Um Blog de Saúde!

Depilação com Cera Quente – Benefícios e Cuidados

cera quente

Muitas pessoas preferem fazer a depilação com cera quente, mas o primeiro passo é escolher o tipo de cera desejada, se fria ou quente, a depender das áreas para depilação. A cera quente é indicada para áreas pequenas corporais ou com pelo mais forte, por exemplo, como virilha ou axila, já a cera fria é boa para depilação das regiões maiores ou com pelo mais fraco, de exemplo braços ou costas.

Há indicação ainda da cera fria para quem tenha varizes, já que não gera dilatação de vasos sanguíneos, uma boa opção também para quem viajará, podendo ser guardada facilmente e transportada. A depilação com cera quente é mais eficiente, devido ao calor dilatar poros da derme, a facilitar remover pelos e reduzindo dor no processo.

Depilação com cera quente

É indicada a cera quente às áreas pequenas corporais ou que tenha pelos mais fortes, virilhas ou axilas são exemplos, e também à dilatação dos poros da derme, a facilitar remover pelos. É possível utilizar espátula ou roll-on para depilação com cera quente, a depender do que preferir, sendo orientado seguir estes passos abaixo:

  • Aquecer a cera, e estando meio líquida, fazer teste da textura com aplicação das gotas no papel. Se aparentar textura ideal, aplicar então pouca quantidade na área pequena corporal, um exemplo o braço, para que seja testada a temperatura e textura da cera.
  • Para fazer esta depilação, o primeiro passo é aplicar a cera usando espátula ou roll-on em direção do crescimento do pelo, na sequência, aplicar folha sobre o local em que a cera foi espalhada.
  • O próximo passo é puxar a folha, rapidamente e em sentido oposto do crescimento dos pelos, tão próximo e paralelamente da pele quanto conseguir. No caso de não sair os pelos todos, é possível a repetição da aplicação da cera ou remover o que restou usando a pinça.

Para diminuir a dor no momento de depilar e para diminuir aderência na pele da cera, uma dica é aplicar um pouco do talco em pó na pele, aplicar na sequência a cera para depilar.

E, depois de depilar, aplicar um pouco de óleo de bebê para retirar restante da cera, fazer lavagem da área depilada e usar um pouco do creme hidratante. Após depilar, sentir irritação e desconforto na região depilada é normal, o aparecimento da vermelhidão é comum na pele.

A indicação ao alívio destes sintomas é aplicar creme calmante e hidratação depois de depilar, e também aplicação da compressa fria na área afetada, para diminuir desconforto e irritação.

Um ponto importante, a retirada da cera deve ser realizada rapidamente e em direção oposto do crescimento dos pelos. Ao finalizar, verificar se os pelos todos foram removidos, ao sobrar, remover com pinça. Aplicação da cera muitas vezes em mesmo lugar pode causar irritação da derme.

Cuidados para depilação com cera

Ao depilar usando cera há cuidados necessários para que irritações sejam evitadas, manchas e pelos encravados. Ao preparar a pele se pode também amenizar a dor no processo. São indicados 5 hábitos fundamentais para prevenir estes e mais problemas.

1 – Esfoliação antes e depois do processo de depilação

Esfoliação é a ação perfeita ao combate dos pelos encravados. Assim, deve ser realizada anteriormente à depilação, como maneira de prevenção. Porém, após alguns dias, a pele já recuperada da agressão ao remover os pelos, é possível ainda retomar esse passo no autocuidado. Portanto, investir em produtos eficazes, mas delicados, para que a pele não seja danificada.

2 – Hidratar para saúde da derme

É importante manter a hidratação da pele diariamente, preservando assim seu equilíbrio e saúde. Mas, antes da depilação com cera, evitar utilizar óleos densos ou cremes, porque estes podem gerar reações corporais durante a ação.

3 – Proteção e evitar expor-se ao sol

Após remover os pelos, está sensibilizada a pele, e assim a proteção da radiação solar é fundamental. Então, o corpo geralmente fica mais inclinado para ressecamento, manchas e vermelhidão. Portanto, não deixar de utilizar filtro solar apropriado à derme.

4 – Usar roupa confortável

As roupas que são muito apertadas contribuem para atrito na derme, ficando esta mais sensível. Assim, dores na depilação podem ser maiores, sem contar risco de novos pelos nascerem em condição encravada. Escolher roupas então mais confortáveis e largas, de tecido natural, um exemplo o algodão, a pele vai respirar.

5 – Antes e depois de depilar, banho!

Anteriormente à depilação, é indicado tomar banho usando água morna, para auxiliar abertura dos poros, e diminuir quantidade dos micro organismos com presença em pele. Desta forma, pelos saem mais facilmente e com menos dor, sem contar reduzir chances de infecção.

É indicado ainda que a área depilada seja lavada, mais uma vez, depois do procedimento, utilizando sabonete antisséptico, a garantir proteção maior de fato. Assim, o banho quando se fala em depilação, é mais um cuidado de grande importância.

Blog Dermadoctor

 

Links que podem ser interessantes:

A Depilação a Laser Elimina os Pelos para Sempre?

 

Tudo Sobre Depilação a Laser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA