Um Blog de Saúde!

Alantoína e Skincare – Benefícios para a Pele

alantoína

Em meio aos ingredientes populares no mundo do skincare, há um ingrediente que talvez não tenha recebido suficiente atenção, a alantoína. Amplamente usada nos produtos coreanos de skincare, alantoína é considerada um ingrediente importante para pele sensível.

Efeito da alantoína na pele

Alantoína é encontrada em plantas como camomila, brotos de trigo, beterraba, e confrei, uma erva com flores roxas. É uma 5-ureido-hidantoína ou glioxildiureida com a fórmula química C4H6N4O3. Além das fontes vegetais, alantoína é naturalmente presente em certos tipos de bactérias e animais. Os cientistas alemães a sintetizaram do ácido úrico.

Ela tem propriedades curativas, calmantes e hidratantes. As folhas das plantas confrei foram usadas por séculos para curar ferimentos menores e inchaço. A substância é um ingrediente comum encontrado em muitos sérums antiidade atualmente.

Benefícios da alantoína para a pele

Agente hidratante

Alantoína hidrata a pele para prevenir secura e irritação. É adequada para pele sensível também, por causa da sua natureza não irritante.

Esfoliante

Ajuda para se livrar de células mortas da pele. É um agente queratolítico, ou seja, pode suavizar e separar a camada cornificada, dura, da pele. E mantém a derme macia conforme a camada de pele morta é removida.

Propriedade calmante

Tem um efeito calmante sobre a derme. É usada como um ingrediente calmante em produtos de skincare.

Propriedade de curar ferimentos

É conhecida por acalmar pele machucada e curar ferimentos. É muitas vezes usada para irritação e erupções.

Oferece hidratação e maciez

Ela previne perda de água transepidermal, e pode reter água nas células da pele. Pode deixar a pele com sensação mais cheia e mais macia novamente.

Antiidade

Alantoína ajuda na síntese do colágeno. Este é uma proteína fibrosa que mantém a pele unida. Basta pensar sobre o colágeno como uma cola mantendo as células. Os níveis de colágeno reduzem conforme a pessoa envelhece, deixando a pele flácida.

Como usar?

Ela, criada em laboratório, é encontrada em forma de pó em muitos cremes e loções. Pode-se usar creme de alantoína ou sérum, duas vezes por dia, em rotinas noturnas e diurnas de skincare.

Creme ou hidratante contendo alantoína

  • Limpar o rosto e pescoço com cleanser leve.
  • Aplicar e massagear o creme na pele enquanto a mesma está ainda úmida.

Sérum antiidade contendo alantoína

  • Limpar o rosto e pescoço com cleanser leve.
  • Aplicar o sérum com um conta-gotas ou os dedos pelo rosto todo.
  • Seguir com um bom hidratante.

Quem deve usar?

Qualquer um com pele seca e que coça pode usar alantoína para acalmar a derme. Se estiver procurando por ingredientes antiidade, alantoína vale a consideração. Conversar com o médico antes de começar a incorporá-la no skincare.

Quais ingredientes para combinar e não combinar?

Alantoína funciona bem com silicone e outros emolientes quando usada em cremes de cicatriz. Pode também combinar com retinol, ingrediente antiidade. Não combinar alantoína com esfoliantes como alfa e beta hidroxiácidos, já que esta combinação pode desencadear reações alérgicas ou irritação da derme.

Efeitos colaterais da alantoína

Ela não tem quaisquer efeitos colaterais. É não tóxica, segura e adequada para todos os tipos de pele. Mesmo os tipos sensíveis podem optar por ela, devido ao seu efeito calmante na pele. Evitar uso dela em sua forma mais bruta, folhas de confrei, já que pode causar algumas reações da derme.

Em cosméticos

Teve uma reação após usar qualquer batom, corretivo ou base? Agora é momento de procurar por maquiagem que tenha alantoína como um dos ingredientes. Não apenas vai ser calmante, mas também terá um efeito hidratante na pele.

Em protetor solar

Alguns protetores solares podem causar reações alérgicas. Se estiver desapontado com o protetor solar atual, trocar por um que tenha alantoína. Ela protege a pele dos raios UV danosos e hidrata, de fato.

Para cicatrizes de acne

Devido a sua propriedade calmante, alantoína é indicada para cicatrizes de acne. E reduz vermelhidão causada por acne e ajuda no rejuvenescimento celular. O processo de rejuvenescimento pode clarear cicatrizes e resultar em tom da pele uniforme. Assim, este ingrediente seguro e multifacetado é ótimo para incorporar no skincare.

Escolhendo os produtos com alantoína

O pó de alantoína puro é possível de acessar. Mas é melhor procurar por uma porcentagem inferior, a menos que o dermatologista diga o contrário. A maioria dos produtos sem receita de alantoína tem uma concentração de 2 para 5%.

Pode encontrá-la facilmente. É comumente encontrada em:

  • Gel anti-cicatriz.
  • Produto anti-acne.
  • Batom e brilho labial.
  • Pomada de cura de ferimento.
  • Produtos de cuidados com o sol, como o protetor solar.
  • Shampoos feitos para problemas de couro cabeludo, como descamação e caspa.
  • Hidratantes sem receita, especialmente aqueles elaborados para combater aspereza extrema ou descamação.

E sobre as alergias?

As alergias de alantoína são raras, mas pode acontecer. Como com muitos ingredientes de skincare, há sempre o potencial para uma reação surpresa.

Blog Dermadoctor

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA