Quem tem pele oleosa ou mista, normalmente considera que a maquiagem pode destacar mais ainda as características ou ficar a pele excessivamente com brilho, e isso não confere. Maquiagem não é capaz de estimular e produzir a oleosidade da derme. Entender quais são os tipos todos de cobertura pode auxiliar no momento de optar pelo tipo de base.
Em relação à maquiagem é interessante considerar que é essencial usar produtos à limpeza, para tonificar e hidratar a derme. Não adianta caprichar na maquiagem quando por baixo existe pele sem viço e mal tratada.
Escolher produtos que sejam livres de óleos e hipoalergênicos. Mais uma dica é a verificação no rótulo do produto se o mesmo é direcionado ao tipo de pele que tem, esta podendo ser normal, seca, oleosa ou mista.
A cada dia, de manhã e também de noite, é muito importante fazer boa limpeza da pele, e pela noite, remover a maquiagem inteiramente antes de ir dormir. É essencial ainda a hidratação a combater envelhecimento.
Maquiagem no caso da pele oleosa deve ser suave e leve. Dar preferência para produtos líquidos sempre, em relação à cobertura com a base e corretivo. Estes são mais recomendados por apresentar leve cobertura, sem que fique aspecto artificial e pesado para make.
A função do corretivo é corrigir pequenas imperfeições ou que as manchas sejam suavizadas que se encontram isoladas. É bom ainda usar esse produto pelo canto do nariz, olhos, boca, locais em que a pele naturalmente se mostra mais escura.
E sempre nas quantidades pequenas e usando de leves batidinhas, sem que arraste o produto. Quando se fala em cor, a do corretivo pode se caracterizar um tom mais claro em comparação com a pele.
Dicas para Pele Oleosa
Em relação as olheiras, escolha um corretivo que trabalhe também de difusor da luz, ou seja, iluminador, e que trata a área, ao irrigar ou dilatar vasos sanguíneos, com olhar iluminado, lembre-se sempre de usar um corretivo líquido.
E para que a derme seja uniformizada, aplicar base pelo rosto inteiro. Esse item pode ser também encontrado nas muitas opções, no entanto, a base mais indicada se mostra a líquida. Fazer um teste, para acertar sem erros o tom da base com o da face, e esse teste passando quantidade pequena na entre o maxilar e o pescoço, aguardar secar. Se perceber diferença na cor, trocar.
Ainda com movimentos de aplicação do produto, respeitar a malha muscular da face, assim, o produto deve ser distribuído do interior para exterior, usando movimentos ascendentes e para o pescoço, em direção de cima para baixo.
Há brilho excessivo para pele oleosa, em especial em zona T, ou seja, nariz, queixo, testa, assim o pó translúcido (solto) é importantíssimo ao controle do brilho. Para quem tem pele normal para seca, passar somente na zona T. Usar sempre na quantidade que é mais generosa, mesmo que no começo a pele aparente mais seca que o natural. Passar maior quantidade vai garantir resultado matte e vai fixar a make por tempo maior.
5 Segredos da Maquiagem para Pele Oleosa
É uma dificuldade para pele oleosa fazer durar mais a maquiagem no rosto, pois é comum a maquiagem desaparecer mais facilmente neste tipo de pele, fato contrário comparando com pele mais seca. Mas, há truques que podem auxiliar para manter a beleza sem que seja preciso ir ao espelho de tempo em tempo. Na seqüência são apresentadas 5 dicas práticas que podem acabar com o problema definitivamente.
1 – Preparar a Pele Adequadamente
Quem tem pele oleosa deve sempre aplicar tônicos e hidratantes certo para a pele, ou até mesmo um hidratante já próprio para a maquiagem. Anteriormente a começar a usar os produtos, também procurar higienizar o rosto, lavando com sabonete específico à pele oleosa.
2 – Maquiagem Apropriada para Pele Oleosa
É muito importante que os produtos aplicados sejam particulares à pele mista ou oleosa. Há muitos tipos disponíveis e geralmente são livres do óleo, a assim evitar maior brilho e possibilitando que a make dure por tempo maior.
3 – Pó Ajuda Muito
Este produto confere aspecto mais opaco para derme e representa o maior parceiro neste momento. Escolher o pó em especial na denominada zona T, que vai englobar áreas do nariz e testa que são mais oleosos naturalmente. Sempre carregar o pó compacto, deixar na bolsa para retoque se for preciso.
4 – Não Usar Cremes
Preferir produtos em bastão ou pó, evitar usar cremes. Bastão ou pó se caracterizam mais secos e auxiliarão que evite oleosidade excessiva. Isso serve para todo produto da maquiagem.
5 – Aplicação com Pincel
O pincel ajuda na aplicação da maquiagem, porém deixa um efeito bem mais pesado, o que pode prejudicar a pele oleosa, ao utilizar o pincel, uma boa escolha é passar a esponjinha tirando todo o excesso daquela maquiagem, além disso, tirar tirar o efeito de “reboco” da pele.