Um Blog de Saúde!

Aveia – Benefícios para a Pele

aveia

Muitas pessoas usam aveia como uma solução para acalmar a pele irritada, que coça, seca. A aveia moída pode funcionar como esfoliante, remover sujeira, óleo e células mortas da derme. As pessoas podem também usar aveia para limpeza, hidratação e reduzir inflamação. Os médicos normalmente recomendam que se use aveia coloidal para a pele. Este tipo é um pó finamente moído.

Benefícios da aveia para pele

A aveia coloidal contém vários componentes que poderiam ser benéficos para a pele. Estes incluem:

  • Beta glucano, que é uma substância que pode absorver a água.
  • Fenóis, que são um tipo de antioxidante.
  • Saponinas, que têm propriedades como sabão e podem atuar como agente de limpeza.
  • Óleos.

Um pequeno estudo de 2015 sugere que aveia coloidal tem efeitos antiinflamatórios e antioxidantes que poderiam ajudar a melhorar a secura da derme, descamação e aspereza. E também pode reduzir coceira.

O estudo examinou extratos de coloidal em um sistema de laboratório, assim como os efeitos de uma loção com base em aveia em 29 mulheres participantes com pernas secas e que coçam.

Usos

As pessoas podem tentar aplicar aveia na sua pele para ajudar com vários problemas diferentes. Vale notar que muitos dos estudos envolvem números pequenos de participantes, e assim seus resultados podem não ser tão confiáveis como estudos maiores. A coloidal pode ser útil para as condições seguintes:

  • Secura e coceira.
  • Eczema.
  • Psoríase.

Secura e coceira

Um artigo de 2018 sugere que usar creme contendo aveia coloidal pode aliviar a secura, coceira e descamação que são sintomáticas de condições da derme, como pele seca e dermatite atópica em crianças. Os autores concluem que coloidal pode ajudar a restaurar e manter a barreira da derme.

Um pequeno estudo de 2015 analisando 29 mulheres com pele seca severa e coceira percebeu melhoria e sintomas após 2 semanas de uso de loção contendo coloidal. Centers for Disease Control and Prevention, CDC, também sugere que banhos de coloidal poderiam ajudar a aliviar coceira em casos de herpes zoster.

Eczema

Eczema causa pele que coça, com descamação, manchas. Um estudo duplo-cego de 2020 examinou os efeitos da coloidal em eczema crônico de mão entre pacientes em clínica dermatológica no Irã.

Entre os 26 pacientes que receberam tratamentos com um creme de aveia coloidal 1%, os pesquisadores observaram alívio mais longo de sintomas do que o vivenciado por um grupo controle. Outro estudo examinou efeitos de um creme de aveia coloidal na pele das pessoas com eczema leve para moderado comparado com um hidratante padrão.

Entre as 30 pessoas que receberam o creme de aveia coloidal, os pesquisadores observaram menos bactéria danosa em áreas de pele danificada comparado com os 31 participantes que receberam o hidratante padrão. Os pesquisadores também notaram que áreas danificadas da pele curaram melhor com creme de aveia coloidal do que o hidratante padrão.

Psoríase

Psoríase é uma condição da pele onde o sistema imunológico desencadeia produção exagerada de células da pele. Pode levar ao desenvolvimento de trechos descamados da derme, secura e coceira. Um estudo recente analisou os efeitos de uma loção de coloidal 1% nos sintomas de 60 mulheres com psoríase e pele sensível.

Após 4 semanas de aplicação da loção, os participantes relataram que viram melhorias significativas em seus sintomas. Os sintomas que melhoraram foram coceira e descamação. Além disso, 96% dos participantes acharam que o tratamento melhorou a severidade de sua psoríase e reduziu a quantidade de trechos de pele danificados. Os banhos de aveia poderiam também ajudar a aliviar coceira e irritação que ocorre devido à psoríase.

Como usar na pele?

A maioria da pesquisa em uso de aveia na pele examina os efeitos de aveia coloidal. A coloidal se refere aos grãos de aveia inteiros que fabricantes finamente moeram e processaram para usar como protetor da pele.

Usar um liquidificador para moer pode não resultar no tamanho ótimo do grão, mas é ainda eficiente. Para testar se a aveia está em pó o suficiente, fino, misturar em torno de 1 colher de sopa de aveia moída em um copo de água morna. Uma cor branca leitosa indica que está finamente moído.

Quando visitar o médico

As pessoas vivenciando sintomas de condições crônicas como eczema e psoríase devem contatar o médico para discutir um plano de tratamento. Enquanto a coloidal pode ajudar a controlar e melhorar sintomas de forma significativa, um profissional de saúde deve confirmar que pode ser usada em conjunto com os remédios da pessoa.

O estudo de 2016 de mais de 2000 sujeitos descobriu que nenhum deles teve qualquer reação alérgica para aveia coloidal. No entanto, se a pessoa vivencia os sintomas de uma reação alérgica quando usando aveia, devem parar de usar e procurar atenção médica.

Blog Dermadoctor

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

SOBRE NÓS
DERMAdoctor
Nossos Posts de saúde são escritos por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e treinadores físicos, mas também podem ser escritos por indivíduos com experiência pessoal ou interesse em determinados assuntos de saúde.
POSTS RECENTES
siga-nos
Receba novas atualizações
sobre minha vida em sua caixa de entrada
NOSSA GALERIA