Um Blog de Saúde!

Cutícula – Quais São os Cuidados com a Cutícula

cutícula

A cutícula é uma camada de pele localizada junto à borda inferior do dedo. Esta área é conhecida como cama da unha. A função da cutícula é proteger as unhas novas contra bactéria quando crescem para fora da raiz de unha. A área ao redor da cutícula é delicada. Pode ficar seca, danificada e infectada. É importante cuidar da área total da unha e mantê-la limpa, assim ficam saudáveis.

Cutícula e lúnula da unha

A cutícula é a pele transparente localizada acima e ao redor da base da unha na realidade. A lúnula é então o formato de meia lua visto na base da unha. A lúnula está localizada assim acima da cutícula.

Cutículas do cabelo

O cabelo humano também contém cutículas, na realidade. Estas são diferentes das cutículas de unha, mas têm assim uma função similar. As cutículas dos fios servem como uma camada protetora então para o fio. São compostas de células mortas, de sobreposição, portanto. Quando saudáveis, estas cutículas oferecem brilho de fato ao cabelo e protegem suas camadas internas do dano também.

Cutícula – Como cuidar das cutículas?

É importante manter as cutículas limpas em casa. Isso previne infecção de fato. A maneira mais fácil de cuidar é embeber então a mão ou pés em água morna e com sabão, por em torno de 10 minutos a cada poucos dias. Isso ajuda assim a suavizar a cutícula e mantém as unhas limpas. Pode também aplicar óleo de cutícula e creme de massagear, portanto. Hidratar as cutículas regularmente para prevenir secura e rachaduras na realidade.

Cutícula – É seguro cortá-las?

A pesquisa sobre a segurança de cortar cutículas é mista. Mayo Clinic e American Academy of Dermatology aconselham contra cortar cutículas. Isso inclui cortá-las em casa ou em salão. As cutículas protegem as unhas e pele circundantes delas contra infecção. Após cortar a cutícula, é mais fácil para bactérias e germes entrar. Isso pode levar a uma infecção.

A maioria dos salões de unha continua a cortar cutículas, apesar destas orientações. Eles argumentam que ajuda a esmaltar melhor e ficar por mais tempo. Ao invés de cortar as cutículas, pedir para apenas empurrar a cutícula de volta e aparar a pele solta e pedaços.

Como remover ou aparar com segurança?

Se ainda deseja aparar as cutículas, é importante amaciá-las primeiro. Pode fazer isso por embeber as unhas em água morna. Tomar um banho pode também ajudar a amaciar.

O próximo passo é aplicar então removedor de cutícula. Se as cutículas estão secas, aplicar um hidratante também. Usar um instrumento que empurra a cutícula, assim com cuidado empurrar a cutícula para trás junto com a cama da unha. Aparar a pele em excesso e pedaços, mas nunca cortar a cutícula inteira de fato. A idéia é para remover a pele em excesso e pedaços apenas. O instrumento que empurra a cutícula é feito de vários materiais na realidade.

Cutículas rachadas

A área ao redor da cama da unha é muito delicada. É comum para cutículas rachar ou descascar. Pode usar óleo de cutícula ou hidratante para realmente hidratá-las. É seguro aplicar diariamente. Pode também aplicar vaselina pela noite para suavizar as cutículas danificadas.

Como prevenir dano de cutícula?

Evitar cutucar a cutícula, portanto. Se tiver um pedaço, com cuidado remover assim com cortador, ao invés de morder ou então arrancar. Além disso, limitar o uso de esmalte pesado e removedores de fato. Usar uma fórmula livre de acetona para um removedor de esmalte de unha.

Cutículas infectadas

Paroníquia é uma infecção da pele ao redor das cutículas. Sintomas podem incluir:

  • Vermelhidão da pele ao redor da unha.
  • Sensibilidade.
  • Bolhas cheias de pus.
  • Mudanças na forma da unha, cor ou textura.
  • Descolamento da unha.

As formas leves de paroníquia podem geralmente ser tratadas em casa na realidade. O médico pode prescrever assim um antibiótico ou remédio antifúngico para casos mais graves. Se vivenciar paroníquia crônica, visitar o médico então para tratamento.

Cutícula – Dicas na manicure

Quando visitar o salão de unha, manter então estas dicas em mente:

  • Apenas ir aos salões que têm licença, certificado.
  • Apenas trabalhar com profissionais licenciados.
  • Certificar-se que todas as ferramentas estejam esterilizadas e limpas antes de fazer as unhas.
  • Se tiver preocupação sobre a qualidade do equipamento, pode trazer o que tem. A maioria das lixas de unha, cortador, pode ser comprada relativamente acessível online.

Mantendo as unhas saudáveis

Seguir estas dicas de fato para manter as unhas saudáveis:

  • Aparar as unhas regularmente.
  • Usar uma lixa de unha para suavizar as bordas também.
  • Hidratar as cutículas regularmente.
  • Não morder as unhas, portanto.
  • Aplicar um fortalecedor de unhas para ajudar na força.

Se tiver interesse em crescimento da unha, perguntar de fato ao médico se é seguro tomar biotina. Este suplemento é conhecido por fortalecer e endurecer a unha na realidade. Cuidar das cutículas é importante então para a saúde. Elas protegem a área da unha de infecção, portanto.

Sempre evitar salões de unha que não limpam seus instrumentos. E pedir ao profissional assim para não cortar as cutículas se estiver desconfortável. Conversar com o médico ou dermatologista se perceber sinais ou sintomas de infecção da unha de fato. Eles podem recomendar um plano de tratamento.

Fonte: Healthline

Blog Dermadoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA