Hidratação no Skincare – Benefícios para Pele

Hidratação no Skincare – Benefícios para Pele
Compartilhe com um amigo(a)








Enviar

Para ter uma pele com vigor e macia, saudável, a hidratação diária é fundamental. Conhecer o tipo de pele que tem é importante. Isso determina a rotina de skincare a adotar, os tipos de produtos ideais, ingredientes usados, e o que deve usar e quanto usar. Cada tipo de pele pode se beneficiar da hidratação.

Hidratação no skincare – Pele seca e problemática

Começando com o tipo de pele seca, já que a necessidade de hidratar aqui é óbvia para a maioria. A seca precisa de hidratante potente com fórmula espessa e uma concentração alta de ingredientes ativos que podem reabastecer a barreira da derme para evitar perda de umidade. As pomadas e cremes são boa escolha e há liberdade para hidratar tanto quanto parecer necessário.

Para pele extremamente seca, usar uma fórmula noturna hidratante pode salvar. A hidratação ajuda a acalmar sintomas de eczema, psoríase, ou rosácea. Apenas nesta situação é sempre aconselhável consultar o médico antes de adicionar qualquer tipo de produtos cosméticos à rotina de skincare, e há algumas fórmulas excelentes aprovadas por especialista para escolher.

Tipo de pele mista

A pele mista é sempre diferenciada para lidar, já que partes separadas do rosto têm diferentes necessidades e podem reagir de maneira não similar para certos produtos. Se a zona T fica mais oleosa e tem problema após hidratar, então deve escolher hidratante à base de água, sem óleo, e não comedogênico. Não usar pomadas ou hidratantes cremosos, mesmo se outras partes do rosto ficam macias após. Pode atingir melhores resultados com uma fórmula balanceada e leve.

Ainda, no final do dia, uma abordagem interessante é usar diferentes tipos de hidratantes para diferentes partes do rosto. Em qualquer caso, hidratar a pele mista em base regular é importante. Pode hidratar o rosto todo após limpar pela manhã com uma fórmula leve, e então apenas aplicar hidratante nas áreas mais secas quando necessário.

Tipo de pele propensa à acne e oleosa

Contrário à crença popular, a pele oleosa precisa da hidratação também. Não tão frequentemente, e não com o mesmo tipo de hidratante que a pele seca precisa, mas deve se atentar a isso, ou seja, a pele propensa à acne e oleosa.

Este passo pode ajudar com manchas, reduzir a inflamação da pele, e promover rotatividade celular mais rápida, tudo é extremamente benéfico para pele propensa à acne. Além disso, a pele oleosa não necessariamente significa pele macia. O óleo excessivo e hidratação não são a mesma coisa. A pele pode ter brilho e óleo, mesmo se as células da pele abaixo estão desidratadas e inflamadas.

Este é o motivo de precisar de hidratação à base de água, facilmente absorvido, para que a pele seja hidratada em base diária, após limpar, que é um passo crucial na rotina das pessoas com tipo propenso à acne e oleoso.

Ingredientes hidratantes

Outro aspecto importante para considerar quando decidindo sobre hidratante é o ingrediente ativo usado na fórmula. Até o mesmo tipo de hidratante varia dependendo dos ingredientes que apresenta e sua concentração no produto.

Isso é extremamente importante, porque pode ser alérgico, ou a pele pode simplesmente reagir negativamente para alguns ingredientes ou a concentração apresentada. É essencial que saiba o tipo de pele que tem, e saiba como escolher um hidratante que use ingredientes que a pele ame. Assim pode vivenciar os melhores benefícios que a hidratação oferece.

Hidratação no skincare – Tipos de hidratantes

Este aspecto está muito relacionado e depende do assunto acima discutido. O tipo de pele vai muito determinar qual tipo de hidratante oferecerá maiores benefícios, e quais não vão. São apresentados os tipos de hidratantes presentes no mercado:

  • Cremes.
  • Loções.
  • Géis.
  • Pomadas.

Cremes são hidratantes relativamente pesados que podem ser mais ou menos concentrados. Eles oferecem uma quantidade incrível de hidratação e mantêm a pele macia. Loções são de peso leve, com um alto teor de água. E absorvem facilmente e não deixam a pele oleosa, que pode ser bom para pessoas com tipo oleoso.

Gel é outro tipo de hidratante de peso leve que absorve facilmente e oferece muita hidratação. Alguns deles contêm álcool que pode ser um problema para pele sensível. As pomadas são os tipos mais grossos e pesados com um conteúdo alto de óleos.

Benefícios da hidratação do rosto diariamente

  • Previne pele seca.
  • Pele jovem.
  • Aparência saudável e vibrante.
  • Rotatividade celular mais rápida.
  • Sem manchas.
  • Melhor resistência contra raios UV e toxinas.
  • Reduz sintomas da inflamação.
  • Acalma pele sensível.
  • Resultado natural para maquiagem.

Ao tentar aplicar maquiagem em pele seca e escamosa, já se sabe o resultado, que é desagradável. A base apenas evidencia e até contribui para mais resíduos, e fica a sensação ruim que a maquiagem pode sair a qualquer momento.

Para evitar tudo isso e aperfeiçoar o resultado da maquiagem, precisa preparar a pele. Tudo começa com o agente de limpeza. Deve limpar a pele e se livrar das células mortas e restos acumulados nos poros que podem atrapalhar o objetivo de um resultado de maquiagem radiante e mais natural.

Após isso, vem o passo mais importante, a hidratação! Hidratar a derme para suavizar e prepará-la para produtos. Hidratar também vai formar uma barreira de proteção entre os produtos de make e as células da pele. Se pular este passo poderia terminar com maquiagem não bem aplicada, irritação e inflamação.

Blog Dermadoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.