Um Blog de Saúde!

Qual a Diferença de Creme e Loção?

Qual a diferença de creme e loção? Os cuidados com a pele não têm relação apenas com estética, é ainda essencial para prevenção do surgimento de muitas doenças. Saber a diferença entre o creme e loção é um ponto importante esclarecido adiante.

No inverno, por exemplo, momento de desidratação mais freqüente de todos os tipos de pele, já que a umidade do ar é inferior, ou em dias muito quentes, é ainda mais relevante ter atenção com o fator de hidratação da pele.

Creme

            O creme é facilmente encontrado e um dos produtos de maior popularidade no cuidado com a pele. Sua fórmula se caracteriza espessa com quantidade alta dos ativos nutritivos e hidratantes.

            A consistência mais grossa é perfeita à pele seca. Já que o item tem capacidade de devolução da água para o rosto, que este precisa, até nas situações de severo ressecamento.

            No caso da pele oleosa, porém, é preciso ter cuidado no momento de usar creme, pois pode causar saturação do óleo no rosto e entupir poros. Para que tais problemas sejam evitados, existem específicas versões a este tipo de pele.

Loção

            A loção é menos pegajosa em comparação com o creme, e é também um pouco mais líquida, e tal versão tem absorção mais rápida em relação ao creme. Assim, tem indicação a quase todos os tipos de pele, em especial a quem possui pele normal.

            Geralmente é procurada para dias quentes, porque não deixa tão melecada a pele. Os ativos têm ação de hidratação e manter a natural umidade da pele, sendo perfeito à rotina.

Hidratantes em Creme, Gel, Loção e de Sérum

            Normalmente, essa diferença é mais à adequação para vários tipos de pele. No caso da pele oleosa, indica-se loção e gel. Para pele seca, loção e creme. E para pele normal, sérum e loção.

Importância da Pele Bem Hidratada

            A pele quando hidratada, é então mantida a barreira cutânea íntegra, impedindo surgimento de regiões de cor opaca da pele e descamação, a manter o tom natural ou bronzeado da pele durante mais tempo, sem contar impedir que infecções se instalem, as fúngicas ou bacterianas.

            Com o passar dos anos, a pele fica menos hidratada. Com o envelhecimento das pessoas, a pele fica mais fina, possibilitando evaporação da água presente ao meio externo.

E glândulas sebáceas reduzem capacidade de produzir, reduzindo quantidade do sebo pela superfície da pele (sebo tem função essencial de isolante, a reter água sob a pele), a permitir ainda, que a água chegando para superfície tenha evaporação, com pele desidratada.

Freqüência de Hidratação do Rosto e Corpo

            Para potencializar absorção do produto, ao mínimo, aplicar 2 vezes diariamente, preferencialmente depois do banho. A penetração pode ser maior através de esfoliação leve na pele, com freqüência de 1 a 2 vezes semanalmente.

            O segredo da pele bem hidratada é ingerir bastante água, sendo de 1.5 a 2 litros diariamente, e banhos rápidos, sem utilização do sabonete excessivamente, sendo a água morna para fria.

Textura Perfeita do Creme Hidratante

            A textura do creme vai depender do tipo de pele. Normalmente, cremes mais densos são orientados para pele mais seca, pois são ricos nas matérias-primas que são oclusivas, ou seja, mais oleosas, formando filme oclusivo na pele, a impedir evaporação da água.

            Cremes mais fluidos têm indicação, em especial, à pele normal a oleosa, sendo ricos nas matérias-primas umectantes, que vão retirar água da atmosfera, portanto, do ar, com atração à pele, sem contar “puxar” água da profundidade, com atração às camadas mais superficiais, hidratando a pele.

Hidratantes Especiais

            A maior parte dos hidratantes hoje tem mais substancias que fazem além de hidratar, de exemplo as vitaminas, e filtro solar. A vitamina C e E em especial, vão impedir produção dos radicais livres, essenciais ao envelhecimento da pele.

A vitamina A, popular como retinol, é capaz de estimular produção das fibras colágenas e elásticas, deixando a pele mais firme, afinando camadas mais externas, reduzindo rugas e manchas.

Filtros solares reduzem produção dos radicais livres e degradação das fibras colágenas e elásticas, que predispõem fator de envelhecimento para pele, como ainda é capaz de impedir queimadura, esta que contribui para surgimento de câncer de pele.

Sobre os hidratantes para o banho, são produtos ricos com agentes oclusivos, que devem ser aplicados pelo corpo, o chuveiro estando desligado, anteriormente ao último enxágüe, sem uso do sabonete associado ou esfregar a pele. Na seqüência é enxugada a pele, usando toalha felpuda, não esfregar, porém apenas tocar na pele, de modo a retirar excesso da água.

Muitos têm dúvidas sobre máscaras hidratantes ao rosto, se substituem o creme hidratante. Máscaras hidratantes se caracterizam produtos hidratantes apresentando concentração alta de princípios ativos no veículo muito aderente e oleoso. E funcionam a conferir hidratação intensiva à pele, contanto que na seqüência de sua retirada, não haja lavagem vigorosa da superfície cutânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA