4 Ativos Potentes que a Sua Pele Vai Amar
4 Ativos Potentes que a Sua Pele Vai Amar
16 de julho de 2019
Pele Mista, Quais cuidados devo ter?
18 de julho de 2019

Pele Oleosa – Os Perigos do Álcool em Excesso

Compartilhe com um amigo(a)








Enviar

É comum beber uma cerveja bem gelada na noite de sábado para se divertir, mas, além de sintomas mais evidentes, a ingestão de álcool deixa a pele oleosa, e gera malefícios à pele, como ressecamento, envelhecimento precoce, e agravamento da rosácea, dermatite, psoríase.

Danos do Álcool para Pele

Para quem já notou que o álcool deixa a pele oleosa, essa situação não é coincidência, pois os tecidos do corpo que servem para metabolizar álcool de forma correta, perdem água. Desta forma, a sua ingestão exagerada tende a criar desidratação da derme, que de início, fica sem vida, e na sequência, à compensação desta falha, inicia a produção em dobro de oleosidade, o denominado efeito rebote.

            O corpo é formado por cerca de mais 70% de água, por isso sua presença é de extrema importância ao funcionamento adequado do corpo. Ingerir álcool afeta reserva de água do organismo, já que para metabolizar uma molécula do álcool etílico, processo parecido com o da digestão, são exigidas 9 moléculas da água.

            Portanto, se não existir água suficiente, ela passa a ser extraída dos tecidos periféricos. A perda da água atinge a pele, reduzindo viço e favorecendo a descamação e ressecamento. Álcool etílico é um dos motivos pelos quais tantas pessoas sofrem de pele avermelhada após o consumo, porque a substância é vaso dilatadora.

            Na expansão dos vasos sanguíneos, oleosidade e rosácea da pele se acentuam. Além disso, a substância é capaz de estimular produção dos radicais livres, que têm contato com células saudáveis do organismo e danificam sua estrutura, gerando flacidez e envelhecimento precoce.

Minimizar Danos das Bebidas Alcoólicas na Derme

Estudos apontam que determinadas quantidades de algumas bebidas podem ser interessantes para o corpo saudável. Porém essas doses variam de acordo com a idade, o sexo, e outras condições do corpo. Para que seja possível se divertir e desfrutar de bons drinks, algumas dicas são importantes, visto que o álcool deixa a pele oleosa.

            Beber água ou água de coco é recomendado. Pois, se o álcool vai roubar água do corpo, essa ação irá impedir que a reserva seja abalada. Assim, hidratar-se conforme ingere bebidas alcoólicas é a primeira dica para solucionar esse problema. Mais uma dica é consumir alimentos leves, pois não é novidade que o consumo equilibrado auxilia na saúde da derme. Além disso, comer alimentos de digestão fácil induzem o corpo eliminar álcool mais rapidamente.

            Mais uma indicação é borrifar água ou usar compressas de chá gelado. O chá de camomila, e a água termal, por exemplo, podem ser amigos da derme, que após a bebedeira, carece da hidratação e parece inchada. É aconselhável conservar a água termal na geladeira, e borrifar pelo rosto, para, dessa forma, somar a sensação de frescor à hidratação. 

água termal para pele oleosa
La Roche-Posay Agua Termal 300ml

A água Termal, da La Roche-Posay, é rica em nutrientes e compostos antioxidantes. Além de acalmar e suavizar todos os tipos de pele, suas propriedades rejuvenescem a pele e agem como anti-inflamatórios.

Detox para Pele Oleosa!

Para conferir um descanso ao rosto, e assim, evitar manchas, rugas e inflamações, a dica é investir em detox para o rosto. Além dos bons hábitos alimentares, é importante aderir às máscaras faciais de argila e colocar o sono em dia, pois essas ações apresentam milagres para a derme. São várias as formas para limpar os poros e renovar a derme através de medidas práticas e simples.

            Por exemplo, fazer a máscara de argila a cada 15 dias é uma opção de detox. Principalmente quando se trata do detox completo, argila vermelha, preta e verde já se destacam como opção de maior indicação ao rosto exatamente por apresentarem propriedades antisépticas, antioxidantes e adstringentes, todas com capacidade de limpar sujeiras e toxinas para fora de poros. E oferece sensação de pele fresca e iluminada logo depois de usar.

argila verde para pele oleosa
Panizza Pote Argila Verde 200g

A Argila Verde ou Montemolinorita – De origem francesa, sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. De pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, anti- séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acneicas e em produtos para cabelos oleosos.

            Para que a rotina de cuidados seja realizada da maneira correta, o recomendado é que a aplicação da máscara de argila seja feita a cada 15 dias, pois este é o intervalo perfeito para permitir que a pele respire tranquilamente e renove-se a cada uso.

Descanso para Pele!

            Contudo, é importante lembrar de priorizar também o descanso do rosto por meio do sono. Dormir é essencial para a pele. Se não tiver uma noite de sono tranquila, em torno de 7 horas diariamente, as taxas do hormônio ligado com estresse aumentam, dessa forma, o corpo inicia formação dos radicais livres que muito comprometem elasticidade da face, gerando linhas de expressão, rugas, espinhas, olheiras. Portanto, é essencial descansar bem, sem correr riscos.

            Mais uma ação recomendada é consumir mais água pelo dia. A hidratação é fundamental para ter pele saudável e iluminada, porém, o uso de cremes hidratantes apenas não é suficiente. A dica para limpeza do corpo e para equilibrar taxas de água nas células é beber a água em si. O adequado é beber aproximadamente 2 litros de água diariamente.

            E são muitas opções, água de coco e água para começar. Mas há vários sucos e vitaminas, para todos os gostos. Não é apenas a pele que agradece, mas todo o organismo.

Alimentação – essencial para a pele oleosa

            No caso da alimentação, a dica é reduzir o consumo de gordura e açúcar no dia a dia. Açúcares e mais alimentos gordurosos também são vilões à pele. O ideal para escapar de processos inflamatórios e mais questões é equilibrar rigorosamente a alimentação, para alcançar esse objetivo é essencial reduzir a ingestão  de frituras e doces.

Venha conhecer nossa loja virtual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.