Um Blog de Saúde!

Queda de Cabelo – Estratégias para Prevenção

queda de cabelo

Muitos têm dúvidas sobre queda de cabelo. Cada fio de cabelo tem uma vida útil entre 2 e 5 anos. Os folículos capilares têm um ciclo de crescimento ativo, transição, e repouso. Há circunstâncias e fatores de estilo de vida que podem oferecer mais do cabelo no ciclo de repouso, durante o qual ele cai. É chamado de eflúvio telógeno.

O eflúvio telógeno pode ser um sintoma de estresse, ou pode acontecer após gravidez, como um efeito colateral de remédio, ou como resultado de uma condição de saúde subjacente. Se estiver vivenciando perda capilar que leva aos pontos sem cabelo, trechos ou perdas grandes de fios, deve visitar o médico ou dermatologista por diagnóstico.

Se a perda capilar que tem é resultado de uma condição de saúde de curto prazo ou crônica, há coisas que pode fazer para proteger o cabelo que tem. São dicas para manter os fios saudáveis e fortes.

Como prevenir perda capilar

Evitar estilização dos fios com pressão

O cabelo é flexível, mas a pesquisa mostra que o cabelo pode apenas ser esticado tanto antes de ficar permanentemente danificado. A estilização como tranças apertadas e rabo de cabelo pode colocar pressão sobre os fios do couro cabeludo e afrouxar a ligação entre o cabelo e couro cabeludo ao longo do tempo.

Queda de cabelo – Evitar ferramentas de estilização de alto calor

Usar calor para estilizar o cabelo deixa o folículo capilar desidratado e vulnerável ao dano. O secador de cabelo, chapinha, podem todos danificar as mechas ao longo do tempo.

Não tratar quimicamente ou descolorir

As químicas de tratamento capilar causam súbito e permanente dano aos folículos. Se houver preocupação sobre perda capilar, limitar uso de tintura, tratamentos de peróxido e permanentes, e mais.

Usar shampoo que seja leve e adequado ao tipo de cabelo

O propósito do shampoo é limpar os fios da sujeira e óleo excessivo. Mas muitos shampoos comerciais contêm ingredientes pesados. Após apenas um uso, podem retirar o óleo natural e ácidos grãos do cabelo que deixam ele forte e flexível. Ler os ingredientes do shampoo e comprar aquele que seja tão próximo ao natural quanto possível. Tentar trocar os produtos se tem perdido cabelo excessivo.

Queda de cabelo – Usar uma escova macia feita de fibras naturais

Usar uma escova macia com fibras que sejam naturais vai promover níveis de sebo saudáveis, o óleo, nos fios. As proteínas de queratina no cabelo são empilhadas como telhas do telhado, assim escovar gentilmente em uma direção, começando do topo e continuando pelas pontas, vai ajudar a suavizar e condicionar a cutícula capilar em nível molecular. Escovar diariamente pode também auxiliar a evitar a queda.

Experimentar terapia leve de nível baixo

A terapia leve de nível baixo promove crescimento e reparo capilar. É indicada a promover crescimento capilar em pessoas com alopecia. Esta terapia pode ser prescrita pelo médico.

Como prevenir perda capilar em mulheres

A perda capilar em mulheres é normalmente causada por perda de cabelo padrão feminina genética, alopecia androgenética, doença de tireóide, envelhecimento ou outras condições hormonais.

Em torno de um terço das mulheres vai vivenciar perda capilar na sua vida. Se estiver perdendo fios, o médico pode recomendar algum dos tratamentos seguintes para prevenir mais perda.

  • Minoxidil.
  • Aldactona ou outros remédios antiandrogênicos.
  • Contraceptivos orais.
  • Suplementos de ferro, especialmente se a perda capilar estiver associada com anemia ou ciclos menstruais pesados.

As mulheres que chegaram à menopausa podem também considerar terapia de substituição hormonal, como uma maneira de tratar sua perda capilar e outros sintomas.

Queda de cabelo – Como prevenir perda capilar em homens

A perda capilar em homens é mais comum do que em mulheres. Segundo American Hair Loss Association, por exemplo, em torno de 85 por cento dos homens têm perda capilar no momento que chegam aos 50. A perda capilar em homens é normalmente causada por perda capilar de padrão masculino genético, alopecia androgenética, envelhecimento, ou níveis baixos de testosterona. Se estiver preocupado sobre perda capilar, o médico pode recomendar um ou mais dos seguintes tratamentos:

  • Minoxidil.
  • Propecia ou proscar.
  • Transplante de unidade folicular.
  • Extração de unidade folicular.

Queda de cabelo – Remédios caseiros para perda capilar

Se estiver preocupação sobre perda capilar, pode desejar tentar um remédio caseiro para ver se pode parar a queda dos fios. É importante ser diagnosticado e encontrar a causa subjacente da perda, assim pode tratar de maneira adequada.

Aqui os destaques são:

  • Suplementos.
  • Óleos essenciais.
  • Massagem do couro cabeludo.
  • Dieta.
  • Parar de fumar.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais são de fato extratos aquosos de ingredientes botânicos potentes. Óleos essenciais podem ser misturados com óleos transportadores, como óleo de jojoba e amêndoa, para criar um tratamento para estimular o crescimento capilar.

Alguns óleos essenciais podem fazer o cabelo crescer mais forte. A pesquisa sobre estes óleos essenciais é principalmente anedótica, mas aprende-se mais sobre como funcionam. Óleos essenciais para crescimento capilar incluem:

  • Hortelã-pimenta.
  • Hibisco chinês.
  • Ginseng.
  • Jatamansi.

Blog Dermadoctor

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA