Um Blog de Saúde!

Limpeza da Pele – Quais São os Erros e Acertos

limpeza da pele

Limpeza da pele leva tempo e atenção, mesmo parecendo tão simples, e fazer da maneira correta poderia ser a diferença entre a pele impecável e uma erupção de acne. Muitos acreditam que é necessário apenas lavar a face para remover maquiagem ou quando aparenta suja.

Na realidade, é indicado lavar o rosto 2 vezes por dia. No entanto, a quantidade de vezes que lava o rosto pode ser menos importante do que a maneira que esta função é feita. Não importa o tipo de pele, textura, ou condição atual, a rotina de limpeza noturna é especialmente importante.

Remover a maquiagem, sujeira e resíduos do dia vai ajudar a preparar a derme para o regime de skincare, assim como apoiar a pele em sua regeneração pela noite e processos de renovação. Abaixo são apresentados os erros e acertos ao limpar a pele, e no final, como higienizar a pele corretamente.

Acertos – O que deve ser feito – Limpeza da pele

Remover a maquiagem totalmente antes

Usar um removedor de maquiagem gentil para fazer o trabalho antes de começar a realmente limpar, especialmente antes de ir dormir. Poros geralmente removem as toxinas durante a noite e se estão obstruídos, tudo vai retornar e aparentar congestionado. Isso se aplica para todos os tipos de pele.

Usar água morna

Poros não são portas. A água quente não os abre, e a água fria não os fecha. A verdade é que os extremos de temperatura da água podem causar irritação, assim é melhor ficar no meio termo. Não é desejado ver a pele corada no espelho.

Experimentar usar água micelar

É água contendo moléculas de micela que se ligam à maquiagem e sujeira e quebram. Algumas pessoas, especialmente as que não usam maquiagem, podem usar a água micelar como cleanser.  Se estiver em algum lugar em que não há água disponível, por exemplo, esta água micelar pode limpar o rosto e não é necessário enxaguar.

Secar com uma toalha macia

Deixar a água escorrendo do rosto não o hidrata, na verdade, quando a água evapora, poderia levar à secura. Lembrar-se de dar batidinhas leves com uma toalha antimicrobiana macia, sendo extremamente cuidadoso ao redor da área sensível sob os olhos, após acabar.

Finalizar com um toner

Embora não seja tecnicamente um passo da limpeza do rosto, muitas pessoas não dão atenção à importância do que segue depois, equilibrar novamente a pele. Toner é fórmula líquida e leve, originalmente usado para redefinir o pH da pele, assim pode se proteger da bactéria e danos.

Agora muitos toners surgem com benefícios extras que visam preocupações específicas. Procurar por ingredientes como água de rosas que tem propriedades antiidade, camomila que é conhecida por suas qualidades calmantes, e ácido salicílico ou hamamélis para combater acne. Para aplicar o toner, apenas colocar um pouco em uma bola de algodão e deslizar pelas áreas de preocupação, como a zona T oleosa.

Erros – O que não deve ser feito – Limpeza da pele

Usar sabonete em barra

A menos que sejam especificamente formulados para o rosto, os sabonetes em barra podem alterar o equilíbrio de pH da pele, que permite o crescimento de mais bactéria e levedura. O cleanser facial, especialmente os balms, são feitos para pele delicada.

Há uma tendência para as pessoas procurarem por aqueles de espuma, porque pensam que se não há espuma, não limpam. Mas a espuma pode realmente retirar mais óleos naturais da derme.

Um estudo de 2012 confirma isso, concluindo que surfactantes, o que permite cleanser a quebrar o óleo, assim a água pode lavar a sujeira, previnem as moléculas da derme de ficar em ordem, natural e saudável.

Lavar e esfoliar excessivamente

Muitas vezes as pessoas se esquecem que também estão provavelmente lavando seus rostos no banho. Se usar rotinas de limpeza antes do banho duas vezes por dia, então vai lavar excessivamente. As pessoas com pele seca devem considerar cortar as lavadas.

A pele tem uma barreira natural que protege e ajuda a reter umidade. Enquanto usando um esfoliante ou cleanser com unidades possa parecer leve no primeiro dia, esfoliar muito ou usar estes produtos diariamente pode danificar a camada mais exterior da pele.

Um sinal de esfoliar exageradamente é a hipersensibilidade. Isso pode causar irritação, erupções, e até uma sensação de ardência quando aplica os produtos. Atenção com cleanser diário que usa ingredientes ativos esfoliantes, como alfa hidroxiácidos, e beta hidroxiácidos, já que estes são extra potentes em esfoliar a pele.

Não hidratar

Além de tonificar, assegurar que está ajudando a pele a permanecer hidratada. Algumas pessoas gostam da sensação firme após lavar o rosto, mas é realmente excesso de secura. A derme pode começar a parecer sensível após, ou mesmo descascar, rachar. Aplicar hidratante protege a pele de secar demais. Se a derme continuamente parece seca após lavar, tentar trocar o cleanser. Optar por um leve ou à base de óleo.

Limpeza da pele – Como lavar o rosto adequadamente

Como se lava o rosto pode fazer grande diferença no resultado final. Seguir estas dicas de dermatologistas para ajudar a manter o rosto saudável.

  • Usar um cleanser não abrasivo e suave que não contenha álcool.
  • Molhar o rosto com água morna e usar as pontas dos dedos para aplicar o cleanser. Uso de esponja, por exemplo, pode irritar a pele.
  • Resistir à tentação de esfregar a pele, porque isso irrita a mesma.
  • Enxaguar com água morna e secar com batidinhas usando toalha macia.
  • Aplicar hidratante se a pele estiver seca ou coçando. Ser gentil quando aplicando qualquer creme ao redor dos olhos, assim não exige tanto desta área delicada da pele.
  • Limitar a lavagem para 2 vezes por dia e após suar. Lavar o rosto uma vez pela manhã e uma vez de noite, assim como após suar muito. A transpiração, especialmente quando utilizando chapéu, irrita a derme. Lavar a pele tão logo quanto possível após suar.

Blog Dermadoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA