Embora haja todos esses benefícios, esse tipo de pele é predisposto a desenvolver manchas, foliculite e excesso de oleosidade, resultando no aparecimento de acne.
Protetor solar
Predisposto à hiperpigmentação, é fundamental o uso do filtro solar; a pele negra não fica avermelhada quando passa muito tempo exposta ao sol e, por isso, nem sempre é fácil notar o quanto está sendo prejudicada. Além disso, a falta do uso de um protetor aumenta o risco de câncer de pele. Recomenda-se utilizar diariamente, com um fator de proteção 30, no mínimo.
Envelhecimento
Ser mais resistente ao envelhecimento não significa ser imune. Para prevenir-se, inclua um BB Cream em sua rotina de cuidados.
Excesso de oleosidade
A pele negra tem tendência a ser mais oleosa, aumentando o surgimento de comedões e acne. Se não tratados corretamente, estes problemas podem provocar manchas. Higienize o rosto duas vezes ao dia com sabonetes específicos para pele oleosa, preferencialmente líquidos. Isso evitará a formação de cravos e espinhas.
Manchas
Acne, queimaduras e procedimentos cirúrgicos ou estéticos, como peeling e depilação são os maiores fatores que causam manchas na pele negra. Apresentar sintomas de melasma também é comum, costumam ser causados por radiação solar, gestação ou pelo uso de anticoncepcionais. Evite produtos mais abrasivos, eles podem produzir manchas. O tratamento é mais demorado, mas é mais satisfatório.
Foliculite
A combinação do excesso de oleosidade com a presença de pelos encaracolados facilita o surgimento de pelos encravados, que podem inflamar e evoluir para uma foliculite. Muitas vezes ela é confundida com espinhas e pode causar manchas. Para evitar o problema, a orientação é fazer, semanalmente, uma esfoliação física nos locais mais afetados.
Hidratação
A pele negra requer hidratação reforçada. Por ter a epiderme mais espessa, ela é mais resistente a agressões externas. Por outro lado, essa proteção natural impede que a pele absorva corretamente os ativos hidratantes. Por conta disso, é comum que surjam pontos ressecados pelo corpo e manchas esbranquiçadas. A indicação é usar um hidratante todos os dias, especialmente nas regiões mais secas. Banhos longos e excessivamente quentes não são recomendados, assim como o uso de buchas e outros esfoliantes que possam agredir a pele e causar um ressecamento ainda maior.
Fonte: Dermaweb
Produto:
Árago – bb Cream Hidracolors Fps50 Chocolate – 60g
Produto:
Darrow – Kit Actine Protetor Solar Fps30 60ml + Sabonete Líquido 60ml Grátis Necessaire
Produto:
La Roche-posay – Lipikar Loção – 200ml