Um Blog de Saúde!

Pantenol – Benefícios do Pantenol no Skincare  

pantenol

Pantenol é um ingrediente multifuncional que seria útil na maior parte das formulações de skincare. Sua eficiência foi substanciada em vários periódicos revisados. A forma ativa biologicamente do pantenol, d-pantenol, é o álcool estável análogo da vitamina B5, ácido pantotênico, e é rapidamente convertido em vitamina B5 ( pantotenato) no corpo.

Ácido pantotênico está presente em todas as células vivas e atua como um componente essencial nutricional devido ao seu papel na formação de acetil-coenzima A nos estágios iniciais do metabolismo.

O papel principal de acetil-coenzima A é oferecer ácido acético ativado no ciclo do ácido cítrico. Isso produz dióxido de carbono, água, energia. Coenzima A também transfere para outras moléculas, para ajudar na produção de esteróides e a síntese de ácidos graxos. Coenzima A também ajuda o corpo no detox de substâncias estranhas.

Durante a preparação sintética do pantenol, a mistura racêmica é formada. Atividade biológica ocorre apenas para D-pantenol, métodos da literatura para síntese de apenas D-pantenol existem. Para uso cosmético, pantenol pode ser obtido na forma D ou como a mistura racêmica.

D-pantenol é um líquido transparente muito viscoso na temperatura ambiente. No entanto, DL-pantenol e sais do ácido pantotênico são pós brancos. Ambas as formas são solúveis na água, álcool, propilenoglicol, éter, clorofórmio, e ligeiramente solúvel em glicerina.

Benefícios do pantenol

São os benefícios:

  • Repara e fortalece o cabelo danificado, engrossa os fios, diminui pontas duplas e aumenta a força do cabelo.
  • Estimula cura de ferimento. Sinergia com óxido de zinco é apontada.
  • Melhora o reparo de barreira da pele e reduz inflamação após irritação induzida por lauril sulfato de sódio.
  • Atividade anti-inflamatória. Pode aumentar fator de proteção contra o sol, FPS.
  • Ele estimula a proliferação de fibroblastos dermais e pode acelerar a rotatividade celular.
  • Tem benefícios antiidade. Sinergismo com niacinamida, vitamina B3 é apontada.
  • É um hidratante penetrante. Pode penetrar e hidratar unhas e cabelo.
  • Protege lábios contra herpes induzida solar.

Skincare e Pantenol

Basta olhar rapidamente para lista de ingredientes no frasco do hidratante ou creme facial para perceber o pantenol. Não é surpresa que muitos dos produtos hidratantes incluem pantenol. É também conhecido como pró-vitamina B5, é a forma de álcool da vitamina B5. Uma vez aplicado topicamente, ele é rapidamente absorvido pela pele e converte em vitamina B5, tomando efeito como um ingrediente hidratante.

Embora pantenol seja eficiente como hidratante, porque é muito versátil, é principalmente usado como umectante que retém e liga não apenas umidade, mas outros ingredientes hidratantes.

São os benefícios no skincare:

  • Hidratação.
  • Antiinflamatório.
  • Cura ferimentos.
  • Bom para as unhas e cabelo também.

Hidratação

Principalmente como um ingrediente hidratante, pantenol hidrata a derme. Como umectante, atrai umidade para pele e retém água na mesma, permitindo a derme produzir umidade e hidratar a partir do interior. Outros umectantes que pode ter familiaridade incluem ácido hialurônico e glicerina.

Devido à barreira protetora da pele que o pantenol cria, diminui o risco de desidratação e secura a partir da evaporação e previne perda natural de água ao longo do tempo. Não apenas é importante para hidratar usando produtos profissionais de skincare, mas é também crucial para a derme ganhar resiliência por adquirir habilidades de produzir umidade no longo prazo.

Antiinflamatório

A natureza hidratante do pantenol também contribui para atributos antiinflamatórios. Se a pele for seca, se torna sensível conforme perde a barreira de umidade que protege do estímulo externo. A pesquisa médica mostrou que ele foi eficiente contra vermelhidão e irritação induzida por UV. Pantenol funciona como um protetor para pele que diminui coceira e irritação causada por estímulo externo. É também um fato conhecido que pode ainda suavizar a derme por atrair água.

Cura ferimentos

Pantenol pode também ajudar na cura de ferimentos. Aqueles que estão sofrendo batalha sem fim contra acne e cicatrizes de acne vão aproveitar. O ferimento sempre cura a partir do interior nas camadas profundas da pele. Assim é necessário para a mesma não apenas se defender do estímulo externo, mas também começar o processo de cura a partir do interior.

As células que foram provadas eficientes para oferecer mais resiliência e flexibilidade para a pele são também encontradas nele. Uma dosagem diária de pantenol vai definitivamente melhorar a pele e textura. Se usá-lo com vitamina C, que é também famosa por ajudar a produção de colágeno, pode aproveitar de todos seus benefícios e melhorar o processo de cura da derme.

Bom para os fios e unhas também

Pantenol é também bom para o cabelo e unhas. O cabelo e unhas são feitos de proteína queratina. São percebidos fios mais finos e unhas rachadas quando o cabelo ou unha perde proteína devido ao estímulo externo. Se há pontas duplas ou ocasionalmente tem unhas rachadas, tentar usar um produto que o contenha.

Muitos dos produtos para unha e fios contêm pantenol, mas se não tiver um produto próprio, tentar aplicar um pouco restante do produto de skincare de pantenol após ter aplicado na pele.

Blog Dermadoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA