Um Blog de Saúde!

O que é Melasma?

Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo.

É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém podem afetar os homens. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico.


Tipos
  • Melasma epidérmico: Quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme (camada mais superficial da pele).
  • Melasma dérmico: Caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos.
  • Misto: Quando se tem excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.
Ainda há três tipos comuns de padrão facial de melasma, o malar (maçãs do rosto), centrofacial (testa, bochechas, acima do lábio, nariz e queixo) e mandibular, conforme a região em que aparece.

Causas
Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez. 

A exposição ao sol, faz com que a luz ultravioleta estimule os melanócitos (que produzem os pigmentos de cor da pele, a melanina). Apenas uma pequena quantidade de exposição solar pode fazer com que o melasma retorne, mesmo em uma pessoa que já o tratou anteriormente, e essa é uma das principais razões de porque os casos aumentam no verão.
Sintomas de Melasma
Os sintomas do melasma são escurecimento de áreas da pele expostas ao sol, majoritariamente no rosto. As cores variam de acordo com o tom de pele da pessoa e o formato é irregular e, normalmente, simétrico, sendo igual dos dois lados do rosto.

Prevenção
O principal da prevenção é evitar a exposição ao sol e sempre usar um bom protetor solar no rosto e demais áreas expostas. A aplicação deve acontecer várias vezes ao dia com a finalidade de evitar o estímulo para produção de pigmento.

Fonte: Minha Vida

Produto indicado:
Glenmark – Demelan Airless – 15g


Indicações:

O Demelan Airless é um creme clareador indicado para combater as manchas escuras da pele, causadas pela exposição excessiva ao sol, pela idade, desordem hormonal e sardas. Pode ser aplicado diretamente no rosto ou no corpo. Possui em sua formulação o ácido glicólico 10% que é reconhecido por promover a remodelação e aceleração da descamação epidérmica, alfa arbutina 5% com ação despigmentante que age minimizando as manchas já existentes e ácido kójico 2% que é um poderoso despigmentante que inibe a ação da tirosinase como quelante de íons, promovendo a diminuição da formação de melanina, acabando com as manchas e a Vitamina E que restaura a barreira de defesa antioxidante da pele. Deve-se usar um protetor solar durante o dia (no mínimo FPS30).



Por R$56,50 em 06/10/2015 na DERMAdoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA