Vemos constantemente nos rótulos e nas descrições de produtos a expressão “sem parabeno”. Mas afinal, você sabe o que são parabenos e porque eles são considerados prejudiciais a saúde?
Assim como os alimentos, os cosméticos precisam ser conservados para evitar a proliferação de micro-organismos e consequentemente a contaminação do produto. Parabenos são conservantes sintéticos de baixo custo que se tornam muito utilizados pela indústria na fabricação de cremes hidratantes, protetores solares, shampoos, maquiagens, esmaltes e etc. Os tipos mais comuns são o metilparabeno, propilparabeno, etilparabeno e o butilparabeno.
Porém, foi descoberto em algumas pesquisas que os parabenos possuem a estrutura química semelhante ao hormônio feminino estrogênio. Quando absorvido é interpretado pelo nosso sistema endócrino como o próprio estrogênio. Alguns indícios apontam que o excesso desse hormônio no organismo pode gerar problemas como: depressão, ansiedade, retenção de líquidos, falta de concentração e podendo até causar câncer de útero e de mama e em gestantes, pode ser responsável pela má formação do feto.
Muitos estudos foram realizados, mas os resultados ainda são controversos. Apesar de muitos países terem banido essa substância, no Brasil ainda é permitido, mas muitas marcas deixaram de usar e facilmente pode-se achar produtos que não os utilizam como conservantes.
Apesar de não ter seus malefícios 100% comprovados é importante evitar ao máximo o uso de produtos com parabenos.