Um Blog de Saúde!

Você Sabe Como a Cicatriz Se Forma e Como Tratá-la?

A cicatriz, geralmente, pode ter tamanhos variados, profundidades e formas. Além disso, podem aparecer a partir de cirurgias, espinhas, ou acidentes. Já que, quando existe qualquer espécie de trauma na derme, esta necessita se curar, e assim inicia o processo de cicatrizar, que pode terminar ocasionando marcas menores ou maiores, a depender do motivo e região do trauma.

            Certamente, ao ocorrer a cicatrização, cada local da pele pode responder de forma diferente, com alguns se mostrando esteticamente mais bonitos e outros podendo até comprometer movimento da região afetada.

            É preciso entender ainda que as cicatrizes todas possuem período de evolução. Elas demandam, aproximadamente, de 6 até 24 meses para evoluir inteiramente e podem ficar menos notáveis nesse período.

O Objetivo do Tratamento

Decerto, até cicatrizes hipertróficas, as cicatrizes em alto relevo, podem ter regressão nesse tempo. O que não ocorre se existir formação de quelóide, por exemplo, que além de se caracterizar no alto relevo tende a aumentar de tamanho e coçar.

            Do mesmo modo que há vários tipos de cicatrizes, se pode, ainda, encontrar tratamentos diferentes à tentativa de reduzir seus efeitos, eles vão de cremes até cirurgias plásticas. Porém, é essencial entender que cicatrizes não desaparecem completamente, o foco de tratar é deixar as mesmas menos notáveis.

            Para tal há várias possibilidades, sendo recomendado segundo o local e tipo de cicatriz. Assim, avaliação inicial se mostra essencial para que o profissional aponte o que acha que funcionará melhor naquela situação e oferecer real expectativa de como vai ficar a cicatriz.

Cicatriz Hipertrófica e Quelóide

O problema em confundir a cicatriz hipertrófica com a queloidiana está, com certeza, nos riscos de tratar, assim é indicado sempre visitar o especialista. Quando existe cicatriz em relevo alto, tende-se a remover a mesma para que a próxima possua mais qualidade, contudo, fazer tal procedimento em quelóide pode oferecer desastrosos resultados.

            Pois, se ali já havia cicatriz queloidiana, ao cortar implicará em uma maior ainda. Dessa forma, quelóides têm tratamento de outra maneira, é injetado corticóide pelo especialista e ainda mais medicamentos diretamente na cicatriz para que a mesma “murche”, com isto pode completamente regredir, ou se mostrar ainda um pouco larga.

            Então pode ser realizada cirurgia com risco menor, pois o corticóide possui duração de trinta, sessenta, ou noventa dias na região injetada, porém, com cuidado de não ser feito corte maior ainda.

Principais Tratamentos para Cicatriz

Os principais tratamentos para cicatriz são cremes, microagulhamento, peeling mecânico, peeling químico, e tratamentos cirúrgicos, além desses as novas tecnologias permitem tratamento com base em gel de silicone. É muito importante consultar o profissional para que seja examinado cada caso e indicado o tratamento ideal entre as variadas opções que são disponibilizadas atualmente.

material para cicatriz em material a base de gel de silicone
Medgel Silimed Disco de Silicone Cicatrizante c/ 2 und
O Medgel foi especificamente feito à base de gel de silicone 100% grau médico, um material biocompatível que fornece uma combinação única de hidratação, conforto e cuidado com a pele.

– Creme

Usar cremes para tratar cicatrizes está associado com hidratar a pele ou para específicos focos dentro de outro tratamento, como os que apresentam ácidos a clarear a marca. A depender de tipo de cicatriz, os cremes à base dos ácidos podem ser indicados, como o retinóico, glicólico, salicílico.

            Em determinados casos após cirurgia também, pode ser indicado fazer massagens usando cremes à base do corticóide. Assim, o essencial é que seja seguida indicação do médico responsável pelo caso.

Medgel Coat Silimed Gel de Silicone Cicatrizante
O Medgel foi especificamente feito à base de gel de silicone 100% grau médico, um material biocompatível que fornece uma combinação única de hidratação, conforto e cuidado com a pele.

– Tratamento com Microagulhamento

            O microagulhamento se caracteriza como um tipo de tratamento realizado em consultório dermatológico que, geralmente, ocasiona alguma melhora a todos os tipos de cicatriz. Porém, lesões mais recentes e superficiais, certamente, apresentam melhor resposta em comparação com as maiores e mais antigas.

            Dessa forma, são feitas microperfurações na pele, o que estimula a quantidade e qualidade do colágeno na região. Quando a cicatriz é mais recente se pode fazer tal remodelamento de colágeno de forma mais fácil.

            Mas, ele tem contraindicação aos indivíduos com predisposição para desenvolvimento de quelóides, que apresentam lesão inflamada próxima ao lugar ou que apresentam vitiligo, porque existe chance de esta cicatriz piorar.

– Tratamento Cirúrgico

Para cicatrizes muito profundas ou extensas, pode ser indicada consulta de cirurgião plástico. O foco nesse tratamento é que cicatrizes fiquem mais estéticas, ou melhor dispostas na área em que estão, não se pode até então, fazer remoção completamente de todas as cicatrizes.

A possibilidade de remover a cicatriz de uma certa posição e que fique melhor colocada, com tamanho reduzido, e de modo que melhor cicatrize são medidas da cirurgia plástica. A sutura que é usada em todos os procedimentos praticamente se caracteriza como intradérmica, portanto, realizada por dentro da pele.

            Os fios que, geralmente, são usados para fazer pontos, nestas situações, são os fios absorvíveis, que não demandam ser removidos, já que são absorvidos pelo corpo, ou os fios de nylon monofilamentado, sendo este não absorvível, no entanto, que pode oferecer menos reação inflamatória em comparação com o outro.

Os Locais do Corpo

Os lugares que cicatrizam melhor normalmente, de modo quase imperceptível, são a face e pálpebras no geral, e as piores se caracterizam as que estão em área pré-esternal, ou seja, entre mamas, e também ombros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA