Um Blog de Saúde!

É Possível Estimular o Colágeno?

É Possível Estimular o Colágeno?

O colágeno é a proteína responsável por formar a maior parte dos tecidos e é percebida no corpo inteiro, proteína essencial para o organismo, já que é responsável por manter as células unidas e auxilia a eliminar “efeito gelatina” e evitar rugas, com músculos mais firmes e pele mais lisa.

            A ausência do colágeno é um fator principal causador do envelhecimento precoce, sem contar fragilizar os fios do cabelo e unhas. Os hábitos alimentares ruins, avanço de idade, tabagismo, são fatores que vão atrapalhar produzir a proteína.

            A estimativa é que depois dos 25 anos de idade, aproximadamente 1% do colágeno do organismo desaparece a cada ano. E de forma a evitar a falta dele e que ele deixe de incidir os benefícios, é possível seguir hábitos para estímulo da produção do colágeno pelo rosto, a ficar longe das rugas por mais tempo.

            Certamente, o colágeno é importantíssimo para beleza e saúde da pele. Já que sua produção termina a reduzir de forma natural após os 25 anos de idade, é preciso que alguns cuidados sejam mantidos que garantirão a pele jovem e firme por tempo maior. Na seqüência são indicados passos para aumento da produção do colágeno.

– Rotina É Fundamental

            O colágeno mantém a estrutura, elasticidade e firmeza da pele, assim é aliado importante para beleza e saúde. A falta dele pode gerar surgimento das linhas finas e rugas, e flacidez.

            A rotina de cuidado diário favorece ao aumento da produção do colágeno e também contribui para prevenir que a sua quantidade caia na pele. Higienizar garante limpeza, estimula renovar a pele, e remove oleosidade, assim deve ser executada 2 vezes diariamente, no despertar e anteriormente a dormir, sempre usando específico sabonete ao tipo de pele que tem.

            Mais um passo essencial é aplicar o tônico facial, que auxilia para normalização do pH da pele e ainda eliminação de resíduos não removidos por sabonete, e também preparar a pele ao hidratante, mais um produto importantíssimo para rosto firme e jovem.

– Cuidado de Dentro para Fora com Alimentação

            O envelhecimento cronológico é o que ocorre de modo natural no decorrer do tempo, por causa de alterações que o metabolismo sofre. Conforme se envelhece, células reduzem a própria capacidade para renovação, como também a produção da elastina e colágeno.

            É ainda possível ter menor quantidade de colágeno, de exemplo, se tiver dieta restritiva, com escassez de fontes de proteína, exemplos são carne vermelha e branca. Deste modo, para ter menos rugas, pele mais firme, menos linhas de expressão, é indicado manter alimentação equilibrada e ingerir alimentos que são ricos no colágeno.

            Apostar também, além de carnes, na alimentação com muita vitamina C, presente na fruta cítrica como limão e laranja, e também ovos, gelatinas, folhas escuras, castanhas, alimentos que apresentam colágeno. Uma opção ainda, é seguir mais hábitos para aumento da produção do colágeno.

            Para que possa ocorrer síntese do colágeno pelo corpo é essencial a ingestão dos alimentos que apresentem vitamina E e C, sem contar minerais como zinco. As frutas cítricas são ricas na vitamina C.

– Exposição ao Sol

            Mais um tipo de envelhecimento é o influenciado pelos fatores externos, denominado extrínseco, em especial por se expor ao sol sem proteger-se. Raios solares são capazes de destruir a pele mais fina, com vasos, amarelada e com poros dilatados, além das rugas.

            E a exposição ao sol sem aplicar protetor solar pode gerar câncer de pele, manchas. Incluir o protetor solar na rotina do cuidado diário da pele, evitando envelhecimento precoce devido à destruição das fibras do colágeno, e também os mais malefícios que expor-se ao sol sem proteger-se pode ocasionar.

            Lembrar-se de optar pelo protetor solar específico ao tipo de pele que tem para maximamente aproveitar de seus benefícios. Pode também escolher filtro que tenha ativos antiidade, que atuarão em tratar linhas de expressão e rugas.

– Dermocosméticos e Hábitos Saudáveis

            Além da alimentação saudável, cuidados diários, e aplicação do protetor solar, pode ainda usar dermocosméticos para incentivo da produção do colágeno a tratar a pele. Produtos que apresentam ativos como alfa-hidroxiácidos, retinol, antioxidantes, ácido glicólico e ácido hialurônico têm capacidade para impedir destruição e para estímulo da produção de colágeno.

            Isto torna os dermocosméticos aliados incríveis para combater envelhecimento, assim como no caso do peeling, que estimula também a síntese do colágeno por meio da renovação para pele.

            É essencial ainda evitar hábitos como consumo alto do açúcar e tabagismo. Isto já que o tabagismo reduz taxas da vitamina C e gera radical livre, que têm capacidade para destruição e impedir composição de fibras novas do colágeno.

            O açúcar excessivamente ocasiona processo da glicação, que vai quebrar fibras colágenas. Portanto, a dica é investir nos costumes comuns para vida com mais saúde, a influenciar de forma direta na pele bonita.

Algumas dicas de produtos:

La Roche-Posay Anthelios Airlicium Protetor Solar FPS70 50g

O protetor solar La Roche-Posay Anthelios Airlicium FPS70 de La Roche-Posay possui uma textura gel-creme com toque limpo, leve e de rápida absorção. A pele é protegida e todas as causas do brilho (oleosidade e umidade) são controladas, proporcionando uma sensação de pele limpa e fresca durante todo o dia. Com alta proteção, possui micropartículas matificadoras encapsuladas com 99% de ar, assim, não pesa sobre a pele, oferecendo um controle perfeito do brilho toda vez que a pele produz oleosidade ou umidade.

Dermage Photoage Mineral Color Fluido Protetor Solar FPS50 50ml

O Photoage Mineral Color FPS 50 da Dermage é um protetor solar facial desenvolvido exclusivamente com filtros físicos, possui PPD 19, protegendo a pele contra efeitos nocivos da radiação solar. Possui ampla proteção UVA e UVB e textura fluída com cor proporcionando à pele um aspecto saudável e uniforme, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, prevenindo os sinais da idade.

Ada Tina Normalize Solar Matte Intense FPS50 40ml

O Normalize Matte Intense FPS 50 de Ada Tina é um protetor solar para peles muito oleosas e acneicas, com ação matificante intensiva e resistente ao sebo. Reduz o brilho, controla a oleosidade e reduz a umidade da pele, garantindo toque extrasseco ao longo do dia. Indicado: Normalize Matte Intense FPS 50 é indicado para alta proteção solar das peles muito oleosas, com tendência a acne e com produção de sebo e suor excessivo ao longo do dia. Beneficios: – 12 horas de proteção solar – 12 horas de controle de oleosidade – Tecnologia “Seum Resist” – Resistente ao sebo – Toque extrassecxo prolongado – Efeito Matte intenso – Controla a umidade – Alta proteção UVA/UVB.
Eurofarma Maq Derma 30 cps

A pele é responsável por fazer a correlação com o meio ambiente e o nosso organismo, com isto, sua importância é crucial para o equilíbrio do corpo. Devido a fatores externos, que agridem a pele, unhas e cabelos, o uso de suplementos poder ser um aliado fundamental para regular a manutenção do organismo. MAQ Derma é um suplemento vitaminíco que auxilia no tratamento de pele, unhas e cabelos.

Dermage Ineout Collagen Age Suplemento 120cps
O suplemento Ineout Collagen Age estimula a produção natural de colágeno e minimiza o desgaste do mesmo exercendo ação booster de colágeno. Essa ação é percebida na pele através do aumento eslasticidade e redução de rugas.


Disfor Sabor Laranja 30 Sachês 11g
O Disfor Sabor Laranja 11g 30 Sachês é um suplemento à base de colágeno que auxilia na manutenção e na prevenção de danos às articulações. Atuando diretamente sobre uma das células que exercem funções muito importantes para a formação da cartilagem, como a célula do condrócito, este suplemento melhora a estrutura da cartilagem.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA