Pele Seca nas Pernas, Como Tratar?

Hidratação para Pele Oleosa
19 de dezembro de 2018
Marcas de Pele: É Possível Diminuir uma Cicatriz?
24 de dezembro de 2018

Pele Seca nas Pernas, Como Tratar?

Compartilhe com um amigo(a)








Enviar

Pele Seca nas Pernas, Como Tratar?

           
Pele seca nas pernas junto com os braços, coxas e laterais do abdômen, as canelas são uma das áreas mais comuns em que há pele seca, segundo o site Medline Plus de National Institutes of Health. Esta condição pode resultar em descamação e coceira, incomodando nos meses de inverno quando as temperaturas frias retiram a hidratação da pele. 

Causas para Pele Seca nas Pernas

            A pele seca nas pernas pode ser causada por vários fatores, incluindo o eczema ou muita freqüência de banhos, segundo The New York Times Health Guide. Outros fatores incluem envelhecimento, viver em temperatura árida ou fria e a quantidade de tempo que passa em ambientes externos.

            A pele seca é especialmente prevalente durante os meses de inverno quando as temperaturas frias e baixa umidade reduzem a quantidade de hidratação disponível para a pele, segundo University of Iowa Hospitals & Clinics.

Identificação e Tipos

            Ao esfregar as mãos sobre a pele das pernas, pode sentir mais ou menos a pele com textura. A pele muito seca vai parecer rachada, como se houvesse irregularidades na pele. A mesma também vai dar sensação de esticada nas pernas, como se alguém estivesse esticando a pele. A coceira é ainda comum na pele seca.

            Em alguns exemplos, a pele seca nas pernas pode ser um indicador de condições médicas, como dermatite atópica. A dermatite atópica pode resultar em pele avermelhada que coça bastante e mais comumente aparece nos pés e tornozelos.

            Eczema é outra condição afetando as pernas que pode causar trechos secos e escamosos na pele. Se as áreas secas da pele acontecem ao redor de varizes, esta condição é conhecida como eczema varicoso.

Tratamento para Pele Seca

            Se a pele seca da perna é condição leve, um hidratante 2 a 3 vezes por dia, especialmente após saída do banho, pode ajudar a manter as pernas hidratadas. Porque a circulação da pele pode estar afetando a capacidade de produzir hidratação, massagear esta loção pode ajudar a melhorar a circulação.

            Se a pele da perna não responde aos tratamentos simples, o médico pode prescrever um creme especial ou pomada para encorajar a esfoliação da pele e hidratação das pernas. Usando um umidificador para acrescentar umidade ao ar pode também ajudar se viver em um clima seco.

            Em alguns casos, a pele seca da canela pode indicar um problema mais grave. Isso inclui quando a secura e coceira da canela interferem com a capacidade de dormir ou se tiver arranhões na pele que não curam com o tempo. Isso pode ser um indicador que tem circulação ruim na pele.

Dicas para Cuidar da Pele Seca da Perna

            Não é incomum na perna a pele ficar seca e escamosa. O grau de secura depende dos fatores como a idade, estilo de vida, ou uma condição médica. Enquanto a pele seca tende a ser mais um problema do inverno, pode persistir pelo ano todo. Ainda, se tiver o regime de cuidado com a pele correto, não terá que esconder as pernas na temporada de sandálias e roupas curtas.

– Rotina Suave de Higiene

            Para aliviar a secura na perna e prevenir isso no futuro, evitar usar água quente e substâncias químicas fortes no banho. Elas retiram da pele suas barreiras lipídicas naturais e hidratação.

            Ao invés, usar água morna e os agentes de limpeza líquidos leves ou sabões para ajudar a reduzir o dano à pele. Além disso, tomar menos banho pode melhorar a secura e pele escamosa.

– Cremes e Pomadas Hidratantes

            Os cremes grossos e oleosos são maravilhas hidratantes para pele escamosa e seca, ao contrário de loções que tendem a conter álcool e secar a pele. Para casos severos de pele seca e escamosa nas pernas, o que pode ser causado por uma condição genética, os cremes com vitamina A, ácido salicílico e uréia podem ser muito eficientes.

            Após aplicar um hidratante, pode aplicar vaselina ou óleo mineral para reter a hidratação. Hidratar corretamente após o banho quando a pele está ainda um pouco úmida, e ao menos uma vez mais durante o resto do dia.

– Mudanças no Estilo de Vida

            O ar condicionado e ar seco podem exacerbar a secura e pele escamosa na perna, mas um umidificador ajuda para umidade do ar. Além disso, calças apertadas e as meias também removem óleos e hidratação da pele, assim, a dica é tirar logo que possível.

            Menos banho de sol ou uso de protetor solar quando estiver em ambiente externo, e não nadar em piscinas com cloro também ajudará. Se desenvolver erupção cutânea, sangramento, machucados ou os remédios caseiros não aliviarem a pele seca e escamosa, consultar o médico.

Pode ter um problema de saúde mais sério como diabetes ou psoríase. Assim, é importante não apenas o cuidado diário com a pele seca, como também estar atento para sintomas preocupantes como os citados.

Venha conhecer nossa loja virtual!

1 Comentário

  1. […] como utilizar esta ferramenta, as mulheres então enfrentam problemas cutâneos, o escurecimento e ressecamento são […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.