Um Blog de Saúde!

Como Cuidar da Pele Irritada e Sensível.

Como Cuidar da Pele Irritada e Sensível

A pele sensível não é uma doença que o médico pode diagnosticar. É geralmente um sintoma de outra condição. A pessoa pode nem mesmo saber que tem a pele sensível até que sofra uma reação ruim a um produto cosmético, como sabão, hidratante ou maquiagem.

 

Causas para Pele Sensível

Condições que causam pele sensível são raramente graves. E se pode geralmente manter os sintomas sob controle com algumas mudanças simples ao cuidado de rotina da pele.

As principais causas para pele sensível e irritada são:

– pele seca

– eczema

– dermatite de contato irritativa

– dermatite de contato alérgica

– rosácea

– urticária de contato

– urticária física

– fotodermatoses

– mastocitose cutânea

– prurido aquagênico

 

Cuidados com a Pele Seca

A pele fica seca quando perde muita água e óleo. Isso pode causar coceira na pele, descamação, casca, aspereza ao toque, sangramento e rachadura, aparência avermelhada e pálida.

A pele seca pode acontecer em qualquer parte do corpo, mas é particularmente comum nas mãos, pés, braços, e canelas.  É possível tratar pele seca por retornar a hidratação às áreas afetadas.

Aplicar um creme hidratante ou pomada 2 a 3 vezes por dia vai ajudar a restaurar a hidratação e evitar a pele de secar no futuro. Tentar usar um hidratante sem fragrância que seja elaborado para pessoas com pele sensível.

Para quem tem pele seca, a rotina de cuidado com a pele deve focar em reter a hidratação. Para limpeza, usar um produto livre de sabão e suave, que não vai eliminar os óleos saudáveis.

E para hidratar, cuidado especial para rosto, corpo e mãos. Para o rosto, um hidratante em creme, sem fragrância e suave, pode ajudar a reter a hidratação e proteger a pele pelo dia todo.

No corpo, tentar um óleo natural que não vai irritar a pele. E para mãos, estas são extremamente vulneráveis ao ar seco do inverno. Mantê-las macias com um hidratante poderoso.

 

Produtos e Ingredientes para Pele Irritada e Sensível

Há muitos ingredientes de cuidado com a pele, naturais ou não, que podem ser eficientes quando se trata de acalmar a pele. A recomendação de dermatologistas é procurar por produtos com aloe, já que aloe é conhecido por suas propriedades calmantes e curativas.

Aveia coloidal é outro ingrediente que pode ser muito bom para acalmar a pele e aliviar a coceira, porque supre com antioxidantes. É também considerada a reduzir a vermelhidão e inflamação.

Os óleos de jojoba e azeite são interessantes, já que têm propriedades calmantes. Como um benefício adicional, os óleos também contêm antioxidantes e ácidos graxos que podem ajudar com anti-envelhecimento.

A soja é outro ingrediente para buscar, contém uma variedade de componentes ativos que ajudam a restaurar a função e hidratar, oferecem antioxidantes, e suaviza a pele.

É claro, há também alguns ingredientes de cuidado com a pele e calmantes que são apenas disponíveis com prescrição. Estes ingredientes podem não ser corretos para todos, e deve sempre consultar o dermatologista para se informar, se acha que precisa de mais do que apenas ingredientes naturais.

Um ingrediente assim é clindamicina, tem efeitos antiinflamatórios, acalma a irritação que pode piorar a acne. E também interrompe certo tipo de bactéria de se multiplicar.

Ácido azeláico é outro ingrediente que acalma a inflamação que causa rosácea e inchaço por diminuir o inchaço e vermelhidão na pele. E também ajuda com produção de célula da pele e ajuda a eliminar acne.

 

Dicas para Cuidar da Pele Sensível e Irritada

Quando sofrer com a pele sensível, pode parecer que tudo irrita. Mas com algumas mudanças no estilo de vida, é possível ver melhoria significativa. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar qualquer um com pele sensível:

– tomar banhos curtos de 5 a 10 minutos com água morna, e não quente

– evitar adstringentes e esfoliantes pesados

– usar um sabão livre de fragrância e suave

– usar óleos essenciais ao invés de perfumes

– usar um sabão de roupa que seja livre de fragrância e leve

– tentar usar produtos de limpeza orgânicos

– sempre usar um creme ou gel para raspar os pelos

– secar-se com cuidado com leves batidas, ao invés de esfregar, e aplicar o hidratante imediatamente

– testar novos produtos em área discreta da pele ao menos um dia antes de tentar uma aplicação total

 

Quando É Preciso Consultar o Médico?

Há muitas condições diferentes que podem causar sensibilidade da pele. Algumas exigem tratamento mais diligente e sério do que outras. Se suspeitar que a condição da pele envolva uma resposta alérgica, deve considerar visitar médico de alergia.

Embora sejam raras, as reações alérgicas podem causar uma condição que ameaça a vida, conhecida como anafilaxia. Procurar atenção médica imediata se começar a sofrer de:

– dificuldade ao respirar

– problema em engolir

– inchaço da boca, garganta ou rosto

A maioria das pessoas com pele sensível pode tratar sua condição em casa. Isso normalmente envolve identificar o produto ou substância que está irritando a pele e encontrar uma forma de evitar.

Se os sintomas não melhoram, uma visita ao dermatologista é importante. O dermatologista pode inserir a pessoa em uma rotina de cuidado com a pele adequada que vai manter saudável e bonita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA