Um Blog de Saúde!

Unhas amarelas: Saiba as causas e tratamentos

cuidando de unhas amarelas

A síndrome da unha amarela é uma doença rara da unha, que é geralmente acompanhada de linfedema (inchaço de partes do corpo causadas por obstrução ou danos à drenagem do sistema linfático). Também pode ser associado a derrames pleurais recorrentes (coleção de líquidos no espaço em torno dos pulmões) e, menos comumente, bronquiectasia (crônica, dilatação anormal dos brônquios nos pulmões), bronquite crônica e sinusite. As unhas amarelas também podem ser causadas pela nicotina do cigarro.

Quais são os sinais e sintomas das unhas amarelas?

Síndrome das unhas amarelas maioria das vezes começa na meia idade, embora uma condição semelhante é também descrita em crianças mais novas. O problema das unhas amareladas não está limitado apenas às unhas, podendo mostrar sinais em várias outras partes do corpo.

Alterações nas Unhas

Todas as unhas podem ser afetadas. As unhas tem crescimento lento ou parecem ter parado de crescer, também tornando-se mais espessas e tomando uma cor amarela ou amarela-esverdeada pálido com bordas ligeiramente mais escuras. As unhas podem ganhar uma ondulação, além da perda da cutícula. A unha pode sofrer da onicólise, que é o descolamento da unha do leito ungueal.

Alterações no Corpo

Inchaço ocorre em cerca de 80% dos doentes e, mais frequentemente, afeta as pernas. Os sinais de inchaço geralmente ocorrem após alterações das unhas aparecerem e podem não ser vistos por alguns meses. Menos frequentemente, o inchaço pode afetar as mãos, rosto ou genitais.

Alterações Respiratórias

Os derrames pleurais ocorrem em cerca de 36% dos pacientes. Em cerca de 30% dos pacientes, o sintoma inicial está relacionado com efusões pleurais. Os pacientes muitas vezes tem um histórico de ataque recorrente de bronquite, sinusite crônica e pneumonia.

O que causa a síndrome da unha amarela?

A causa da síndrome da unha amarela é desconhecida. No entanto, verifica-se em pacientes com bronquiectasia crônica ou sinusite, efusões pleurais, malignidades internas, síndromes de imunodeficiência, e artrite reumatoide. Em alguns casos, a anomalia linfática pode ser congênita (ocorre durante o desenvolvimento), mas na maioria é provavelmente relacionada com as outras condições associadas, incluindo aqui a nicotina do uso de cigarros.

O tratamento para unhas amareladas está disponível?

Os pacientes devem receber tratamento médico adequado para os seus sintomas respiratórios e edema.

Alterações nas unhas uma vez estabelecidas são geralmente permanentes, embora reversão completa para unhas normais ocorre em alguns casos. Tratamento de unhas inclui solução tópica de vitamina E e itraconazol oral. Alguns estudos têm mostrado que a suplementação nutricional com vitamina E parece ser eficaz no controle da síndrome da unha amarela, por razões ainda desconhecidas. Os suplementos de zinco também tem sido usados, mas não é claro se são eficazes. Itraconazol e fluconazol são agentes antifúngicos orais. Tem-se observado que eles parecem acelerar a taxa de crescimento das unhas, que pode ser benéfico na síndrome da unha amarela, mesmo que não seja causada por uma infecção fúngica.

Um clínico geral será capaz de fazer um diagnóstico diferencial e encaminhar o paciente para o atendimento apropriado. O que você não pode fazer é achar que a unha amarelada é apenas uma mudança estética e que não demanda sua atenção. Você deve encarar a unha amarelada como um sintoma de problemas que precisam de sua imediata atenção.

É de extrema importância que você não comece qualquer tratamento sem antes se consultar com um médico. Isso porque o tratamento que você estiver fazendo por conta própria pode mascaras alguns dos sintomas que são essenciais para o médico fazer um diagnóstico correto de seu problema.

Fonte: Dermaweb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA