Um Blog de Saúde!

Afinal, o que são parabenos?

Vemos constantemente nos rótulos e nas descrições de produtos a expressão “sem parabeno”. Mas afinal, você sabe o que são parabenos e porque eles são considerados prejudiciais a saúde?












Assim como os alimentos, os cosméticos precisam ser conservados para evitar a proliferação de micro-organismos e consequentemente a contaminação do produto.  Parabenos são conservantes sintéticos de baixo custo que se tornam muito utilizados pela indústria na fabricação de cremes hidratantes, protetores solares, shampoos, maquiagens, esmaltes  e etc. Os tipos mais comuns são o metilparabeno, propilparabeno, etilparabeno e o butilparabeno.

Porém, foi descoberto em algumas pesquisas que os parabenos possuem a estrutura química semelhante ao hormônio feminino estrogênio. Quando absorvido é interpretado pelo nosso sistema endócrino como o próprio estrogênioAlguns indícios apontam que o excesso desse hormônio no organismo pode gerar problemas como: depressão, ansiedade, retenção de líquidos, falta de concentração e podendo até causar câncer de útero e de mama e em gestantes, pode ser responsável pela má formação do feto. 

Muitos estudos foram realizados, mas os resultados ainda são controversos. Apesar de muitos países terem banido essa substância, no Brasil ainda é permitido, mas muitas marcas deixaram de usar e facilmente pode-se achar produtos que não os utilizam como conservantes.  

Apesar de não ter seus malefícios 100% comprovados é importante evitar ao máximo o uso de produtos com parabenos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA