Um Blog de Saúde!

Tudo Sobre Estresse

Desde os menores desafios para crises maiores, o estresse faz parte da vida de todos. E enquanto não pode sempre controlar as circunstâncias, pode controlar como responde a elas.

            Quando ele se torna impactante, ou for crônico, pode pesar sobre o bem-estar. É o motivo de ser importante ter meios para aliviar o estresse de forma efetiva que possam acalmar a mente e corpo. Logo em seguida terá 10 dicas simples para ajudar a controlar e reduzir os níveis de estresse:

1 – Evitar Cafeína, Álcool e Nicotina

            Evitar ou ao menos reduzir, o consumo da nicotina e quaisquer bebidas contendo cafeína e álcool. A cafeína e nicotina são estimulantes e assim vão aumentar o nível de estresse ao invés de reduzir.

            O álcool é um depressivo quando tomado em quantidades grandes, mas atua como um estimulante em quantidades menores. Assim, usar álcool como uma forma de aliviar não é útil.

            Trocar as bebidas com cafeína e álcool por água, chás de erva, ou sucos de fruta natural diluída e visar manter-se hidratado já que isso permitirá que o corpo lide melhor com estresse.

            Deve também procurar evitar ou reduzir a ingestão de açúcares refinados, eles são contidos em muitos alimentos fabricados, e podem causar problema em energia que pode levar à sensação de cansaço e irritabilidade. No geral, tentar comer uma dieta nutritiva, saudável, e bem balanceada.

2 – Fazer Atividade Física

            As situações estressantes aumentam o nível de hormônios do estresse como adrenalina e cortisol no corpo. Estes são os hormônios de luta ou fuga que a evolução impregnou no cérebro em que são elaborados para proteger as pessoas do dano imediato corporal quando sob ameaça.

            No entanto, o estresse na época moderna é raramente remediado por uma resposta de luta ou fuga, e assim o exercício físico pode ser usado como um substituto para metabolizar os hormônios do estresse excessivos e restaurar o corpo e mente para um estado mais calmo e mais relaxado.

            Quando sentir estresse e tensão, seguir para caminhar no ar fresco. Tentar incorporar alguma atividade física na rotina diária em base regular, antes ou após o trabalho, ou na hora do almoço. A atividade física regular também melhorará a qualidade do sono.

3 – Dormir Mais

            A falta de sono é uma causa significativa de estresse. Infelizmente, o estresse também perturba o sono, já que os pensamentos se mantêm na mente, não deixando relaxar o suficiente para adormecer. Ao invés de depender da medicação, a dica é maximizar o relaxamento antes de ir dormir.

4 – Tentar Técnicas de Relaxamento

            A cada dia, tentar relaxar com uma técnica de redução de estresse. Há muitos caminhos tentados e testados para reduzir, assim experimentar algumas e verificar o que funciona melhor para si.

5 – Conversar com Alguém

            Simplesmente conversar com alguém sobre como se sente pode ser útil. Conversar pode funcionar por distrair dos pensamentos estressantes ou liberar alguma tensão acumulada por discutir isso.

            Estresse pode atrapalhar o julgamento e impedir de ver as coisas com clareza. Conversar sobre as coisas com um amigo, colega de trabalho, ou mesmo um profissional treinado, pode ajudar a encontrar soluções para o estresse e colocar os problemas em perspectiva.

6 – Manter um Diário de Estresse

            Manter um diário de estresse por algumas semanas é uma ferramenta de gestão de estresse eficiente já que ajudará a ficar mais consciente das situações que causam o estresse.

7 – Assumir Controle

            O estresse pode ser desencadeado por um problema que pode superficialmente parecer impossível de resolver. Aprender como encontrar soluções aos próprios problemas vai ajudar a se sentir mais em controle, assim reduzindo o nível de estresse.

8 – Controlar o Próprio Tempo

            Por vezes, as pessoas se sentem sobrecarregadas com as listas de tarefas e isso é uma causa comum de estresse. Aceitar que não pode fazer tudo de uma vez e começar a priorizar e organizar as tarefas.

            Portanto, fazer uma lista de todas as coisas que precisa fazer e listar em ordem de prioridade genuína. De fato, notar quais tarefas precisa fazer pessoalmente e o que pode ser delegado a outros fazerem. Registrar quais tarefas, a saber, precisam ser feitas imediatamente, na próxima semana, no próximo mês, ou quando o tempo permite.

9 – Aprender a Dizer “Não”, isso alivia o estresse

            Uma causa comum do estresse é ter muito que fazer e pouco tempo para fazer. E ainda nesta situação, muitas pessoas ainda vão concordar a assumir responsabilidade adicional. Aprender a dizer “não” para pedidos adicionais ou sem importância vai ajudar a reduzir o nível, e pode também ajudar a desenvolver mais auto-confiança.

10 – Descansar Quando Doente

Se não sentir-se bem, não achar que tem que seguir fazendo as coisas, deve visitar o médico e se tratar adequadamente, um descanso breve vai permitir que o corpo se recupere mais rápido, se pensar que pode estar deprimido, então é importante buscar ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA