Um Blog de Saúde!

Terapia Capilar: Como funciona?

Terapia Capilar: Como funciona?

Primeiramente, terapia capilar se resumem maneiras para tratamento dos problemas associados com cabelo ou com couro cabeludo. Por exemplo a seborreia, caspa, queda do cabelo, oleosidade, hipersensibilidade, ou ressecamento de forma excessiva.

Contudo, não se pode substituir o dermatologista. Pois, há atuação do cabeleireiro e terapeuta capilar no setor de aplicações de laser, massagem, indicação de loção e complemento nutricional, e assim, a esfoliação.

Identificação para terapia capilar

Do mesmo modo, é importante ressaltar que o profissional capacitado sempre encaminhará a cliente ao médico competente se verificar algo mais grave. Todavia, a caspa se mostra um dos distúrbios principais com tratamento por estes profissionais.

Sendo assim, com a identificação pelos flocos brancos que têm queda fácil a partir do couro cabeludo, e a localizada coceira, pode ser gerada pela gordura excessiva ao se alimentar, uso dos produtos químicos, por exemplo. Também a inapropriada produção de hormônio e o estresse.

Banho de água muito quente, nesse sentido, pode agravar o caso. Nestas situações, podem ser aplicados sabonetes especiais a transformar adstringência da cabeça. Ou uma opção é a argila branca, visto que pode promovendo peeling, e retirar células mortas em relação ao couro cabeludo, com ativação da circulação sanguínea.

Terapia Capilar: Seborreia

A seborreia por outro lado, é uma mudança do funcionamento do couro cabeludo das glândulas sebáceas. Então, cabelo oleoso e pesado contribui também para formar micro-organismos gerando irritação na região.

Ainda mais a seborreia geralmente surge aliada com queda do fio e caspas. Para solução da questão, no entanto, há muitas alternativas como tratamentos com argila e especiais esfoliações.

Nesse sentido a queda dos fios, pode surgir pelos processos como infecção, envelhecimento natural, enfermidades de tireóide, estresse e anemia. Juntamente com a síndrome dos ovários policísticos, remédios, regimes de emagrecimento, geralmente é também tratada usando laser.

Terapia Capilar: Fotobioestimulação a Laser

Logo, é usada a denominada fotobioestimulação a laser, sendo um dos poucos métodos eficientes comprovadamente em relação à queda. O tratamento não causa dor e também tem funcionamento, já que faz o organismo enviar mais nutrientes aos fios de cabelo e sendo assim, ocasionando o fortalecimento do cabelo.

No caso da oleosidade, juntamente com o excessivo ressecamento, a orientação é para hábitos da rotina. Para cabelo muito oleoso, alimentação se caracteriza um dos pontos principais para análise. Oleosidade pode ainda ter origem emocional. Assim é fundamental o tratamento de dentro para fora.

Sobre cabelo muito seco, é destaque o costume ao lavar. Se é lavado o cabelo todo momento, provavelmente sofrerá do ressecamento. E é necessário selecionar shampoo adequado e manter os fios hidratados.

Resultados são bastante satisfatórios, porém, há alerta. A depender do caso, é preciso se conscientizar, que se o tratamento for interrompido, o capilar, a questão pode retornar. Não se pode aguardar que o terapeuta fará laser uma vez apenas e nunca mais necessitará fazer algo.

Vantagens da Terapia Capilar

Terapia capilar consiste nos métodos para prevenir e tratar enfermidades associadas com couro cabeludo e fios, ao tentar minimizar agressão externa e correção de desequilíbrios eventuais gerados pelo procedimento químico.

Principais tratamentos para terapia capilar são massagem capilar, máscara de argila, fotobioestimulação, e peeling capilar. Selecionar o método para uso vai depender do diagnóstico.

Tal diagnóstico deve ser realizado de modo preferencial pelo médico tricologista, já que faz inclusão da execução dos exames de sangue, exclusão das enfermidades auto-imunes e infecciosas, e tricoscopia do couro cabeludo.

Terapia Capilar :

Em suma, a terapia é apontada para a pessoa que quer melhora do aspecto do cabelo, que sofre com os quebradiços, opacos, porosos, entre mais. Ou até para tratar caspa (a dermatite seborreica), sensibilidade do couro cabeludo e coceira.

– Massagem Capilar

Massagem capilar se caracteriza método complementar oferecendo ativação para circulação local por meio do estímulo mecânico. Em associação a esta massagem se pode usar máscaras apropriadas para impermeabilizar fios, e simultaneamente, nutrir o couro cabeludo, sem que fique com aspecto oleoso e pesado.

– Máscara de Argila

Máscara de argila pode ter indicação em muitos casos. Para pessoas que têm bastante descamação como seborréia, caspa, ou psoríase, se pode utilizar argila rosa e verde. Tais produtos possuem propriedades secativas e são capazes de administrar atividade para glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo.

– Fotobioestimulação

Em síntese, o laser de baixa fluência e LED da luz vermelha se mostram métodos que não são invasivos, contribuindo para força, qualidade, e espessura do cabelo. E tem ação antiinflamatória, acelera crescimento do epitélio e divisão celular. Todos os efeitos citados somados ocasionam redução da queda e fase anágena maior, que é a fase do crescimento do cabelo.

– Peeling Capilar

Neste caso, o peeling capilar é o método para esfoliar, em que o shampoo com microesferas é utilizado. Este shampoo é friccionado pelo couro cabeludo, junto com massagem, a retirar células mortas e impurezas. Isto torna a circulação mais ativa e ambiente mais limpo, a promover mais saúde em crescimento do cabelo.

Sendo assim, existem hábitos simples que dão resultado no cuidado com o cabelo. Então a dica é ingerir carne, leite e ovos, pois são fontes de proteína, essencial ao cabelo. Os cereais integrais são alimentos ricos nas vitaminas do complexo B, para nutrição do couro cabeludo.

Dessa forma, evitar alimentos gordurosos, que contribuem para oleosidade. Ainda fugir dos pentes finos, pois quebram a fibra capilar. Não dormir com o cabelo molhado, e não usar elásticos desencapados para que os fios não sejam enfraquecidos.

Enfim, vamos para algumas dicas:

Vichy Dercos Shampoo Antioleosidade Cabelos Oleosos 200ml

Purifica o couro cabeludo e a fibra capilar. Complexo anti-sebo exclusivo, que permite purificar o couro cabeludo e eliminar o excesso de oleosidade em todo o comprimento da fibra. Limpa intensamente o couro cabeludo e retarda o aparecimento de oleosidade.

Ada Tina Shampoo Amplexe Anticaspa Resistente 200ml

Amplexe Anticaspa Resistente é um potente shampoo anticaspa para o tratamento da caspa resistente, que limpa profundamente os cabelos inibindo a formação da caspa já nas primeiras aplicações. Amplexe Anticaspa reduz a descamação, o prurido (coceira) e a oleosidade do couro cabeludo, sem ressecar os cabelos.

Vichy Shampoo Anticaspa Esfoliante Dercos Micro Peel 200ml

Graças à combinação de ativos poderosos Dercos Micro Peel é um shampoo esfoliante que elimina a caspa visível. Purifica o couro cabeludo e o cabelo. Para homens e mulheres com caspas grandes, amareladas, espessas e aderentes ao couro cabeludo e acompanhadas por hiperseborreia. O shampoo esfoliante Dercos Micro Peel elimina com eficiência as caspas, inclusive aquelas mais aderentes. Resultados significativos na redução da caspa desde a primeira semana de uso.
Recrexina Hfsc 100% 500 Mulher X10

Recrexina HFSC 100% 500 Mulher é um dermocosmético de uso tópico que contém ingredientes patenteados, que favorecem o crescimento dos cabelos. Uma parte dos ingredientes patenteados (Cysteine, Lysine, Glycoprotein e Stem-Engine) está inserida em veículos específicos que permitem sua liberação gradual e contínua no couro cabeludo. Cada produto contém 10 ampolas, cada ampola de Recrexina HFSC 100% 500 contém 3,5ml.

Stephen Knoll Nuance Arrange Creme Trat. Cabelo Liso 80g

Stephen Knoll Nuance Arrange Treatment Cabelo Liso desembaraça, nutre e prepara para a criação de penteados. Stephen Knoll Nuance Arrange Treatment Cabelo Liso promove condicionamento e proteção contra o frizz, raios UV e o calor de pranchas, secadores e modeladores.  Ação Agentes condicionantes, silicone e proteção solar: criam uma película que protegem os fios contra a umidade e a ação de agentes externos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA