Antioxidantes não são todos classificados em mesmo modelo. Enquanto todos são destinados a proteger as células da luz UV, poluição e outros elementos do ambiente que produzem radicais livres danosos, alguns são descobertos mais potentes que outros. Na seqüência são apresentados alguns dos antioxidantes mais populares encontrados em produtos de cuidado com a pele.
1 – Vitamina C
Um favorito entre dermatologistas, a vitamina C é um dos antioxidantes mais estudados disponíveis em mercado. Diferente de ser uma vassoura de radical livre, a vitamina C tem outros benefícios para pele, como melhorar a produção de colágeno e acabar com manchas escuras.
Estar ciente que a vitamina C é inerentemente instável e pode perder sua potência quando exposta para luz ou ar. É provavelmente melhor armazená-la em uma gaveta fria e escura ou armário.
O ascorbato de tetrahexidecilo, ou THD, é uma forma de vitamina C que é inerentemente mais estável, e é lipossolúvel, o que significa que pode melhor penetrar nos níveis mais profundos da pele para estimular a produção de colágeno.
Alguns preferem esta fórmula, que tende a ser um pouco aveludada e cremosa do que semelhante a sérum. Outras formas de vitamina C incluem L-ascórbico e éster-C.
2 – Retinol (Vitamina A)
Se há um ingrediente antienvelhecimento que tem sido provado a ajudar a reverter o relógio sobre o envelhecimento da pele é o retinol. Um derivado da vitamina A, este ingrediente é particularmente eficiente devido a sua estrutura molecular pequena, oferecendo a capacidade de penetrar fundo o suficiente na pele que pode eficazmente estimular a produção de colágeno e acelerar a renovação celular e reparo, suavizando linhas finas e rugas e melhorando o tom da pele no processo.
3 – Vitamina E
A vitamina E é uma vitamina importante exigida para a função adequada de muitos órgãos no corpo, incluindo a pele. Além de ser um antioxidante poderoso, a vitamina E é amplamente reconhecida por sua capacidade de acelerar o processo de cura da pele. Não é de espantar que muitas vezes é encontrada em hidratantes, cremes e loções formulados para tratar a pele seca, assim como produtos elaborados para reduzir as estrias.
4 – Resveratrol
Um composto químico encontrado principalmente nas cascas das frutas como uvas, em chá, e vinho, o resveratrol serve como uma armadura defensiva da planta. É uma substância antimicrobiana produzida pelas plantas para se proteger da poluição do ar, infecção, radiação UV intensa e mudanças de clima extremas. Alguns estudos também garantem suas habilidades de combate ao câncer.
5 – Coenzima Q10
Conforme as pessoas envelhecem, a presença da coenzima Q10 no corpo vagarosamente diminui, deixando mais suscetível para rugas e foto envelhecimento. A pesquisa mostra que aplicação tópica maior deste antioxidante ajuda a combater o dano do radical livre e manter as células da pele saudáveis. Este nutriente é facilmente absorvido pela pele e ajuda a estimular a produção de colágeno, que auxilia a melhorar a elasticidade e textura.
6 – Niacinamida
A epiderme funcionando bem é essencial para proteger dos radicais livres. Quanto mais a barreira lipídica epidérmica está estabilizada, mais pode completamente absorver vitaminas e nutrientes dos produtos de cuidado com a pele e alcançar resultados ótimos.
No entanto, conforme se envelhece, a capacidade da pele de curar e reter umidade enfraquece, deixando as pessoas propensas para rugas, linhas finas, hiperpigmentação e pele opaca.
A niacinamida, também conhecida como vitamina B3, é um antioxidante poderoso que melhora a textura e tom da pele. E reduz linhas finas, rugas e hiperpigmentação e exibe propriedades antiinflamatórias.
7 – Polifenóis
A taça de vinho no happy hour e o chocolate podem ajudar a salvar a pele, graças ao polifenol. Esta vitamina com base em planta, que pode ser encontrada em vegetais, chá verde, frutas e chocolates, ela contém propriedades quimiopreventivas que possuem capacidades antiinflamatórias, imunomoduladoras e antioxidantes para prevenir foto dano da pele induzido por UV.
Estudos mostram que o consumo e uso tópico dos ingredientes ricos em polifenol ajudam a melhorar a defesa natural da pele contra estresse oxidativo, prevenir envelhecimento da pele e pode inibir câncer de pele.
8 – Flavonóides
Dermatologistas continuam a ver a importância de incluir botânicos no cuidado com a pele. O estudos mostram que flavonóides, um antioxidante encontrado em chá preto e verde, tem o potencial de tratar rosácea, reduzir inflamação e estresse oxidativo.
Flavonóides absorvem luz UV e modulam caminhos de sinal que influenciam a função celular para prevenir foto envelhecimento e dano. Estes nutrientes também ajudam a reduzir a degradação do colágeno, retardar envelhecimento da pele e inibir câncer de pele.
9 – Glutationa
Glutationa é um antioxidante poderoso que ajuda no reparo celular e proteção dos órgãos vitais como fígado, rim, cérebro e pele. Um dos seus efeitos colaterais bem conhecidos é sua propriedade antimelanogênica que causa branqueamento da pele. Este antioxidante ajuda a desintoxicar a pele e reduz a aparência das rugas, com pele mais macia e mais flexível. A pesquisa também mostra que quando tomada oralmente, glutationa pode ajudar a combater doença hepática.
Dicas de produtos: