Um Blog de Saúde!

Dicas para Fazer uma Maquiagem Impecável

Com certeza, algumas dicas essenciais para a maquiagem são, aplicar um primer de sua preferência, existem vários e com funções diferentes para você escolher o que mais lhe apetece, um pode matificar a pele e outro pode fechar os poros, por exemplo. Algumas pessoas preferem passar corretivo antes da base, outras passam depois. Certamente, não existe uma regra estabelecida, faça do seu jeito.

            Contudo, é importante se atentar a preparação da pele antes da maquiagem, como também a aplicação e, decerto, não se esquecer do pós, ou seja, a limpeza bem feita. A seguir mostraremos algumas dicas que podem auxiliar na maquiagem.

1 – Lavar a Pele e Hidratar

O passo inicial é, certamente, lavar o rosto usando água fria, pois ela ajuda a fechar levemente os poros, enquanto a água quente faz o oposto. Posteriormente, passar o sabonete para o rosto apropriado para o seu tipo de pele, secar bem, mas delicadamente. Então, aplicar disco de limpeza demaquilante com a água micelar, pois se caracteriza como uma opção interessante para remover resíduos que permaneceram na pele após a primeira fase da limpeza.

Sabonete facial Neutrogena  para limpeza antes da maquiagem.
Neutrogena Deep Clean Sabonete Facial com Grapefruit Natural 80g
Neutrogena Deep Clean Gel de Limpeza Grapefruit contém hidroxiácido que penetra nos poros profundamente, dissolvendo as impurezas e a oleosidade sem deixar resíduos. Sua fórmula sem álcool, ajuda a prevenir irritações e o ressecamento da pele. Indicado para pele mista a oleosa com tendência à acne. Dermatologicamente testado. 
Água Micelar Bioderma para limpeza antes da maquiagem
Bioderma Sensibio H20 Solução Micelar Demaquilante 100ml
Para as apaixonadas por make, esse demaquilante sem enxágue é prático e perfeito! Ele limpa, acalma, refresca e remove a maquiagem (até mesmo à prova d’água) do rosto e olhos. Pode ser usado por peles sensíveis e intolerantes.

            Finalmente, passar o sérum e/ou creme hidratante, aguardar a pele fazer absorção desses produtos. Aliás, não exagerar nas quantidades dos produtos, pois pode deixar a pele oleosa prejudicando o resultado da maquiagem.

Creme hidratante La Roche Posay para antes da maquiagem
La Roche-Posay Toleriane Sensitive Hidratante Facial 40ml
O cuidado prebiótico diário do Creme Toleriane Sensitive de La Roche-Posay hidrata, suaviza e reduz as sensibilidades, indicado para peles normais, sensíveis ou sensibilizadas. Hidrata profundamente sem deixar pegajoso, suaviza, reduz as sensibilidades e reforça a barreira de proteção natural da pele. 

2 – Primer

O primer é um produto específico para aplicar depois dos primeiros cuidados, ele auxiliará na preparação da pele à maquiagem. A função do produto é iluminar e alisar a pele, auxiliar para fixação dos produtos restantes, e em determinadas situações, ajudar em controle da oleosidade no decorrer do dia, entre outros, como foi citado anteriormente.

Primer Vult para maquiagem
Vult Primer Facial 30g
O Primer HD da Vult potencializa a fixação da maquiagem, fazendo com que dure por mais tempo. Sua fórmula moderna possui uma combinação de ativos com ação hidratante e antioxidante, que auxiliam a manter a pele com uma aparência natural.

3 – Base e Corretivo

            Para uniformizar o tom e cobrir imperfeições, para conferir mais luz para pele, entra então a base líquida, ou compacta ou cremosa para o rosto inteiro, de tom apropriado à sua pele. 

            No caso da definição do tom da base quando comprar, a dica é aplicar uma quantidade pequena na área do maxilar inferior, então espalhar e escolher a cor que mais se funde com próprio tom da pele. Lembrando que a maioria das bases tem um grau de oxidação que deixa a base levemente mais escura, por isso, outra dica é provar a base e esperar um pouco para ver o quanto oxida, e se o tom ainda se funde com o da pele.

            Já o corretivo deve ter aproximadamente 2 tons abaixo em comparação com tom da pele, se for aplicado por baixo dos olhos. Ou o corretivo em idêntico tom da pele, se for cobrir imperfeição. Há também corretivos coloridos, cada um tem uma função e com sua cor anula a cor da imperfeição em que deve ser aplicada, como por exemplo amarelo a passar nas olheiras arroxeadas, verde para aplicação nas espinhas vermelhas e assim por diante.  

Base Vult para maquiagem
Vult Base Líquida N.3 30g
Ideal para quem busca cobertura leve e natural para o dia a dia, a Base Líquida Vult tem ação hidratante, textura suave e acabamento uniforme. Enriquecida com Vitamina E.
Corretivo Alergoshop para maquiagem
Alergoshop Corretivo Facial Cor Nº 1 8ml
O Corretivo Facial disfarça pequenas imperfeições com uma cobertura uniforme e toque macio. Apresenta textura cremosa, rápida absorção e ótima fixação, mantendo a pele com uma aparência saudável e equilibrada por mais tempo. Corretivo Líquido. Não é oleoso, facilmente adaptável a diferentes tonalidades de pele.

4 – Aplicação das Sombras e Definição da Sobrancelha

Nas sombras você pode ousar, usar cores mais fortes ou mais neutras, fazer um olho bem preto, faça do jeito que se sentir melhor e combinando com a ocasião em que a maquiagem será usada. Uma técnica muito comum para essa parte é iniciar os olhos esfumando o côncavo, com o objetivo de marca-lo, usando um tom levemente mais escuro que o da pele, como um marrom mais neutro, mas fica ao seu critério.

            Então é possível selecionar um tom mais escuro ao canto exterior do olho, e a coloração mais clara ao canto interno, para iluminar e abrir o olhar. Ao término, pode passar também a cor bem luminosa e clara ou até iluminador logo por baixo da linha de sobrancelha, com olhar levantado e iluminado.

            Para que a sobrancelha seja definida, decerto, deve-se iniciar penteando os fios em sentido normal de crescimento, e usando lápis ou sombra de mesmo tom, fazer preenchimento das falhas, em sentido do crescimento de fios também, e no final, passar máscara de sobrancelhas, a conferir mais volume e fixar fios.

Caneta de Sobrancelha Vult para maquiagem
Vult Caneta Delineadora Sobrancelha 02 1,5g
A Caneta para Sobrancelhas da Vult tem uma ponteira bem fina e alongada que permite a construção de traços finos para preenchimento e definição das sobrancelhas de forma muita precisa e extremamente natural, além de ser enriquecida com pantenol que tem ação emoliente e hidratante.

5 – Aplicação da Máscara e Delineador

No término da maquiagem dos olhos, é possível usar o delineador, se quiser. Hoje existem vários estilos de delineado, você pode fazer o gatinho, o esfumado ou até um colorido. Delineador pode ser de caneta, lápis, líquido ou em gel. Se for em gel, deve ser aplicado com pincel chanfrado ou bem fininho para ajudar na precisão do traço. Para finalizar, aplicar um pouco de rímel para os cílios, através de movimentos a partir da base para pontas.

Delineador Revlon para maquiagem
Revlon Colorst Liner Creme Gel Black 001
Revlon Delineador Colorstay Gel Creme possui formulação à prova d’água que promove alta durabilidade e evita manchas e borrões.
Rímel Vult para maquiagem
Vult Máscara Para Cílios Bombastic 12g
Mega volume aos cílios é o efeito da Bombastic Volume Máscara para Cílios da Vult. Enriquecida com ceras naturais e polímeros especiais que envolvem os cílios em uma película leve e flexível, ela possui aplicador diferenciado que garante cílios com volume intenso.

6 – Pó, Bronzeador, Contorno

Para que toda a maquiagem seja fixada, é importante aplicar pó, compacto ou solto translúcido ou da cor do rosto com auxílio do pincel macio e grande. Tal pó, decerto, ajudará na fixação da base, reduzindo brilho da pele e conferindo luz.

Pó Compacto Vult para maquiagem
Vult Pó Compacto Basic 02 9g
Com pigmentos minerais micronizados, que proporcionam efeito natural, com acabamento aveludado e sem brilho. Enriquecido com Vitamina E.

            O bronzer, como o nome indica pode ser usado para conferir aspecto de bronzeado no rosto, mas também pode ser usado como contorno. O contorno é feito para afinar partes do rosto, como bochechas e nariz, e até para diminuir a testa, mas lembre-se que nada disso é obrigatório, você usa se achar que existe necessidade.

Pó e bronzer Vult para maquiagem
Vult Pó Compacto Soleil 02 9g
O Vult Make Up Pó Compacto Bronzeador Iluminador Soleil é um dueto iluminador/bronzeador que possui partículas micronizadas com delicados pontos de brilho, que promovem viço e luminosidade à pele. 

7 – Blush e Iluminador

            Já o blush da aquela cor de saúde ao rosto, deixando as maçãs rosadas, avermelhadas ou alaranjadas, dependendo da sua preferência, mas cuidado com esse item, se ele ficar muito forte pode acabar com o efeito do resto da maquiagem. Nessa etapa ainda temos o iluminador, um pó que confere brilho, podendo ser usado em diversas partes do rosto, no osso entre os olhos e a maçã do rosto, no nariz, no arco do cupido, etc.

Blush Maybeline para maquiagem
Maybelline Fit Me! Blush 03 Nasci Assim 10g
O Blush Fit Me de Maybelline tem alta pigmentação garantindo à pele excelente textura. Garante efeito 100% natural, controle de oleosidade de até 12 horas e efeito matificador.
Iluminador Mori para maquiagem
Mori Makeup Iluminador Líquido Estrela Cadente
O iluminador Mori Makeup é versátil, pois permitem criar camadas de brilho. Pode ser usado sozinho, para iluminar pontos, ou adicionados à base ou produtos de cuidados para a pele para um efeito viçoso e iluminado.

8 – Batom

Por fim, o batom. Escolher o batom dependerá da maquiagem na área dos olhos, portanto, se os olhos estiverem bastante destacados, a cor do batom será mais discreta. Se os olhos estiverem discretos, é possível escolher a cor da boca mais intensa. Você ainda pode fazer o que chamam de make nada, quando boca e olhos estão discretos, ou make tudo quando ambos estão destacados. Também é possível aplicar lápis delineador nos lábios anteriormente ao batom, facilitando a aplicação e aumentando durabilidade.

Batom Mori para maquiagem
Mori Makeup Batom Matte Nude Cor 03
Batom de acabamento de efeito matte. Mesmo com aspecto suave, confere uma aparência saudável e sofisticada, proporcionando uma hidratação que deixa os lábios mais macios e bonitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA