Um Blog de Saúde!

Envelhecimento da Pele nas Várias Partes do Corpo

O envelhecimento da pele está à mercê de muitas forças conforme as pessoas envelhecem, o sol, clima pesado, e hábitos ruins. Mas é possível usar alguns passos para ajudar a pele a ficar flexível e com aparência fresca. Como a pele envelhece vai depender de vários fatores, o estilo de vida, dieta, fator hereditário, e outros hábitos pessoais.

            Por exemplo, fumar pode produzir radicais livres, moléculas de oxigênio uma vez saudáveis que agora estão super ativas e instáveis. Os radicais livres danificam as células levando a, entre outras coisas, rugas prematuras.

            Há outras razões também. Os fatores primários contribuindo para pele com ruga, e manchada, incluem envelhecimento normal, exposição ao sol, e poluição, e perda do apoio subcutâneo, o tecido gorduroso entre a pele e músculo. Outros fatores que contribuem para envelhecimento da pele incluem estresse, gravidade, movimento facial diário, obesidade, e até posição ao dormir.

Mudanças na Pele com a Idade

            Conforme se envelhece, as mudanças como estas naturalmente ocorrem:

  • A pele fica mais áspera.
  • Desenvolve lesões como tumores benignos.
  • A pele fica mais solta. A perda do tecido elástico na pele com a idade causa ficar solta.
  • A pele fica mais transparente. Isso é causado pelo afinamento da epiderme, a camada da superfície da pele.
  • Fica mais frágil. Isso é causado por um achatamento da área onde a epiderme e derme se juntam.
  • A pele fica mais facilmente ferida. Isso é devido às paredes mais finas de vaso sanguíneo.

As mudanças abaixo na pele também se tornam evidentes conforme envelhece. Elas incluem:

  • Perda da gordura abaixo da pele nas bochechas, têmporas, queixo, nariz e área do olho pode resultar em pele solta, olhos afundados, e uma aparência esquelética.
  • A perda óssea, principalmente ao redor da boca e queixo, pode se tornar evidente após a idade de 60 e causar enrugamento da pele ao redor da boca.
  • A perda de cartilagem no nariz causa caimento da ponta nasal e acentuação das estruturas ósseas no nariz.

Sol e Pele

            A exposição à luz solar é o maior culpado único no envelhecimento da pele. Ao longo do tempo, a luz ultravioleta do sol, UV, danifica certas fibras na pele chamadas de elastina. A quebra das fibras de elastina causa a pele a ceder, esticar e perder sua capacidade de voltar depois de esticar.

            A pele também machuca e rompe mais facilmente e leva mais tempo para sarar. Assim, enquanto o dano solar pode não aparecer quando é jovem, vai aparecer mais tarde na vida.

            Nada pode completamente desfazer o dano solar, embora a pele possa por vezes se reparar. Os lasers podem também ajudar a reverter algum dano. Assim, nunca é muito tarde para começar a se proteger da exposição solar e câncer de pele. É possível retardar as mudanças associadas com envelhecimento por ficar longe do sol, cobrir, usar um chapéu, e ter o hábito de usar protetor solar.

Outras Mudanças na Pele

            A gravidade, movimento facial, e posição ao dormir são fatores secundários que contribuem com as mudanças na pele. Quando a pele perde sua elasticidade, a gravidade causa caimento das sobrancelhas e pálpebras, fica solta e cheia sob as bochechas e mandíbula, e lóbulos da orelha mais longos.

            As linhas do movimento facial se tornam mais visíveis após a pele começar a soltar sua elasticidade, geralmente conforme as pessoas chegam à casa dos 30 e 40 anos. As linhas podem aparecer horizontalmente na testa, verticalmente na pele acima da raiz do nariz, ou conforme linhas curvadas pequenas nas têmporas, bochecha superior, e ao redor da boca.

O envelhecimento da Pele e o Sono           

Os vincos do sono resultam da maneira que a cabeça é posicionada no travesseiro e pode se tornar mais visível após a pele começar a perder sua elasticidade. Os vincos do sono são comumente localizados no lado da testa, começando acima das sobrancelhas para linha do cabelo próximo às têmporas, assim como no meio das bochechas.

            Dormir de costas pode melhorar estes vincos do sono ou prevenir de piorar. Fumantes tendem a ter mais rugas do que não fumantes da mesma idade, pele e histórico de exposição solar. A pele seca e que coça é comum mais tarde na vida.

            Aproximadamente 85% das pessoas mais velhas desenvolvem “coceira de inverno”, porque o ar superaquecido em ambiente interno é seco. A perda das glândulas de óleo conforme se envelhece pode também piorar a pele seca. Qualquer coisa que seque mais a pele vai fazer o problema piorar.

            Se a pele é muito seca e coça, ver um médico porque esta condição pode afetar o sono, causar irritabilidade, ou ser um sintoma de doença. Alguns remédios fazem a coceira piorar.

            Além dos cuidados todos com a pele, é importante investir na alimentação balanceada, com muita água e vitaminas, antioxidantes. Sempre anteriormente a usar algum produto para pele, visitar o dermatologista, já que somente este profissional pode fazer avaliação das específicas necessidades que a pele apresenta e indicar tratamentos ideais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA