Um Blog de Saúde!

Benefícios do Óleo de Eucalipto para Pele

óleo de eucalipto

Conforme mais pessoas fazem a mudança das substâncias químicas tradicionais para ingredientes naturais em seus produtos de beleza, a curiosidade e popularidade em torno dos óleos essenciais e seus benefícios potenciais para pele continuam a crescer, como o óleo de eucalipto.

E embora dermatologistas falem sobre alguns óleos essenciais, nem todos são recomendados para uso na pele. Um erro principal é que se um ingrediente é natural, deve ser amigo da pele, mas antes de optar por vários óleos essenciais no rosto, é importante saber sobre eles.

O óleo de eucalipto, o ingrediente vegetal com um aroma apimentado tem sido há tempo indicado para ajudar com resfriados e congestão nasal, de acordo com especialistas, mas sobre a utilidade para a pele quando aplicado topicamente, isso é dúvida comum entre as pessoas. São apresentados aqui os benefícios do óleo de eucalipto para a pele.

Propriedades do óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto é um óleo essencial destilado de uma folha da árvore perene nativa da Austrália, mas pode também ser encontrado em outras partes do mundo. O óleo contém múltiplos ingredientes naturais, incluindo flavonoides, taninos. Pode ser encontrado em sua forma pura, mas também é usado como um ingrediente em produtos como agentes de limpeza, géis de banho, óleos de beleza, e sais de banho.

Óleos essenciais podem ser afetados pela luz e calor, assim é melhor armazenar o óleo de eucalipto em local escuro e frio. Este óleo pode ser inalado ou aplicado topicamente para efeitos diferentes no corpo.

Benefícios do óleo de eucalipto na derme

Este óleo essencial tem sido usado há tempos no skincare e cosméticos, porém, a maioria dos estudos sobre o óleo de eucalipto foi feita no laboratório e não em humanos. Infelizmente, há estudos limitados humanos mostrando seus benefícios para a pele. Com isso em mente, os benefícios potenciais para pele são:

  • Promove cura de ferimento. O ingrediente potencialmente benéfico é cineol, ou eucaliptol, que tem propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, e analgésicas, que é o motivo de ser por vezes usado para ajudar em cura de ferimento e dores. Topicamente, há afirmações que pode aliviar inflamação, dor, e ajuda a curar ferimento, graças as suas propriedades antimicrobianas. Porém, é importante notar que enquanto haja pesquisa mostrando seus benefícios antimicrobianos, não é uma declaração amplamente difundida em todos os tipos de bactérias.
  • Os estudos de laboratório mostraram que óleo de eucalipto pode aumentar a produção de ceramida para manter a pele hidratada, reduzir inflamação, e prevenir degradação de colágeno induzida por UVB.
  • Proteção. Antioxidantes protegem contra dano causado por agressores do ambiente. Estudos de laboratório mostraram também seu potencial antioxidante em vitro.

Efeitos colaterais do óleo de eucalipto

Como outros óleos essenciais, o óleo de eucalipto potente pode causar irritação, coceira, ou queimação no local de aplicação. As reações de dermatite dos óleos essenciais são muito comuns. Por vezes, é porque o óleo não foi adequadamente diluído em óleo transportador, e outras vezes, é apenas uma intolerância ao ingrediente em si.

É também possível que o óleo transportador poderia ser o culpado de uma reação, assim certificar-se de testar o óleo de eucalipto e o óleo transportador em uma pequena área da pele antes de usar. Quando se trata de skincare com infusão de eucalipto caseiro, não há muito de pesquisa ou orientações para apontar segurança. Assim, a dica é não usar se estiver grávida ou amamentando, e definitivamente manter longe das crianças.

Se teve já uma reação alérgica ao óleo de árvore do chá, também seria melhor evitar, já que há muitos dos mesmos compostos em ambos. Sobre ingerir óleo de eucalipto, estudos mostraram ser perigoso, e segundo National Capital Poison Center, pode até causar convulsões. É sempre melhor verificar com o médico antes de ingerir óleo de eucalipto, já que pode reduzir quão rapidamente o fígado quebra alguns remédios.

Como usar óleo de eucalipto

Para quem deseja usar óleo de eucalipto topicamente, ao menos diluir adequadamente em óleo transportador, como jojoba, e usar no corpo ao invés do rosto. Alternativamente, a dica é colocar algumas gotas de óleo no banho de vapor, banho de espuma, ou difusor, para benefícios de auto-cuidado.

É menos dano e mais benefício por inalar do que aplicar topicamente. Embora inalar eucalipto possa não diretamente afetar a pele, seus benefícios antiinflamatórios podem aliviar e relaxar os músculos rígidos e ajudar no bem-estar geral, que é o motivo de ser uma escolha comum de aroma em spas.

A inflamação é um processo de cura que causa fluxo maior sanguíneo para uma área específica do corpo como resposta ao estímulo danoso, como irritantes ou bactérias. Por promover circulação do sangue, o óleo de eucalipto pode reduzir o fluxo de sangue para área e aliviar inflamação.

Um dos componentes primários do óleo de eucalipto é o eucaliptol, ou cineol, um óxido proeminente encontrado em certos óleos essenciais. O eucaliptol contém benefícios poderosos antiinflamatórios que quando aplicado topicamente, funciona para rejuvenescer e revigorar a pele.

Blog Dermadoctor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA