Lipodistrofia Ginoide é o nome técnico e correto da “celulite’, já que o termo também se refere à infecção bacteriana do subcutâneo, mas fora da esfera médica o termo já está consagrado.
A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, que se manifesta externamente através dos furinhos indesejados na e/ou em “casca de laranja”.
Tipos
Os graus de celulite são avaliados por meio da “Cellulite Severity Scale”, um método desenvolvido pelas dermatologistas brasileiras Doris Hexsel, Camile Hexsel e Taciana Dal Forno. Essa nova classificação avalia a celulite de forma mais objetiva, e já é reconhecida internacionalmente.
Essa classificação avalia as principais características clínicas da celulite, sendo elas:
- Número e profundidade de depressões;
- Aspecto das áreas elevadas da celulite;
- Presença de lesões elevadas;
- Presença de flacidez,
- Graus da antiga classificação.
Causas
Existem vários fatores para uma pessoa desenvolver celulite. O excesso de peso é um fator determinante, mas muitas mulheres que tem o peso normal, ou mesmo abaixo do normal, podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular. Então, uma mulher magra pode ter uma proporção maior de gordura e menor de musculatura, mantendo normal ou baixo o seu peso final. Este excesso de gordura, associado à ação dos hormônios femininos e alterações na microcirculação e nos e linfáticos acabará formando celulite. Existe também fatores externos como cigarro, estresse, má alimentação, poluição e falta de exercícios físicos.
Sintomas de Celulite
A celulite não é uma condição médica grave, mas pode causar desconforto nas mulheres por causa da aparência que confere à pele. A pele com celulite parece ter covinhas ou depressões. Às vezes é descrita como a casca de uma laranja. Em alguns casos, a celulite pode ser vista apenas quando a pele é comprimida. Para as celulites mais graves a pele parece acidentada, com áreas de picos e vales.
A celulite é mais comum em torno das coxas e nádegas, mas podem ser encontrada nos seios, abdômen inferior e braços.
Os casos mais iniciais são assintomáticos, mas os mais adiantados podem incluir:
Região mais fria
Endurecimento, dor e sensibilidade
Pele com aspecto irregular.
Fonte: Minha Vida
Produto indicado:
Vichy – Cellu Destock Overnight – 200ml
Indicações:
Cellu Destock Overnight é um anticelulite com textura gel-creme não oleoso e não pegajoso. Indicado para mulheres que desejam combater a celulite e a gordura localizada. Sua fórmula contém 5% Cafeína Pura, ativo consagrado no combate à celulite, Adipo-Stim™, um revolucionário complexo do extrato de inhame, extrato de gengibre e escina (ativo da castanheira da Índia), ideal para suavização da pele e melhora na aparência de casca de laranja da pele, Manteiga de Karité, que promove hidratação intensa da pele, e Água Termal de Vichy com propriedades suavizantes e fortificantes. Resultando uma pele visivelmente mais suave, aparência da celulite reduzida em 2 semanas. Gordura resistente reduzida e silhueta afinada.
Por R$132,00 em 03/11/2015 na DERMAdoctor