Um Blog de Saúde!

Protetor Térmico: Por Que Usar? Conheça os Benefícios

Certamente, o protetor térmico é fundamental quando se fala em rotina de cuidados com os fios de cabelo, especialmente ao usar chapinha, difusor ou secador. Pois essas ferramentas podem resultar em cabelo quebradiço e ressecado e o protetor térmico entra exatamente aqui, diminuindo danos do calor à fibra capilar. E independente de qual versão escolher, protetor térmico oferece ainda vários benefícios aos fios.

Protetor Térmico e a Camada Protetora

O produto gera uma camada de proteção em torno da fibra capilar e diminui danos oriundos do calor. O cabelo é, com certeza, sensível ao calor, portanto, usar constantemente secador, difusor e chapinha, mesmo por curto tempo de exposição, pode ser prejudicial.

            Cabelos ficam mais ressecados, frágeis e mesmo desbotados. Este produto é, decerto, perfeito a evitar pontas duplas e mais danos gerados, pois cria a camada protetora em torno da fibra capilar, selando a cutícula, evitando a desidratação. Assim, os cabelos ficam mais brilhosos, hidratados, além de bem cuidados.

Biomarine DD Cream com protetor térmico
Biomarine DD Cream Capilar 200ml
DD Cream Capilar possui 15 benefício em 1 produto, graças a sua fórmula contendo Daymoist CLR Complexo multifuncional com excelente ação condicionante, protetor da cor, protetor térmico (para uso de secador, prancha, babyliss ou outros acessórios térmicos),e, redutor de frizz, Aminoácidos Essenciais, Creatina e Pantenolagem aumentando a resistência, força e maciez dos fios, Água Thermal promove intensa hidratação, Óleo de Argan proporciona sedosidade, maleabilidade, penteabildiade, brilho e maciez.

Como Usar o Protetor Térmico

Este produto deve ser aquecido pelas mãos e passado no comprimento dos fios. Decerto, o melhor é não aplicar o produto de modo direto nos fios, para que todos os benefícios sejam garantidos do protetor térmico.

            A dica é aquecer o protetor térmico usando a palma das mãos, exatamente a ativar os componentes do produto. Então, estando o cabelo úmido ainda, distribuir o protetor térmico pelo comprimento, conferindo extra atenção para pontas, pois elas geralmente são as vítimas principais do fator ressecamento. Após disso, basta finalizar usando ferramenta de calor.

Você Disse Benefícios?

O protetor térmico, além de, evitar os danos decorrentes do excessivo calor, geralmente, combina alguns mais benefícios na própria fórmula. E já que é essencial para que o cabelo se mantenha saudável, vários finalizadores e leave-ins passaram a fazer inclusão da proteção térmica nas funções. Na sequência serão apresentados alguns benefícios do protetor térmico aos fios.

Protetor Térmico Lola
Lola Cosmetics Argan Oil Óleo De Argan/Pracaxi 60ml
Creme para cabelo com toque seco, indicado para cabelos danificados. Com proteção térmica protege os fios, aumenta o brilho e tira o frizz

– Deixa o Cabelo Mais Hidratado

Como já foi dito, é criada camada em torno da fibra capilar pelo protetor térmico, selando as cutículas. Dessa forma, evita-se a perda de água pelos fios após exposição a temperaturas altas. Portanto, auxilia para que sejam mantidos macios e hidratados. Por isso, vários protetores contam com silicones na fórmula exatamente para que a perda hídrica seja evitada.

– Pode Diminuir Pontas Duplas e Frizz

Já que sela as cutículas dos fios, este produto reduz ainda surgimento das pontas duplas e frizz, que são bem comuns para quem geralmente usa chapinha, difusor ou secador.

– Oferece Intenso Brilho aos Fios

A propriedade do protetor térmico quando se trata da selagem das cutículas e para manter hidratação dos fios oferece mais uma vantagem, de deixá-los com mais brilho. Afinal, cabelo selado e também alinhado, é capaz de melhor refletir luz e adquire intenso brilho.

– Duração da Chapinha e Escovação Maior

Por deixar os fios mais macios, este produto facilita, ainda, a utilização da chapinha e secador, o que pode diminuir tempo da exposição para calor, e desta forma, danos gerados ao cabelo. E, por fechar escamas de fibra capilar, o produto, com certeza, prolonga também duração de resultado liso.

– Pode Usar em Todos os Tipos de Cabelo

O protetor térmico pode ser usado para todos os tipos de cabelo. É importante, para que não pese no cabelo, selecionar fórmula que mais combine com o tipo de cabelo que tem. As versões líquidas ou em spray são perfeitas aos fios mais finos, ao passo que fios mais grossos podem escolher versões no creme, que geralmente são mais nutritivas.

            Cacheadas, que, geralmente, sofrem com o aspecto ressecado do cabelo, podem escolher protetores térmicos em sérum ou cremosos. A indicação é procurar pelo protetor térmico que controle o frizz, e também defina cachos.

Dicas para Manter o Cabelo Hidratado

Mesmo com uso do protetor térmico de modo correto, mais medidas são eficientes para manter os fios hidratados. As pessoas com cabelo ressecado não devem lavar muito frequentemente. Entretanto, quem possui fios com excesso da oleosidade, não deve esperar tanto para lavar.

Quando se fala em lavar, o ponto importante é quanto se retira de óleo natural dos fios, que é fundamental a manter a hidratação. Nesta questão, é necessário ainda escolher produtos apropriados ao tipo de cabelo, desta forma, é encontrado equilíbrio entre hidratação e limpeza em medida.

            Em determinadas situações, óleos podem tornar o cabelo sem movimento e pesado, gerando resultado contrário do que se espera. É ideal escolher o produto com atenção e que, preferencialmente, auxilie no controle da umidade e na hidratação do cabelo.

Certamente, todo cabelo necessita de hidratação, não tem como ser de outra forma. O procedimento geralmente é indicado quando o óleo natural do cabelo não se mostra mais suficiente a manter o mesmo saudável.

            Para entender quando o fio precisa do tratamento, é indicado ter atenção com danos exibidos. O aparecimento do volume descontrolado e frizz, como exemplo, apontam que os fios pedem socorro. No momento de escolher produtos, dar preferência aos produtos que auxiliem em depósito de nutrientes, e para fechamento das cutículas.

Beauty Hits protetor térmico
Beauty Hits Hidratante Flat Dream 250ml
Hidratante sem enxágue, com proteção térmica e vegano, cruelty free e livre de parabenos e petrolatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA