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Dicas para Aliviar TPM

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A TPM ou síndrome pré-menstrual são os sintomas físicos e emocionais que algumas mulheres sentem logo antes e durante seus períodos menstruais. A TPM é causada pelas mudanças hormonais que o corpo passa durante o ciclo menstrual.

            Algumas pessoas têm TPM toda vez que passam por seus períodos, outras apenas têm TPM de vez em quando. Pode ter todos ou apenas alguns dos sintomas comuns de TPM, e algumas mulheres não têm a síndrome pré-menstrual.

            Há 2 tipos principais de sintomas de TPM, os que afetam fisicamente, e os que afetam emocionalmente.

Os sintomas físicos de TPM incluem:
  • Desejo por alguns alimentos, ou ter mais fome que o normal.
  • Seios inchados, sensíveis, ou doloridos.
  • Sentir inchaço (estômago inchado ou cheio).
  • Ganhar um pouco de peso.
  • Dores de cabeça.
  • Inchaço nas mãos ou pés.
  • Dores nas articulações ou músculos.
  • Sentir mais cansaço que o usual ou precisar de mais cochilos.
  • Problemas de pele, como espinhas.
  • Desconforto estomacal.
  • Cólicas ou dor na barriga.
Os sintomas emocionais de TPM incluem:
  • Sentimento de tristeza, deprimida, tensa ou ansiosa.
  • Alterações de humor.
  • Sentir mais irritação ou raiva do que o normal.
  • Chorar subitamente.
  • Não sentir-se social ou desejar estar ao redor dos outros.
  • Ter problema em se concentrar.
  • Problema em dormir ou permanecer dormindo.
  • Mudanças no desejo sexual.

É comum ter alguns destes sintomas e não outros. Por exemplo, pode ter seios inchados e doloridos, mas não ter alterações de humor ou problemas de pele. E pode também mudar de mês a mês, poderia estar cansada e irritada em um mês, mas não no próximo, ou ter cólicas em um mês, e não no próximo. Assim, é diferente para cada mulher.

Para que um médico oficialmente então diagnostique com TPM, a mulher precisa ter sintomas de TPM por ao menos 3 meses em série, e devem assim começar em 5 dias antes do período e interferir com algumas das atividades normais da mulher, como escola, trabalho, ou exercício.

Se pensar ter TPM, realmente manter um registro do período e sintomas a cada dia por ao menos 2 a 3 meses, pode usar um calendário ou aplicativo, ou seja, para registrar os sintomas de TPM. Outras condições, como depressão e ansiedade, perimenopausa, e doença de tireoide podem atuar como TPM, assim visitar um médico é a única maneira de saber com certeza o que está acontecendo de fato.

Algumas mulheres têm TPM muito severa, que é chamada de transtorno disfórico pré-menstrual. Os sintomas disso podem ser muito assustadores e podem incluir sentir-se fora de controle, deprimida, ter ataques de pânico, ou até sentimento de suicídio. Se pensar estar vivenciando sintomas do transtorno disfórico pré-menstrual, visitar um médico tão logo quanto possível.

Como Aliviar TPM?

            De fato, a síndrome pré-menstrual, TPM, afeta uma porcentagem alta de mulheres em idade fértil, com muitas mulheres sentindo alterações de humor nos dias antes da menstruação.

E enquanto os sintomas menstruais como irritabilidade, raiva, e alterações de humor são uma chateação mensal para a maioria das mulheres, a TPM severa pode então ser emocionalmente debilitante para algumas. Felizmente, tratar TPM com remédio e mudanças no estilo de vida pode ajudar as mulheres a controlar as mudanças de humor e outras dificuldades emocionais.

 Muitas Emoções

            De fato, a TPM pode causar alterações de humor descontroláveis e brutas em algumas mulheres, que podem seguir de choro a explosões de raiva e ataques de ansiedade, então retornar para um estado emocional estável, tudo em um dia.

           Assim, muitas das coisas que ajudam a aliviar cólicas podem também ajudar com TPM.

Aqui estão algumas maneiras diferentes de aliviar sintomas de TPM:
  • Usar remédio para dor sem receita como ibuprofeno, naproxeno, ou acetaminofeno. Sempre seguir as instruções de bula. Conversar com o médico, portanto, antes de tomar analgésico se tiver uma alergia para aspirina ou asma severa.
  • Fazer exercício aeróbico, como caminhada, corrida, bicicleta, natação, ou qualquer atividade que acelere o coração. O exercício regular, ao menos 30 minutos na maioria dos dias da semana, é ideal.
  • Fazer exercícios de respiração, ou seja, meditação ou ioga.
  • Descansar bastante. Dormir regularmente a cada noite pode ajudar com estresse, alterações de humor, como também sensação de cansaço ou fadiga.
  • Comer alimentos saudáveis como frutas, vegetais, especialmente os verdes folhosos, grãos integrais, e iogurte.
  • Limitar gordura, sal, açúcar e ainda álcool.
  • Certificar-se de obter vitaminas suficientes na dieta, ou tomar suplementos vitamínicos.
  • Se não obtiver suficiente cálcio, então tomar um suplemento de 1200 mg de cálcio diariamente. O magnésio e vitamina E podem também ajudar.
  • Usar controle de natalidade hormonal, como pílula, anel, implante, o médico pode ajudar a encontrar o método de controle de natalidade que possa ajudar com TPM.
  • Há alguma informação, de fato, a sugerir que alimentos que são ricos nas vitaminas B, tiamina, riboflavina, niacina, folato, B12, como também B6, podem ajudar a aliviar a intensidade das cólicas. As frutas, vegetais, grãos, legumes, frango, salmão, portanto, são todas boas fontes.
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