Um Blog de Saúde!

Por Que os Lábios Merecem Atenção Especial?

Certamente, para ter lábios com saúde e beleza, sem rachaduras, ressecamento e mais problemas, é necessário o cuidado da pele desta área e manter a mesma protegida. Trata-se de área muito delicada, em que a pele é fina e sendo bastante agredida.

            É usado o movimento de musculatura com frequência, e a pele oral tem contato com bebidas, alimentos, cosméticos e saliva. Sobre cosméticos, em especial batons que apresentam conservantes estabilizantes que se caracterizam alergênicos e que nem sempre contêm pigmentos naturais. Assim, é local que deve ser tratado com produtos específicos, cuidadosamente.

Agressões

            Lábios apresentam tendência a ser mais ou menos ressecados a depender bastante de fototipo, que é a cor da derme, e da característica étnica de cada fototipo, ou seja, quanto mais claro o indivíduo, mais tendência a apresentar lábios sensíveis para frio e sol, e delicados. Estes 2 agressores se mostram os responsáveis principais por envelhecimento e ressecamento da área do lábio. 

            O frio é causador de tipo da queimadura que acontece pela desidratação, e não pelo dano inflamatório devido à radiação UVA e UVB. Nesta situação, tal queimadura não possui potencial carcinogênico como a queimadura de sol.

            Para o inverno, existe redução de produção natural para glândulas que são responsáveis pela lubrificação da região, assim há ressecamento maior, já que a pele fica menos lubrificada e hidratada.

Batom de nutrição para lábios ADCOS
Adcos Ultra Nutrição Labial 3,5g
O Ultra Nutrição Labial é um poderoso hidratante labial com Ácido Hialurônico que possui ação antirrugas para a delicada região dos lábios. Por ser uma região que envelhece precocemente pela alta exposição a agentes agressores (sol, poluição, ar condicionado, vento e o tabagismo), os lábios necessitam de cuidado especial. O batom que antes era usado para dar cor e proteger contra o ressecamento, com o avanço da cosmetologia, ganha destaque na prevenção de rugas e acentuando o contorno dos lábios.

Tratamento e Proteção Contra Agressores

A boca, por vezes, passa despercebida quanto aos cuidados de cada dia. No entanto, se não for cuidada, pode ficar ressecada em estações de maior frio e mesmo ficar sem a coloração original.            

Porém, nunca é tarde para cuidar dos lábios. Existem muitos tratamentos naturais ao tratamento da região. Na sequência são apresentados cuidados especiais para que os lábios fiquem hidratados e bonitos.

Hidratante para lábios Cicaplast La Roche
La Roche-Posay Cicaplast Lábios Hidratante Labial 7,5ml
Cicaplast Lábios de La Roche Posay permite uma regeneração eficaz dos lábios ressecados. Sua textura cria uma camada isolante contra as agressões externas, repara e alivia. Cicaplast Lábios contém MP-Lipides, que ajuda a reconstruir a barreira cutânea dos lábios, alivia lábios fragilizados e ainda contém Pantenol 5%, que garante ação calmante e reparadora. A região dos lábios é a principal área do corpo afetada por ressecamento. Para o seu conforto e bem-estar, cuide diariamente dos seus lábios com o reparador labial da La Roche Posay.

– Sempre Hidratar

Decerto, pela prevenção, a dica é hidratar de forma frequente e constante, usando formulações ricas nos antioxidantes e vitaminas. A sugestão é aplicar hidratantes à base da aveia coloidal, pró-vitamina B5, vitamina E, de manteiga de karité, glicerina, e dos óleos como de macadâmia e de girassol.

            O magnésio, cobre, zinco e manganês ajudam em processo da cicatrização, e, por isso, devem constar em formulações. Para o frio, é indicado usar o hidratante de 2 a 3 vezes diariamente. A sugestão também é passar hidratante anteriormente ao batom de manhã, com repetição pela tarde. Substâncias hidratantes, anti-inflamatórias e reparadoras da barreira devem ser sempre usadas, já que evitam agressão de fatores ambientais e desidratação.

Reparador para lábios Embryolisse
Embryolisse Stick Hidratante Reparador Labial 4g
Hidratante protetor contra agressões do dia a dia e reparador da pele dos lábios.

– Não Passar a Língua pelos Lábios

Saliva contém pH mais ácido e agrava ressecamento. Existe a sensação imediata que aconteceu umedecimento da área, porém, logo após ocorre formação da ardência, microfissuras e vermelhidão.

Regenerador para lábios Bepantol
Bepantol Derma Regenerador Labial 7ml
Bepantol Derma Regenerador labial protege os lábios dos agentes externos como o frio e o vento. Possui alta concentração de dexpantenol (Pró-Vitamina B5), que estimula a renovação celular natural da pele e possui efeito reparador, hidratante e embelezador, além da Vitamina E, antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres.

– Uso de Produtos Com Proteção Solar

Filtro solar específico à região se mostra importante ainda para que seja evitada formação de herpes por expor-se ao sol. Isto pode ocorrer também pela alteração brusca em relação à temperatura durante o inverno. Descamação, ressecamento, perda da integridade para barreira cutânea induz que a área tenha maior tendência para infecções virais, herpéticas e bacterianas.

Hidratante par lábios Lip Ice
Lip Ice Cube Protetor Labial Morango FPS15
Para lábios super hidratados, saudáveis e com brilho! O Protetor Labial Lip Ice Cube apresenta a tecnologia Lip Perfecting Technology, que combina 5 benefícios: Hidratante (formulado com manteiga de karité, restaura a umidade dos lábios); Regenerador (com vitaminas antioxidantes A, C, E); Suavizante (ingredientes ricos em emolientes, deixando seus lábios sedosos e macios); Proteção (com protetor solar FPS 15); Brilho (para um acabamento perfeito e radiante).

– Não Remover Pele

Se houver ressecamento, é indicado nunca retirar as pelinhas, nem mesmo esfoliar a área dos lábios usando grânulos agressivos. Ao máximo, a esfoliação usando produtos naturais ou aplicar creme de uréia, que já se mostra suficiente, em mistura com pró-vitamina B5 para que ocorra natural processo da troca da pele que é mais espessa, que vai ser descamada e, então, substituída pela pele mais fininha, jovem, e assim, mais sensível.

Hidratante para lábios Nivea
Nivea Protetor Labial Med Repair FPS15 4,8g
A fórmula hidratante, enriquecida com ingredientes naturais como Óleo de Gérmen de trigo e Bisabolol, protege os lábios sensíveis de maneira eficaz, evitando o ressecamento e proporcionando hidratação prolongada.

– Atenção com Cigarro

O cigarro pode gerar alergia de contato, e também reduz irrigação local, por fim, ocasiona degradação de colágeno e origina linhas em coluna de barra que aparecem como rugas em torno de lábios.

Hidratante para lábios Epidrat
Mantecorp Epidrat Lábios Hidratante Labial FPS30 5,5g
Epidrat Lábios possui ação hidratante através de seu poder emoliente e suavizante. Confere proteção solar contra raios UVA e UVB, com FPS 30. Formulação hipoalergênica, não contém fragrância nem corante. Manteigas de Cupuaçu, Karité e Cacau – possui ação calmante e protetora, minimizando o desconforto causado por excesso de sol, frio, ou clima seco. Hidratação e proteção solar para os lábios. Possui ação à prova d’água durante 80 minutos. É necessária a reaplicação do produto para manter sua efetividade.

– Ingerir Água

Uma das principais causas do ressecamento dos lábios é o fator de desidratação, assim é indicado ingerir no mínimo 2 litros de água diariamente. Essa ação vai manter o organismo mais hidratado, e também é um modo de promover manutenção de umidificação de lábios, tornando-os macios.

Gloss com ácido hialurônico para lábios Dermage
Dermage Gloss Hyaluage Lip Up Preenchimento Labial 10ml
O Hyaluage Lip Up reúne dois produtos em um para oferecer um tratamento completo para o aumento do volume dos lábios e melhora do contorno labial. Com cinco tipos de ácido Hialurônico, ele oferece hidratação e melhora do contorno labial e volume. Enriquecido com Vitamina E, o Gloss para preenchimento Labial Hyaluage Lip Up oferece hidratação 24 horas e auxilia no tratamento de rugas finas e marcas de expressão na região labial.

– Manteiga de Cacau

É extraído da semente de cacau no processo de fabricação do chocolate. A manteiga se caracteriza como um tipo de gordura natural que tem propriedades emolientes e hidratantes, uma combinação de óleo, água e gorduras, que auxiliam para recuperação de tecido da boca.

            Além disso, se mostra como um lubrificante natural, prevenindo o surgimento das lesões cutâneas, tem aroma agradável e duração longa nos lábios. Para usufruir destes benefícios, a indicação é manter a manteiga de cacau sempre próxima e passar a cada meia hora, pois não penetra de modo profundo na derme.

Protetor para lábios Nivea
Nivea Protetor Labial Essential Care 4,8G
NIVEA Essential Care proporciona hidratação prolongada e eficaz prevenindo ressecamento, deixando seus lábios macios e suaves. Oferece um cuidado prolongado, incolor, ajudando a manter a maciez natural dos lábios. Dermatologicamente testado. Não contém conservantes e é indicado para homens e mulheres. Sua fórmula contém Óleo de Jojoba e Manteiga de Karité, que previne seus lábios do ressecamento, resultando em lábios saudáveis e macios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA