Um Blog de Saúde!

Pele Irritada – Como Acalmar Contra Calor

pele irritada

Acordar com vermelhidão e irritação no rosto após suar muito em noite quente, ou sair em tempo quente e voltar com rosto inflamado e vermelho, essas situações podem ser comuns. É importante saber como acalmar a pele irritada para evitar surto.

Algumas maneiras fácies para manter a pele feliz e calma:

  • Evitar o sol.
  • Aplicar água fria ou gelo.
  • Diminuir o estresse.
  • Beber muita água.
  • Evitar produtos pesados.
  • Usar gel aloe vera.
  • Entender o que irrita.

Evitar o sol

É muito importante se afastar do sol, pode fazer a situação agravar se a pele já estiver inflamada. Ficar em ambiente interno tanto quanto possível e aplicar protetor solar antes de sair. Usar uma fórmula não pegajosa de protetor solar que não vai agravar e usar óculos de sol.

Aplicar água fria ou gelo

A maneira mais fácil de acalmar a pele inflamada, irritada e quente é aplicar gelo. É a dica mais rápida para manter a derme calma e reduzir inchaço e vermelhidão. Se tiver qualquer dor, dramaticamente vai reduzir. Fazer isso de 2 a 3 vezes por dia para melhores resultados.

Diminuir o estresse

Sabe-se que ao levar um estilo de vida com muito estresse, então isso vai aparecer na pele. Não se estressar desnecessariamente e manter assim longe as espinhas e irritação. O estresse pode até reduzir a cura da acne.

Beber muita água

Muitos se esquecem de beber água e isso pode também deixar a pele propensa para acne. Se estiver hidratado, a pele vai estar também. A regra básica é beber ao menos 6 a 8 copos de água por dia.

Evitar produtos pesados

Uma dica para quem sente que está usando muitos produtos diferentes que podem ter agravado a erupção. Fazer uma pausa de todos os produtos que estiver usando e deixar a pele equilibrar naturalmente.

Usar gel aloe vera

Este é outro produto natural que pode ser usado para diminuir inflamação e pode acalmar. Algumas pessoas são alérgicas, assim fazer um teste de trecho antes de passar na pele. Pode manter na geladeira para efeito refrescante.

Entender o que irrita

Percebeu um padrão onde se bebe álcool, come alguns alimentos ou apenas usa um produto particular que provoca irritação na derme. Então estes fatores podem ser desencadeadores e entende-los pode ajudar a evita-los.

Causas para vermelhidão no rosto

Há vários fatores, do estilo de vida, para produtos de skincare usados, para saúde. Rosácea, genética, alergia aos ingredientes do skincare, calor, exposição ao sol, álcool, comida apimentada, acne, secura, esfoliar demais, podem todos contribuir para vermelhidão.

Para descobrir o motivo de a pele estar irritada, uma visita ao dermatologista é o primeiro passo para tratar o problema. Assim, saberá que está chegando à raiz do problema, ao invés de tratar a vermelhidão arbitrariamente.

Remédios caseiros e dicas para vermelhidão facial

Quando deseja acabar com irritação e vermelhidão rápido, pode seguir para farmácia ou optar por remédios e dicas caseiras. Há várias soluções na cozinha que podem ajudar nestes casos. Como acalmar vermelhidão em casa:

  • Chá de camomila. Criar uma compressa por encharcar um pano limpo em chá de camomila para resfriar a pele. Camomila é conhecida por suas propriedades calmantes, e a compressa fria pode acalmar a pele inchada.
  • Máscara caseira de pepino. Criar uma máscara simples de purê de pepino e iogurte, para trazer alívio para pele. Ambos ingredientes no tratamento de skincare caseiro ajudam a acalmar pele irritada.
  • Máscaras prontas. Apenas aplicar as máscaras prontas com formato do rosto na pele vermelha para imediato resfriamento, efeitos calmantes. Há vários tipos para escolher.
  • Produtos de skincare hidratantes. Procurar por produtos hidratantes que contenham niacinamida para acalmar inflamação. Niacinamida é multi tarefa no skincare. Ao mesmo tempo, acalma a inflamação, uniformiza tom da pele, e ajuda a fortalecer. O ácido hialurônico pode também ser usado para dar volume e hidratar.
  • Produtos à base de vaselina para tratamento de manchas. Se tiver qualquer área ferida ou descamação, aplicar vaselina para reparar a derme.

Vermelhidão facial

Para de forma adequada tratar vermelhidão, primeiro precisa identificar o culpado. Aqui estão algumas razões comuns para a pele estar vermelha:

  • Vermelhidão relacionada com acne.
  • Secura.
  • Rosácea.
  • Dermatite seborreica.
  • Dermatite de contato.
  • Dermatite atópica ou eczema.

Vermelhidão relacionada com acne

Quanto antes puder agir sobre isso, melhor. Os peelings de ácido salicílico ou ácido glicólico podem ajudar, já que promovem rotatividade celular para remover camadas de topo da pele. Depois que as marcas de acne suavizarem, certificar-se de incorporar um creme hidratante livre de óleo para proteger a pele propensa à acne de secar sem causar mais acne.

Secura

A pele seca é muitas vezes danificada e comprometida, ou seja, a pele se torna vulnerável para infecção de microorganismos, levando à sensibilidade e vermelhidão. Para interromper a vermelhidão relacionada com secura, a sugestão é diminuir a frequência de esfoliação e reforçar a barreira da pele com umidade. Procurar por hidrantes com ingredientes eficientes formulados especialmente para pele seca.

Blog Dermadoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA