam causar entupimento dos folículos, sem contar melhora da circulação do sangue da região. Não passar esfoliante normal pelo couro cabeludo, a pele ali é bastante delicada, e corre-se risco da área ficar traumatizada, podendo causar inflamação maior ainda, agravando acne na cabeça.

Em determinados casos, há chance até que esfoliação ocasione queda dos fios ou que a pessoa danifique bastante o cabelo. Serão então 2 problemas ao invés de 1. Evitar utilizar shampoo a seco. Apenas disfarçará oleosidade, porém existirá ainda a camada de células mortas e sebo por baixo deste disfarce, o prato cheio às bactérias.

Tratamento para Espinha na Cabeça

Toda espinha nunca deve ser espremida, a incluir as que aparecem na área da cabeça. Ao espremer, ela se transforma em porta aberta para que todas as bactérias circundantes da área entrem, e há risco para contração de infecção e agravar mais ainda o caso. A opção ideal é visitar o dermatologista e considerar suas recomendações, como utilização dos shampoos e cremes específicos. Geralmente é aplicada solução de cortisona ao tratamento da inflamação.

Mais uma opção geral nos casos crônicos é prescrever probióticos e antibióticos. Acne pode ter relação com descompasso em relação às bactérias boas e as que fazem mal. Assim, esta combinação pode ter efeito. Último recurso se caracteriza uso de medicamentos, de exemplo Roacutan, que normalmente trazem solução para o problema, porém são bastante agressivos.

Mensagens do Couro Cabeludo Sobre a Saúde do Cabelo

Couro cabeludo se mostra o responsável principal pela saúde do cabelo. Sua condição alerta se algo não vai bem, em cuidados com o fio. A descamação, queda exagerada, oleosidade, coceira podem apontar problemas. Não ter atenção com esta área pode atingir o crescimento do cabelo. Os sinais são indicados na seqüência, as mensagens do couro cabeludo apontando sobre a saúde dos fios.

– Excesso de Oleosidade

O surgimento da oleosidade ocorre se há grande aumento da produção do sebo pelas glândulas sebáceas. A raiz vai ficar melada e podem surgir espinhas e cravos pelo couro cabeludo. É essencial compreender que há fatores individuais como genética, hormônios, estresse, idade que são influência sobre a produção do sebo.

– Descamação e Coceira

Dermatite seborréica acontece quando fica acelerada a reprodução das células do couro cabeludo. Daí surgem as placas esbranquiçadas, populares como caspa, que têm concentração circundante à raiz, ocasionando coceira. Dermatite pode aparecer para cabelo seco e oleoso, depois da utilização dos produtos químicos, com lavagem do cabelo utilizando água bastante quente, exposição dos fios para calor do secador ou sol.

– Queda do Cabelo

É natural a perda de 80 a 100 fios diariamente. Porém, se houver expressiva queda, uma possibilidade é que o couro cabeludo não está recebendo cuidados exigidos. A dica é fazer enxágüe final com água filtrada gelada ou água mineral, pois este choque térmico gera vasoconstrição, para melhoria da qualidade da circulação em relação ao couro cabeludo.

– Sensação de Ardor

Ao perceber o couro cabeludo ardendo, isso pode sinalizar ressecamento. Assim, anteriormente a qualquer procedimento químico é essencial reduzir a sensibilidade e fazer hidratação.

Hidratação aos fios é tão fundamental quanto a hidratação corporal é para pele. Ela, entre mais coisas, repõe a umidade do cabelo, auxiliando para mais saúde e beleza. Mesmo que a hidratação seja importante à saúde dos fios, do contrário do que muitos pensam, não tem propriedade de estimular o crescimento do cabelo. O único modo de alcançar máximo potencial da velocidade em maior comprimento é seguir alimentação balanceada.

Enfim, vamos para algumas dicas:

Charis Shampoo Regulador de Oleosidade 300ml

Xampu para controle da oleosidade, caspa e queda. Sua fórmula promove uma perfeita higiene do couro cabeludo e reequilibra a oleosidade, mantendo os cabelos limpos por muito mais tempo.
Isdin Alsora Shampoo 200ml

Ajuda a reduzir a vermelhidão e aliviar a coceira, características do couro cabeludo com psoríase. Elimina as descamações e ajuda a reduzir o enrijecimento e aliviar a coceira.
Derma Fine Tricoderm Shampoo 200ml

Derma Fine Tricoderm Shampoo 200ml proporciona limpeza dos fios e melhora no controle da oleosidade preparando o couro cabeludo para a aplicação de TricoDerm Tônico Capilar. O shampoo TricoDerm faz parte do Sistema de Tratamento Capilar TricoDerm. O Sistema de Tratamento Capilar, Shampoo e Tônico, possue em suas fórmulas os Fatores de Crescimento e seus peptídeos, que representam a mais nova tecnologia em engenharia genética. Os Fatores de Crescimento são proteínas fundamentais na divisão celular e proporcionam uma ação direta no bulbo capilar aumentando a capacidade de produzir fios de cabelos mais saudáveis.
Ada Tina Loção Amplexe Antiqueda 50ml

Amplexe Antiqueda Loção é uma potente loção capilar para tratamento da queda e estímulo do crescimento de novos fios de cabelo com eficácia clinicamente testada. Sua fórmula reduz a queda dos cabelos, fortalecendo a raiz e estimulando crescimento de novos fios com resultados comprovados já em 30 e 90 dias. Amplexe Antiqueda Loção é eficaz contra a Alopecia Androgenética – queda hormonal – e Eflúvio Telógeno – queda de cabelo por stress -, queda de cabelo por química e no tratamento da queda de cabelo pós-parto. Amplexe Antiqueda Loção ajuda a reparar os danos do couro cabeludo, fortalecendo a raiz dos cabelos, estimulando o crescimento de novos fios e tratando a queda com uso diário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA