Um Blog de Saúde!

O Que É Queratose Pilar?

O Que É Queratose Pilar?

Queratose pilar se caracteriza condição comum da pele que gera manchas pequenas e ásperas, semelhantes à acne, normalmente na área das coxas, braços, bochechas e nádegas. E geralmente são brancas, no entanto, podem ainda ser vermelhas, e não doem ou coçam normalmente.

Porém, é difícil o tratamento. O bom é que queratose pilar não se mostra condição de gravidade, e por vezes, sozinha desaparece após tempo determinado. Aproximadamente 40% dos indivíduos no mundo inteiro mostra determinado tipo da queratose pilar.

Causas da Queratose Pilar

Queratose pilar acontece a partir da queratina acumulada, a proteína fibrosa que auxilia em processo da composição da estrutura corporal e em proteção da pele em relação às infecções ou substâncias nocivas.

Queratina auxilia ainda para bloqueio da abertura do folículo piloso, assim é bastante útil também a preservar cabelo. No acúmulo desta proteína na pele, a mesma geralmente forma manchas, que têm tendência para confusão com acne.

Médicos não explicam o motivo de acontecer acúmulo da queratina na pele. Entende-se, porém, que a mesma pode acontecer na associação às enfermidades genéticas ou de mais condições da pele, de exemplo a dermatite atópica. No entanto, a queratose pilar acontece ainda nos indivíduos saudáveis.

Sobre os fatores de risco, parece existir predisposição genética à queratose pilar. Por se resumir enfermidade autossômica dominante, indivíduos que possuem tendência a ela geralmente a desenvolvem.

A queratose pilar pode desenvolver-se nos indivíduos para todo tipo de pele, porém, a pessoa com pele seca passa por risco maior, além daquelas que já possuem mais condições da pele, de exemplo a dermatite atópica. Tal condição é ainda mais comum na criança pequena e tende a maior incidência no inverno, ocasião de maior secura naturalmente da pele.

Há 5 tipos principais de pele, a normal, seca, oleosa, mista e sensível. Entender os diferentes tipos de pele vai dar uma idéia melhor de como tratar a acne e revelar pele livre e macia. O tipo de pele é geralmente devido à predisposição genética, mas há hábitos que podem exacerbar a condição da pele, e é importante saber o tipo de pele que tem.

Sintomas

Os principais sintomas e sinais para queratose pilar fazem inclusão da presença das manchas pequenas brancas ou avermelhadas na pele, em especial nas pernas, braços, bochechas e nádegas. E o problema pode gerar ainda o ressecamento para a pele, deixar a mesma com visual áspero e por vezes ter coceira ainda. Queratose pilar normalmente soluciona por conta própria.

Diagnóstico da Queratose Pilar

Na maior parte das vezes, não se trata de condição médica séria, e então dispensa tratamento. Mas, se houver preocupação com visual da pele, é possível consultar o médico e assim analisar formas possíveis para tratar.

Os profissionais que podem fazer diagnóstico da queratose pilar são dermatologista, pediatra, geneticista, e clínico geral. A preparação para consultar pode contribuir para diagnóstico e otimização de tempo. Portanto, é possível já ir para consulta com informações relevantes, como lista com os sintomas todos e há quanto tempo surgiram.

Ainda histórico médico, com inclusão de mais condições que o paciente apresente e remédios ou suplementos que ingere regularmente. Se for possível, pedir acompanhamento de alguém.

Não existe algum teste de laboratório ou exame especificamente da pele que seja exigido ao diagnóstico da queratose pilar. Diagnóstico pode ser realizada com base apenas em exame físico da pele, junto com avaliação de histórico clínico da pessoa e das respostas ao questionário rápido acerca de sintomas e sinais.

Tratamento da Condição

Ainda não há tratamento eficiente para melhoria de forma significativa de sintomas da queratose pilar. A maior parte das opções, a incluir cremes dermatológicos e medidas de autocuidado, foca na suavização dos depósitos da queratina da pele, porém, nenhum pode dar fim definitivo ao problema. Tratamento da queratose pilar pode fazer inclusão dos retinóides tópicos e esfoliantes e terapia usando laser.

Os cuidados caseiros não podem curar a condição, no entanto, podem favorecer o tratamento, com melhora da aparência para a pele. Para tal, procurar preservar a pele, lavar a mesma cuidadosamente.

Esfregar a região do acúmulo da queratina pode gerar irritação na pele e piorar o caso. Após lavar, secar de modo suave usando toalha macia. Pode ainda utilizar cremes dermatológicos, de exemplo os hidratantes, que auxiliam para remoção da adicional queratina.

Tem Cura?

Queratose pilar não representa problema de saúde de gravidade e tratar esta condição por vezes não é preciso, de modo que a mesma não gera normalmente complicações para saúde. A utilização adequada e regular do remédio apontado por médico pode auxiliar a aprimorar aparência da pele.         

Porém, se tratamento for parado, a condição pode voltar a como era anteriormente. Mesmo através do tratamento médico, na realidade, queratose pilar pode durar por anos. Sobre prevenção, por se caracterizar condição genética, associada com histórico familiar, queratose pilar não pode ter prevenção.

Vamos para algumas dicas de produtos:

La Roche-Posay Lipikar Baume Ap+ Hidratante Corporal 400ml

La Roche-Posay Lipikar Baume Ap+ é um exclusivo baume anti-coceira da La Roche Posay que atua sobre os dois fatores determinantes para a pele atopia propensas, formulado com um número mínimo de ingredientes selecionados para a sua eficácia e segurança.

Theraskin Klassis Specialle 30g

Theraskin Klassis Specialle foi desenvolvido especialmente para clareamento da pele de forma multifuncional. O inovador peptídeo clareador oligopeptídeo-34 associado a um complexo pró- iluminador livre de ácidos, promove um clareamento gradual e contínuo, deixando a pele iluminada e com tonalidade uniforme.

Uma resposta

  1. Olá,bom dia!A queratose pilar pode influênciar na cor do cabelo?Pois já ouvi falar que para quem tem a doença tem o cabelo preto por causa da queratina,é verdade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA