Hidratantes – Como Escolher para o Tipo de Pele

Hidratantes – Como Escolher para o Tipo de Pele
Compartilhe com um amigo(a)








Enviar

Hidratante é um creme para aplicar dia e noite como parte da rotina de skincare. Um creme facial geralmente aplicado no rosto e pescoço após o banho como o último passo no skincare.

Loção e hidratante – Qual é a diferença?

Hidratantes e loções são produtos hidratantes para pele, mas não são intercambiáveis. As diferenças chaves entre os dois incluem:

  • Aplicação: hidratantes são geralmente cremes faciais. Loções, enquanto tecnicamente um tipo de hidratante, hidratam o corpo.
  • Espessura: um creme facial tende a ser mais grosso do que a loção corporal. As loções corporais têm um teor de água mais alto, assim podem ser facilmente espalhadas pela superfície mais ampla de área e são facilmente absorvidas pela derme.
  • Ingredientes: loções muitas vezes têm fórmulas que contêm óleo para adequadamente hidratar a pele mais grossa do corpo. As fórmulas mais espessas de loção corporal podem obstruir poros no rosto, levando a mais erupções. E também tendem a ter mais aroma, o que pode ser irritante para pele sensível.

Hidratantes apresentam ingredientes especializados sob medida para necessidades da pele do rosto, como sensibilidade, acne ou antiidade.

4 benefícios do hidratante

Hidratante é uma parte importante de rotina de skincare e ajuda a promover derme saudável. Benefícios ao adicionar hidratante para regime de skincare incluem:

  • Hidratação: como a pele é exposta ao sol, sujeira e poluição no ar, seca. Um hidratante abastece a umidade na pele, aumentando hidratação e deixando mais macia. O hidratante pode também eliminar locais secos, vermelhidão e descamação.
  • Proteção: hidratantes com FPS, como protetor solar com FPS 30, protegem contra o sol. Hidratante também previne perda de água transepidérmica, ajudando a pele a reter sua umidade natural.
  • Brilho: hidratantes com vitamina C têm propriedades de brilho, o que pode ajudar a uniformizar tom da derme e enfraquecer manchas escuras.
  • Antiidade: hidratantes com retinol ou retinóides podem também ter propriedades antiidade.

Hidratantes – 3 tipos de hidratante

Há 3 tipos principais de hidratante para diferentes tipos de pele e necessidades. Os 3 tipos seguintes contêm ingredientes que são geralmente combinados para promover múltiplos benefícios em produto singular:

  • Emolientes: Estes são óleo e lipídio, ácido graxo, ingredientes como ceramidas, manteiga de cacau, colágeno, dimeticona, lanolina, óleo mineral, manteiga de karité, ou óleo de jojoba. Estes ingredientes melhoram a textura e aparência da derme por preencher seus vincos para deixar mais macia. Certos emolientes, como colágeno, são usados por suas propriedades antiidade e podem reduzir aparência de linhas finas e rugas. Outros emolientes como ceramidas podem ajudar a tratar eczema.
  • Umectantes: estes são ingredientes como ácido hialurônico, glicerina, ácido lático, alfa hidroxiácidos ou uréia. Eles hidratam a pele por atrair umidade do ar para outras camadas da pele, a epiderme, e estrato córneo, abastecendo a derme.
  • Oclusivos: estes ingredientes de óleo, como cera de abelha, petrolato, silicones e vaselina, fornecem vedação protetora sobre a pele para prevenir perda de umidade.

Como escolher hidratantes para diferentes tipos de pele

Os diferentes tipos de pele precisam de hidratantes faciais diferentes, que aparecem em diferentes texturas e espessura. Consultar o dermatologista para ajudar a encontrar o melhor hidratante facial.

  • Pele oleosa: o melhor hidratante para pele oleosa é com base de água, livre de óleo, como um gel, que não tem óleo. Os géis hidratantes são principalmente com base em umectante com rejuvenescedores para benefícios adicionais. Estes não oleosos, leves, são bons para pele propensa à acne.
  • Pele seca: um creme vai ser o melhor item para secura, porque sua espessura significa que vai ter sensação relativamente pesada na pele e vai levar mais tempo para secar. Um creme hidratante contém ingredientes óleo e água, umectantes que atraem a umidade e ingredientes oleosos para reter umidade.
  • Pele normal e mista: este tipo pode usar qualquer tipo de hidratante. Se a pele for normal, mas do lado seco, pode desejar utilizar um creme mais grosso. Se a pele for normal, mas no lado oleoso, um gel ou creme em gel ou de água pode ser ideal.
  • Sensível: as pessoas com tipo sensível devem procurar por hidratantes livres de fragrância que são livres de parabenos e irritantes.

Aplicação do hidratante

Ao escolher um hidratante, procurar por ingredientes chaves. Os umectantes populares incluem glicerina (ou glicerol), ácido hialurônico, propilenoglicol, uréia, sorbitol, e alfa hidroxiácidos. Em concentrações altas os alfa hidroxiácidos e uréia amolecem a camada exterior da pele, levando à esfoliação. Comuns emolientes são lanolina, óleo mineral, ceramidas, óleo de coco, dimeticona, e outros óleos vegetais. Oclusivos incluem manteiga de karité, petrolato, cera de abelha e parafina, entre outros.

O melhor momento para aplicar um hidratante é quando a derme está ainda úmida. Após usar um cleanser leve, bater levemente no rosto úmido, e então imediatamente aplicar uma camada de hidratante para reter a hidratação.

Embora um bom regime de hidratação seja um bom começo, é importante permanecer hidratado e obter nutrientes essenciais, vitaminas, ácidos graxos essenciais, que são blocos de construção para pele saudável. Evitar fumar e praticar boa proteção solar é essencial para skincare de longo prazo.

Blog Dermadoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.