Com Que Freqüência Devo Lavar os Cabelos?

Crescimento Capilar com LED, funciona?
Crescimento Capilar com LED, funciona?
8 de julho de 2019
O Que São Essas Espinhas no Couro Cabeludo?
O Que São Essas Espinhas no Couro Cabeludo?
10 de julho de 2019

Com Que Freqüência Devo Lavar os Cabelos?

Com Que Freqüência Devo Lavar os Cabelos?
Compartilhe com um amigo(a)








Enviar

A dúvida é comum: com que freqüência devo lavar os cabelos? E também se é preciso aplicar shampoo por 2 vezes. Sobre a freqüência para lavar, tudo vai depender do tipo de cabelo que tem.

Se o cabelo não é especificamente muito seco ou oleoso, 2 ou 3 vezes semanalmente deve se resumir suficiente. No caso do cabelo oleoso, é provável que deva lavar todos os dias. Para quem possui fios grossos, secos ou cacheados, uma vez semanalmente deve ser suficiente.

Para quem ouviu sobre “lavar, enxaguar, e repetir”, tem dúvida se isso é verdade ou não. Vai depender do estilo de vida. A pessoa que passa bastante tempo fora de casa ou utiliza vários produtos nos fios, a lavagem por 2 vezes pode auxiliar para eliminar todos estes resíduos.

Se lavar o cabelo diariamente, então uma vez apenas pode ser razoável, pois utilizar bastante shampoo pode diminuir óleos naturais que fazem proteção dos fios, causando vulnerabilidade para dano.

Cabelos Coloridos

Os cabelos coloridos necessitam dos produtos especiais. A coloração freqüentemente impacta dano, ocasionando cabelo sem vida e seco. A dica é procurar pelos produtos elaborados especialmente a manter cor vibrante por tempo maior ou produtos muito hidratantes.

Em determinados casos, shampoos 2 em 1 são bastante práticos, como no momento da lavagem na academia ou para transportar peso inferior na viagem, porém, para utilização diária não se caracterizam produto ideal.

Eles apresentam ingredientes condicionantes, no entanto, o efeito não se compara com fórmula do condicionador convencional. Ao uso diário, é importante cuidar dos fios com condicionador de hidratação intensa, já que nutre a manter sem nó, com facilidade para pentear e proteção contra dano diário.

Como acontece com a pele, os fios necessitam dos diferentes cuidados ao mudar as estações, e mesmo quando o clima altera. Pelo inverno, fios podem se mostrar secos e com estática excessiva por causa da baixa umidade, assim, tentar fazer a lavagem dos fios usando produtos hidratantes.

Cabelo e Verão

Do mesmo modo, o cabelo sofre também pelo verão. Para que pontas duplas sejam evitadas, procurar pelos produtos que apresentem proteção UV de forma a minimizar danos ocasionados pelo sol.

Por vezes é difícil reservar tempo à lavagem dos fios sempre que desejado. O shampoo seco pode entregar aspecto melhor do cabelo entre as lavagens, a absorver óleo excessivo, e com melhora do aspecto para raiz. Ele faz os fios instantaneamente parecerem encorpados e limpos.

Dicas para Lavar os Fios como Profissional

Na seqüência são apresentadas dicas para lavar o cabelo como um profissional faz. 

1 – Escovar Antes da Entrada no Chuveiro

Escovar os fios anteriormente a molhar os mesmos no banho é essencial, já que amacia e suaviza o cabelo, e vai evitar quebras causadas por tentar desembaraçar quando úmido. Pentear fios encharcados ou mesmo apenas um tanto molhados não é indicado, porque eles estão em união pela água.

2 – Aplicar Shampoo 2 Vezes

A aplicação do shampoo por 2 vezes é mais uma dica. Na vez inicial, o shampoo atua como tipo de primer, portanto, limpa aqueles resíduos ruins, e quando é a segunda vez, o shampoo é capaz de fazer penetrar seus princípios ativos de forma melhor. Lavar deve iniciar usando água morna para abertura da cutícula do fio e possibilitar a entrada do shampoo, que ele limpe e deixe nutrientes.

3 – Uso Ideal do Condicionador

O cabelo muito molhado possibilita a passagem suave do condicionador pelos fios, e não penetrar entre os mesmos, ou seja, além de não fazê-lo atuar muito bem, vai haver desperdício do produto. 

É importante não utilizar condicionador no couro cabeludo. O couro cabeludo já faz produção de quantidade enorme do óleo natural e aplicar condicionador nesta área gerará problemas como lesões avermelhadas, proliferação dos fungos, descamação das camadas da crosta aderidas com cabeça, e coceira.

Prejudicial ao cabelo:

Tais problemas são desagradáveis e ainda prejudicam o cabelo, já que os nutrientes encontrarão dificuldades para chegada aos fios, que vão ficar mais suscetíveis para queda e quebra, e frágeis. Assim, o condicionador apenas deve ser passado no meio e pelas pontas do cabelo, sendo quantidade correspondente à dimensão da moeda de 1 real.

Depois de aplicar o condicionador é essencial deixar no fio por ao menos 2 minutos, a possibilitar que confira maior definição ao cabelo, em especial o cabelo cacheado.

4 – Enxaguar com Água Fria

Para enxágüe depois de aplicar condicionador, usar água fria, porque como a água morna vai abrir a cutícula, a fria fecha, assim, benefícios da hidratação do condicionador vão ficar fixos nos fios, com resultado cheio de brilho e sedoso, mais um detalhe importante que faz grande diferença no momento de lavar.

É importante ainda refrescar o couro cabeludo usando água fria, para que a alteração da temperatura implique estímulo para circulação do sangue, e de conseqüência, facilite transmitir nutrientes ao cabelo.

Enfim, vamos para algumas dicas de produtos para cabelos:  

Ada Tina Shampoo Amplexe Antiqueda 200ml

Amplexe Antiqueda Shampoo é um potente shampoo para o tratamento da queda capilar e estímulo do crescimento de novos fios de cabelo com eficácia clinicamente testada, que reduz a queda dos cabelos, fortalecendo e estimulando o crescimento de novos fios com resultados comprovados em 30 e 90 dias, sendo eficaz contra a alopecia androgenética – queda hormonal – e o eflúvio telógeno – queda de cabelo por stress, queda de cabelo por química e até queda de cabelo pós-parto.

Salus Cosmeticos Shampoo Prot. Total c/ Filtro UVA/UVB 300ml

O shampoo proteção total limpa profundamente sem deixar os fios ressecados. Por suas propriedades funcionais diferenciadas mesmo após várias aplicações não apresenta o “fly away” – sensação do cabelo pesado e sem vida. Reduz a formação de pontas duplas. Contém filtro solar uva uvb.

Eucerin Dermocapillaire Ph5 Shampoo Suave 250ml

Promove a limpeza diária suave do cabelo e couro cabeludo sensível. Preserva o equilíbrio natural, deixando os cabelos com brilho saudável, volume e fáceis de pentear. Sua fórmula contém a combinação única de Citrato pH5 e surfactantes suaves que preservam as enzimas de defesa natural do couro cabeludo, fortalecendo seu manto ácido protetor, levemente espumante e sem sabão.

Salus Cosmeticos Condicionador c/ Filtro UVA/UVB 300ml

O condicionador proteção total possui selante da fibra capilar. Confere leveza, deslizamento no momento de pentear e melhora na textura dos fios.

Stephen Knoll Condicionador Intensivo Color Repair 220g

O condicionador intensivo Color Repair perfeito para cabelo naturalmente desembaraçado, forte e restaurado com fios macios e belos pelo efeito do brilho intenso da coloração. O condicionador intensivo Color Repair de Stephen Knoll repara a estrutura interna dos fios com uma fórmula única desenvolvida para selar a fibra capilar. Sua composição age para preservar os nutrientes e a hidratação necessários para proteger o cabelo de todos os tipos de danos responsáveis pelo desbotamento da cor ou do ressecamento e quebras decorrentes de procedimentos de coloração ou descoloração.
Schwarzkopf Bonacure Repair Rescue Condicionador 200ml

O condicionador Repair Rescue é indicado para cabelos danificados. Tem como ação desembaraçar e condicionar os fios, além de reparar as fibras capilares desde seu interior, reconstruindo as partes mais danificadas. 
Venha conhecer nossa loja virtual!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.