Um Blog de Saúde!

Benefícios dos Ácidos no Skincare

ácidos no skincare

Aplicar ácido no skincare, no rosto e corpo, é provavelmente algo evitado no passado. Pele sensível, química corrosiva, mas ao contrário da crença popular, há algumas formas de ácidos de ocorrência natural que quando usados corretamente, são benéficos não apenas para pele, mas para saúde geral.

Ácidos naturais usados em skincare têm os seguintes benefícios:

  • Tratar e prevenir acne.
  • Atuar como um esfoliante suave por remover células mortas da pele que obstruem poros.
  • Limpar os poros para deixar a derme fresca e com brilho.
  • Atuar como um antioxidante para tratar e prevenir rugas.

Como usar ácidos no skincare

Como o nome sugere, ácido é potente e deve ser usado com muito cuidado. Aqui estão alguns ácidos que são seguros para usar nos produtos e devem ser incluídos no regime de skincare regular:

  • Alfa hidroxiácidos.
  • Ácidos fenólicos.
  • Vitamina C.

Alfa hidroxiácidos

Alfa hidroxiácidos são muito usados em produtos de skincare e por boa razão. Os mais comuns são ácido lático e ácido glicólico. Em particular, estes 2 ácidos, penetram na pele em nível mais profundo e são conhecidos por suas propriedades de esfoliação e nutrição.

Ácidos são potentes, assim é importante usá-los em seu estado mais natural. Se alfa hidroxiácidos são rotulados como derivados naturalmente, é provável que tenham ingredientes sintéticos adicionados para esticar mais ou atuar como um estabilizador.

Naturalmente derivado não necessariamente significa natural e ingredientes químicos tornam os ácidos mais severos o que pode terminar causando dano para pele já sensível. Antes de usar qualquer ácido no rosto, verificar o rótulo do produto com cuidado para certificar que não são combinados com químicos sintéticos.

Os alfa hidroxiácidos ocorrem naturalmente na fruta, cana de açúcar e leite. O ácido glicólico é um alfa hidroxiácido neutralizado e é adequado para skincare regular em produtos usados em casa. As moléculas pequenas fazem do ácido glicólico um excelente tratamento para cravos e pele oleosa. Ácido tartárico é outro alfa hidroxiácido suave e é um ácido de fruta completamente natural.

Ácidos no skincare – Ácidos fenólicos

Os ácidos fenólicos são um grupo de fitonutrientes que tem benefícios consideráveis para pele e corpo.

O ácido gálico:

  • Diminui dano de DNA e contém ativos antiidade potentes.
  • Promove tom da pele uniforme por reduzir visibilidade das manchas de sol.
  • Diminui pigmentação da cor como olheiras.
  • Ajuda a minimizar pele inflamada e vermelhidão.

Ácido elágico:

  • Ajuda a proteger a pele do estresse oxidativo causado por radiação UV e processo de idade natural.
  • Uniformiza cor e dá brilho à pele.
  • Contém ativos potentes que tratam queimadura solar e inflamação.
  • Consiste de ativos que ajudam a diminuir o potencial de fotoidade.

Vitamina C (comumente conhecida como ácido ascórbico)

Enquanto a vitamina C seja uma das vitaminas mais benéficas para derme, o ácido ascórbico e ácido L-ascórbico, comumente rotulado como vitamina C sintética, não entregam os benefícios associados com vitamina C natural. Os benefícios estão na atividade da vitamina e assim apenas existem em seu estado de ocorrência natural.

Os benefícios da vitamina C natural:

  • Promove produção de colágeno para diminuir linhas finas.
  • Reduz pigmentação e minimiza mancha solar.
  • Combate dano UV e mantém a pele hidratada.
  • Contém antioxidantes potentes para proteger do dano de radicais livres.
  • Diminui inflamação.

Vitamina C é extremamente instável uma vez extraída, assim os ingredientes estabilizadores tornam suas propriedades curativas praticamente não existentes.  Enquanto os benefícios do ácido ascórbico são muito promovidos no skincare, ter atenção, porque este ácido não tem.

A menos que a estrutura da molécula de vitamina C seja completamente não alterada, não é útil no skincare. Sempre escolher uma enzima natural sobre uma química feita de forma sintética que pode ser muito pesada para pele.

O que considerar ao usar ácidos na pele

A idéia de que há ácido nos produtos de skincare pode soar assustador. Na realidade, são transformadores para alcançar pele radiante, uniformizada, macia. Estes ácidos podem ser ácidos alfa hidroxiácidos, beta hidroxiácidos, ou atuar como clareador da pele (ácido elágico), para afugentar manchas escuras da exposição excessiva ao sol.

O ácido salicílico, por exemplo, pertence a uma categoria chamada de beta hidroxiácidos. Provavelmente conhece salicílico como um agente contra acne, e ele é. Salicílico esfolia a camada exterior da pele, é lipossolúvel, assim também pode penetrar mais fundo nos poros, onde ajuda para se livrar de restos e acúmulo. Isso ajuda a desobstruir poros para prevenir erupções. Para acne, a indicação é usar um cleanser contendo ácido salicílico uma vez por dia para tratar erupções.

Saber exatamente quais ácidos estão nos produtos e como funcionam pode ajudar a encontrar a mistura ideal de antiidade para construir uma rotina que apresente os resultados desejados. A aplicação tópica de alguns ácidos pode deixar a pele sensível ao sol, a pesquisa sugere, assim certificar de usar um protetor solar de amplo espectro a cada manhã para proteger.

Além disso, manter em mente que há lista extensa de ácidos que desempenham diferentes papéis na pele. O dermatologista pode ajudar a identificar quais são os melhores para o tipo de pele que tem e preocupações.

Blog Dermadoctor

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA